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8 estratégias poderosas para atrair mais clientes para a sua empresa

Você já deve saber que a área de vendas é uma das mais importantes (e cobradas) de qualquer empresa. Isso porque trazer mais clientes é vital para qualquer negócio, principalmente em mercados onde a concorrência é maior — aqui, o número de clientes pode determinar se a empresa continua ou não suas atividades.

Atrair clientes tem sido uma das principais dúvidas de quem tem uma empresa e precisa crescer. E há várias formas de aumentar o número de clientes do seu negócio:

  • indicações;
  • networking;
  • prospecção;
  • visitas;
  • parcerias
  • entre outras.

Mas para que o seu negócio cresça com consistência, é preciso ter estratégias mais elaboradas para enfrentar a concorrência e não depender de fatores fora do seu controle para ter sucesso.

Para te ajudar, separamos algumas estratégias poderosas para você aprender como atrair mais clientes e manter seu negócio em constante crescimento. Ficou curioso? Então continue lendo nosso artigo:

Como atrair mais clientes

Todos sabem que essa não é a mais fácil das tarefas. Mas também não é uma missão impossível. Listamos as estratégias mais poderosas e que devem ser realizadas continuamente para que você tenha sucesso sempre. Veja:

1. Conheça seu cliente

Saber quem é seu público faz toda a diferença na hora de traçar as estratégias da sua empresa. Ter em mente de forma clara os hábitos de consumo, preferências e perfil do seu cliente ideal faz com que sua comunicação seja direcionada e também assertiva.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Esse perfil é chamado de persona, ou seja, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa, além de ajudar a produzir conteúdos direcionados, divulgar nos canais corretos e usar a linguagem adequada.

2. Posicione sua empresa

Criar e fortalecer a marca e posicionar sua empresa são tarefas fundamentais para você se destacar em mercados cada vez mais competitivos. Posicionar sua empresa é dizer ao mercado e aos seus consumidores quais são seus valores, a essência da sua marca e por que seu público-alvo deve comprar da sua empresa e não dos seus concorrentes.

Empresas bem posicionadas no mercado atraem mais clientes, pois comunicam seu valor de forma clara e precisa.

3. Aprenda a se comunicar

Um dos grandes desafios de uma empresa é conseguir se comunicar com seu público-alvo, clientes e prospects de forma clara, criativa, simples e eficiente. É preciso utilizar uma linguagem adequada para cada um desses públicos e ser cada vez mais transparente.

Hoje são diversos os meios e os veículos disponíveis para que as empresas se comuniquem com os seus públicos de interesse de forma cada vez mais efetiva. A tecnologia permite que a comunicação entre clientes, público e empresa seja de mão dupla, de forma que ambos têm a oportunidade de se posicionar, reclamar e trocar conhecimentos e informações.

Aproveitar essas oportunidades de se comunicar melhor com seu público e trocar informação pode ser um dos bens mais valiosos do seu negócio.

4. Ofereça uma boa experiência de compra

Mais do que adquirir um produto ou serviço, o cliente busca resolver um problema, atender a uma necessidade.

Em um mercado onde há uma grande oferta de produtos e serviços, oferecer uma boa experiência ao cliente em todos os pontos de contato com a sua empresa pode determinar o sucesso do seu negócio e atrair cada vez mais pessoas interessadas em entender e resolver de forma efetiva um problema. E isso deve fazer parte da cultura da empresa: gerar valor para seu cliente!

5. Tenha presença digital

Não basta apenas ter um site na internet, o mais importante é ser relevante para o seu público. É necessário construir uma relação de confiança com clientes e prospects por meio da tecnologia.

Ter presença digital é entregar valor para seu cliente, seja por meio de conteúdos úteis ou respondendo dúvidas nos canais online. É, além de tudo, estar presente nos meios onde essas pessoas interagem e entregar para elas as respostas que necessitam naquele momento.

Estar presente não só atrai novos clientes, mas também ajuda no relacionamento com os já existentes e aumenta a visibilidade online do seu negócio.

6. Invista no relacionamento

Grande parte das empresas estão mais preocupadas em atrair clientes e acabam deixando de lado aqueles que já são mais antigos. É preciso cuidar daqueles que já confiaram na sua empresa: o que eles esperam é que o seu negócio, além de entregar o que foi prometido, continue entregando valor em forma de informação, conteúdo e relacionamento.

E você pode utilizar diversos meios e ferramentas para investir nessa relação, como e-mail marketing, redes sociais ou até mesmo brindes. Enxergar e tratar clientes como parceiros reforça sua qualidade e autoridade, além de formar agentes propagadores da sua marca. Quem disse que uma boa propaganda boca a boca não atrai clientes?

7. Conheça o marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar seu público-alvo e atrair clientes por meio da oferta de conteúdo relevante e valioso, atraindo e gerando valor para as pessoas e criando uma percepção positiva — como consequência, a empresa faz mais negócios.

Um ponto muito importante a ser considerado é que o marketing de conteúdo deve se basear em uma estratégia organizada, estruturada e bem fundamentada para gerar resultados.

De acordo com a pesquisa Content Trends de 2017, 71% das empresas entrevistadas já utilizam o marketing de conteúdo; dos 29% restantes, cerca de 31,8% alegam não usar por desconhecimento da estratégia. As empresas que utilizam o marketing de conteúdo como estratégia geram 2,2 vezes mais visitas nos sites e 3,2 vezes leads. Parece muito bom, não?

As estratégias são incríveis e não só ajudam sua empresa a atrair mais clientes, como também podem trazer mais resultados para o seu negócio — e mais resultado significa mais crescimento.

8. Comece a planejar

O planejamento é o que servirá de guia para as estratégias da sua empresa e deve levar em consideração as características e o diferencial do seu negócio. Ele é essencial para que as estratégias sejam eficazes e façam com que sua empresa atraia mais clientes, podendo crescer.

Já te demos as dicas de como atrair mais clientes, agora é só tirá-las do papel. Estabeleça prazos factíveis, reúna uma equipe, distribua as tarefas, e o mais importante: tenha metas mensuráveis. Aferir resultados com frequência te ajuda a realizar modificações nas estratégias, corrigir o percurso e atingir seus objetivos com maestria.

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