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Cultura de feedback: o que é e como desenvolvê-la?

A cultura de feedback surgiu como um mecanismo estratégico para alinhar e motivar os colaboradores durante a execução de tarefas. Bastante popular entre as organizações, a ferramenta é uma ótima opção para quem busca bons resultados.

Quer saber como ela funciona, o que é feedback e os principais benefícios, além de como implantá-la de maneira simples na sua empresa? Venha com a gente e confira todos os detalhes!

O que é a cultura de feedback?

Você sabia que a palavra “back”, de “feedback”, significa “de volta”, enquanto “feed” quer dizer “alimentar”? De origem inglesa, a palavra representa o ato de realimentar ou dar resposta a um determinado pedido. Dessa forma, o feedback nada mais é do que um retorno sobre uma tarefa já realizada, sendo positivo ou negativo.

A cultura de feedback nas organizações é a prática de priorizar o diálogo, um hábito de conversar sobre o desempenho do colaborador, tanto em relação às entregas quanto ao comportamento, independentemente de ser bom ou ruim. 

Com isso, é possível criar um ambiente saudável, no qual os profissionais também falam sobre as relações de trabalho e se sintam motivados a crescer. O feedback para colaborador sempre é bem válido, mas é necessário saber o momento e o tom da mensagem.

Quais são os benefícios?

A cultura de feedback organizacional proporciona inúmeros benefícios às instituições. Justamente por dar voz aos funcionários, ela cria um sentimento de reconhecimento e apreciação, o que aumenta a proatividade. Além disso, os funcionários desenvolvem uma mentalidade de crescimento e pertencimento.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Com uma política de feedback, também é possível otimizar tempo, optando por reuniões avaliativas curtas e frequentes. Fora isso, o mecanismo garante melhor qualidade de vida aos colaboradores, já que os leva a enxergar onde estão as falhas para melhorar, sem um peso de culpa.

Os feedbacks frequentes ainda podem auxiliar a identificar padrões de comportamento. Isso contribui para o desenvolvimento de ações efetivas, que ajudem e engajem os colaboradores.

cultura de feedback

Como implementar uma cultura de feedback?

Desenvolver a cultura de feedback vai muito além de organizar uma série de conversas. Para que ela funcione de forma eficiente, é importante preparar o terreno, treinar líderes e instruir os colaboradores sobre como tirar proveito das avaliações. Veja os principais passos!

1. Saber escutar

Para os colaboradores participarem ativamente do processo, é importante garantir que eles estão sendo ouvidos. Assim, o primeiro passo é mostrar que a empresa realmente segue uma cultura de feedback, na qual os gestores estão dispostos a ouvi-los e recebê-los.

Com isso, os colaboradores se sentem mais à vontade durante a ação, transformando-a em um momento de conversa, no qual ambos buscam alcançar os mesmos objetivos: o crescimento e o desenvolvimento profissional.

2. Criar um ambiente seguro

Uma cultura de feedback só vai para frente quando os envolvidos se sentem seguros. Por isso, é importante criar um ambiente próprio. Nesse caminho, a dica é conhecer bem o perfil profissional da instituição, assim como as necessidades, as ambições e as dificuldades individuais. 

Outra sugestão é preparar o colaborador para lidar com possíveis críticas e respostas negativas, instruindo-o de que o gestor está tentando ajudar no desenvolvimento. Isso o deixará confortável para dar feedbacks aos líderes também, algo importante nessa cultura.

3. Normalizar os feedbacks

Normalizar os tipos de feedback também é essencial ao implementar essa cultura. Muitas pessoas possuem uma imagem negativa de feedbacks, como algo que sempre leva a demissões, o que pode ser ressignificado ao torná-lo um hábito.

Para isso, não é necessário fazer um megaevento para ensinar como dar um feedback. Basta direcionar o gestor para observar o desempenho do funcionário e chamá-lo para conversar sempre que for possível.

4. Ter propósitos

Os feedbacks existem para a gestão apontar acertos, indicar erros e alinhar as metas. Em uma cultura de feedback, é fundamental ter um propósito ao dar esse retorno. Vale lembrar que o feedback deve se basear em fatos ou materiais, como o guia de cultura da empresa ou o job description.

5. Definir um momento para as avaliações

Ao decidir dar um feedback, os líderes devem saber identificar o momento certo para fazê-lo, assim como a plataforma utilizada durante o processo. Assim, é possível evitar que a conversa não flua completamente e possa englobar todos os pontos necessários.

Uma ótima alternativa é implantar uma reunião semanal one-on-one, na qual o gestor pode abordar temas importantes e dar o feedback dos últimos acontecimentos. Também é possível incentivar um espaço aberto para conversas, no qual os colaboradores podem procurar pelo líder para discutir o desempenho.

6. Fazer elogios e reconhecer os colaboradores

Reconhecer os colaboradores também é uma parte vital da cultura de feedback. Afinal, quando algo vai bem, elogios nunca são demais. Além disso, essa atitude deixará visível a importância desses retornos e da própria cultura.

VR: a melhor forma de valorizar os colaboradores

Para reconhecer os funcionários, também é possível elaborar uma política de benefícios, com opções adicionais para quem se destacar nos feedbacks. Aqui, na VR, além dos famosos VR Refeição e VR Alimentação, você encontra benefícios opcionais incríveis, como os cartões VR Auto, VR Cultura e muito mais.

A VR já está há mais de quatro décadas com os trabalhadores brasileiros, sempre oferecendo serviços seguros e inovadores. Hoje, você consegue até ver seu saldo, as lojas que recebem os cartões e muito mais no SuperApp “VR e Você”.

Então, se a ideia é engajar funcionários, não deixe de conferir as opções disponíveis e implementar benefícios incríveis como o VR + VA! Assim, o ambiente de trabalho se torna mais harmônico e eficiente.

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