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Gestão de conflitos em empresas
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Gestão de pessoas: gerenciando conflitos de maneira eficaz

Muitos são os aspectos que contribuem para o sucesso de uma empresa. Qualidade do serviço ou produto, conhecimento de mercado e divulgação adequada são alguns deles. Porém, sem uma prática de gestão de pessoas realmente eficaz, dificilmente as metas serão alcançadas.

Essa é uma realidade que se impõe a cada dia com mais força no âmbito empresarial. Assim, cabe ao setor de recursos humanos a responsabilidade de zelar pela satisfação dos trabalhadores, gerenciando conflitos, promovendo bem-estar e oferecendo  benefícios estratégicos.

Então, se você se interessou pelo tema e deseja saber mais sobre gestão de pessoas, basta continuar a leitura! 

 O que é gestão de pessoas

Gestão de pessoas em emrpesas

Antes de tudo, é necessário compreender o conceito e o que ele engloba. Dessa forma, a gestão de pessoas nada mais é do que uma prática empresarial cujo objetivo é administrar o capital humano da melhor forma possível. Em outras palavras, é a forma como uma organização lida com seus talentos.

Nesse contexto, a gestão de pessoas reúne uma série de técnicas, habilidades e ações que buscam promover motivação, bem-estar e um ambiente de trabalho positivo. Assim, quanto mais satisfeitos e engajados forem os profissionais, maior é a chance de a empresa prosperar.

A princípio, a gestão de pessoas tem uma definição simples, não é mesmo? No entanto, muitas empresas não dão a devida importância à prática, enfrentando desafios como alta rotatividade de trabalhadores, clima organizacional negativo e conflitos interpessoais. Em seguida, detalhamos como sanar esses problemas.

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Cinco pilares de gestão de pessoas

Uma vez que entendemos o conceito básico de gestão de pessoas e a sua importância, chegou a hora de aprofundar os conhecimentos sobre os cinco pilares da prática.

Liderança

Pilares gestão de pessoas

Atualmente, um líder não deve apenas definir objetivos e cobrar resultados, mas também manter a equipe engajada, focada e orientada. Ou seja, uma boa liderança preza a motivação e o desenvolvimento de seu time para que, consequentemente, os números sejam positivos — e não o contrário.

Assim, o líder naturalmente se revela uma referência para os trabalhadores, tornando-se a figura que gera confiança e segurança. Por isso, uma das técnicas de gestão de pessoas é justamente a capacitação dos líderes em prol da valorização do enfoque humanizado nas relações de trabalho.

Motivação

A gestão de pessoas é fundamental para a motivação da equipe. Como resultado disso, a empresa deve ser capaz de proporcionar uma positiva experiência aos trabalhadores no dia a dia (conhecida também como employee experience, no termo em inglês).

Porém, nem sempre é fácil identificar o que gera frustração no ambiente de trabalho, já que se trata de um sentimento subjetivo. Por isso, a prática de gestão de pessoas deve avaliar estratégica e individualmente as fontes de desmotivação.

Comunicação

A comunicação interna é essencial para a gestão de pessoas. Em outras palavras, a empresa deve se certificar de que qualquer contato com os trabalhadores seja claro, transparente e gentil. Apenas “mandar” não é mais o bastante no cenário profissional atual. É preciso saber ouvir a equipe.

Além disso, todo gestor de pessoas deve promover uma rotina de avaliação constante de seus times, dando o devido retorno. Reuniões periódicas de feedback ajudam os trabalhadores a ter clareza sobre o que é esperado deles pela empresa, além de serem uma ótima forma de conhecer os anseios e desejos da equipe.

Colaboração

Um bom gestor deve estimular a cooperação entre os times. Isso quer dizer que a competição individual deve dar lugar ao senso de pertencimento, valorizando as soluções colaborativas, em vez dos resultados individuais. Afinal, os processos de trabalho estão sempre interligados.

Nesse sentido, é muito utilizado hoje o conceito de team building (expressão em inglês que pode ser entendida como consolidação de equipe). Este processo procura integrar os elementos humanos de uma corporação. Ao unir os talentos em prol de um objetivo em comum, todos ganham. Porém, isso só é possível com o constante alinhamento de objetivos, que vem da prática de gestão de pessoas.

