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Aprenda a montar um plano de negócios de sucesso

Ao iniciar um negócio, em geral o empreendedor tem muitas dúvidas e um enorme medo de errar. Seu maior temor é perder os investimentos feitos. Para reduzir as chances de fechar as portas precocemente, como acontece com a maioria das empresas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae e divulgada em janeiro de 2023, é importante fazer um bom plano de negócios.  

As principais razões para o fechamento das empresas, segundo a pesquisa do Sebrae, são: pessoas que estavam desempregadas e abriram um negócio sem preparo, falta de experiência como empreendedor, desconhecimento do negócio e do mercado e menos acesso a crédito, entre outras.

Por esses exemplos, é possível entender porque um plano de negócios completo é um instrumento para mapear o mercado em que o empreendedor vai atuar, a concorrência e a disposição dos clientes em adquirir o produto ou serviço que será ofertado pelo novo empreendimento.

É por meio do plano de negócios que o empreendedor consegue listar vários detalhes que fazem a diferença quando é preciso arriscar mais, investir ou mesmo estabelecer uma política justa de preços. É importante também para checar a viabilidade do projeto. Confira agora neste conteúdo como vencer e encantar seus clientes:

Sumário

  • Como fazer um plano de negócios?
  • 10 etapas de um plano de negócios
  • Para que serve um plano de negócio?

Como fazer um plano de negócios?

Criar um plano de negócios é essencial para estruturar um empreendimento e para comunicar sua ideia de uma maneira clara – a tal ponto que qualquer pessoa que consulte o seu plano de negócios vai saber exatamente os objetivos da empresa, os parceiros comerciais e até as estratégias de vendas, do pós-venda e de crescimento usadas.

Vale lembrar que um bom plano de negócios precisa ser flexível, pois não é um documento estático. Deve ser adaptável como uma ferramenta que pode ser ajustada conforme a necessidade do mercado ou do negócio. 

Além disso, existem etapas que devem ser seguidas. Uma delas é descrever minuciosamente a sua ideia em um papel porque o plano de negócios é um documento que centraliza as informações necessárias para dar o start a uma empresa.

Por isso, funciona como um guia detalhado de cada etapa e do negócio em si. Este documento deve ter também a chamada Análise SWOT – uma descrição minuciosa dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para o negócio.

10 etapas de um plano de negócios

Além de ajudar a estruturar um comércio, o plano de negócios é muito usado para atrair investidores e financiadores. Veja a seguir as dez etapas para montar um bom plano de negócios.

  1. Comece pelo sumário executivo – faça um breve resumo do seu negócio, dando uma visão geral, mas destacando os principais aspectos e diferenciais.
  2. Descreva a empresa – neste texto, forneça informações básicas sobre o negócio, sua história, missão, visão, valores e seu propósito. 
  3. Analise o mercado – mapeie o mercado em que vai atuar, as dificuldades, os pontos fortes, a concorrência, seu produto em relação à concorrência. 
  4. Descreva a gestão e a organização – explique como será a gestão do negócio, a organização, os indicadores de vendas, mas sempre faça isso de forma clara e objetiva.
  5. Explique o produto ou serviço – faça uma descrição em detalhes do produto ou serviço que será oferecido e suas características.
  6. Defina um plano e uma estratégia de marketing – no seu plano, detalhe as estratégias para promover, distribuir e precificar o seu produto. Estabeleça o público-alvo e como chegar às pessoas certas.
  7. Crie um plano operacional – explique como a empresa vai funcionar, os fornecedores de que precisa, os parceiros, recursos ideais, cite a infraestrutura e o pessoal para fazer o negócio funcionar.
  8. Defina um planejamento financeiro – faça projeções financeiras, fluxo de caixa, investimentos. Deixe tudo bem claro e faça projeções de caixa e como planeja usar os recursos.
  9. Descreva a estrutura Legal – fale se é sociedade limitada, empresa individual, as licenças necessárias e todos os certificados exigidos por lei

Monte um cronograma e a logística – estabeleça um cronograma, com os prazos e datas, e descreva o plano de logística para a chegada e envio de materiais.

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