Desenvolvimento

O capital humano é um dos grandes diferenciais competitivos entre as empresas. Portanto, além de um bom onboarding, é extremamente válido investir em treinamentos e cursos para seu time, visando ao aperfeiçoamento e ao crescimento constante das capacidades individuais.

Paralelamente, vantagens como plano de cargos e salários, benefícios estratégicos e bonificações são interessantes maneiras de manter os trabalhadores engajados. Lembre-se: desenvolver o potencial de sua equipe é essencial para que a empresa continue em crescimento.

 Desafios do RH

O que é gestão de pessoas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva com exclusividade para a VR aponta que grande parte dos gestores de pessoas não teve treinamento formal em recursos humanos. Assim, suas tarefas são baseadas mais em percepções próprias do que em técnicas específicas da área.

Em consequência disso, o gerenciamento inadequado de trabalhadores traz uma série de desafios ao RH e à própria direção da empresa. A seguir, confira algumas das maiores queixas dos colaboradores de organizações que não realizam a devida gestão de pessoas:

●           Ausência de reconhecimento profissional.

●           Falta de compreensão sobre a finalidade do trabalho.

●           Carga horária desproporcional.

●           Ambiente desconfortável.

●           Cobranças excessivas.

●           Ferramentas ineficientes.

●           Remuneração defasada.

●           Não oferecimento de benefícios.

Se a sua empresa enfrenta esses desafios, é muito provável que a estratégia de gestão de pessoas necessite ser reavaliada. 

Benefícios estratégicos são aliados

Conforme mencionamos anteriormente, disponibilizar benefícios estratégicos aos trabalhadores é uma das principais ferramentas da prática de gestão de pessoas. Dessa forma, a organização consegue atrair e reter os talentos, gerando engajamento interno e melhorando a imagem da empresa perante o mercado.

Em seguida, confira alguns dos principais benefícios estratégicos que podem ser implementados em sua empresa.

Vale-refeição e vale-alimentação

Por não se tratarem de um benefício obrigatório por lei, o vale-refeição e o vale-alimentação são importantes diferenciais de uma empresa. Assim, geram ganhos aos colaboradores, incluindo saúde alimentar, melhora no clima organizacional e economia financeira.

Há mais de 40 anos, a VR atua no segmento de cartões corporativos, atendendo a milhões de brasileiros. Os benefícios VR Refeição, VR Alimentação e Auxílio VR+VA são aceitos em todo o país, mostrando-se como uma excelente ferramenta empresarial de gestão de pessoas.

Mobilidade corporativa

Para muitos colaboradores, o transporte até a empresa é mais cansativo e desgastante do que o próprio trabalho, especialmente nas grandes cidades. Trânsito, distância, superlotação e greves no sistema público tornam o dia a dia do trabalhador muito mais difícil. Então, por que não facilitar a vida da sua equipe?

Nesse sentido, há empresas especializadas em soluções de mobilidade corporativa que podem trabalhar em parceria com a sua organização. Por exemplo, a Audaz Tecnologia criou iniciativas que diminuem os custos de locomoção, melhoram a qualidade de vida e automatizam a gestão de vale-transporte.

Controle de ponto digital

O controle de ponto é uma das atividades que mais toma tempo da área de recursos humanos. Além disso, empresas com sistemas ineficientes enfrentam conflitos rotineiros com os trabalhadores, criando insatisfação e desconfiança.

Desse modo, o mercado dispõe de soluções modernas e inteligentes para organizações, como o controle de ponto digital. A Pontomais é um dos destaques da área, oferecendo redução de custos, segurança de dados e otimização de processos aos seus clientes.

Acima de tudo, valorize o capital humano

Definitivamente, a gestão de pessoas é uma prática que necessita ser implantada em todas as companhias, seja qual for o tamanho ou o segmento. Afinal, uma equipe motivada e um ambiente de trabalho leve são essenciais para o alcance das metas.

Agora que você já sabe que o segredo de uma empresa bem-sucedida são trabalhadores capacitados e satisfeitos, continue estudando sobre gestão de pessoas. Ou seja, descubra novas formas de valorizar o seu time, propor mudanças positivas e oferecer benefícios estratégicos.

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