btn
Quais são as 5 principais dicas de produtividade no trabalho?
Quais são as 5 principais dicas de produtividade no trabalho?
fade

Quais são as 5 principais dicas de produtividade no trabalho?

Entra ano e sai ano e um dos assuntos mais debatidos no meio empresarial é a produtividade no trabalho. Talvez uma das grandes dúvidas que pairam nas empresas é sobre quais são os desafios que devem ser enfrentados para alcançar resultados mais assertivos com a equipe. Isso, claro, mantendo o engajamento e a motivação.

Tanto os trabalhadores quanto os gestores precisam buscar soluções práticas e eficazes para otimizar o tempo, a rotina, os processos internos e os recursos financeiros da empresa. E a área de recursos humanos tem muito a contribuir nesta jornada! 

Sabendo a importância de manter a equipe produtiva para alcançar as metas com mais eficiência, a VR reuniu dicas sobre como se manter produtivo no trabalho presencial, remoto ou em home office para você aplicá-las de onde estiver. Boa leitura!

Como a tecnologia afeta a produtividade no trabalho?

Como a tecnologia afeta a produtividade no trabalho?

A partir da pandemia de Covid-19, a tecnologia passou por diversos avanços de forma mais acelerada, a fim de atender às necessidades que surgiram no ambiente de trabalho e no controle sanitário do vírus ao redor do mundo.

Assim, diante do isolamento social, algumas novas demandas apareceram, envolvendo o uso da tecnologia, como o trabalho remoto ou home office, em que as pessoas precisaram realizar suas atividades profissionais em suas casas.

A rápida adequação às tecnologias facilitou bastante a interação entre as pessoas e a realização de tarefas do ambiente corporativo, permitindo que os funcionários pudessem trabalhar de qualquer lugar. Além disso, a tecnologia também gerou ferramentas práticas, eficazes e seguras para tornar o trabalho mais simples e produtivo.

Quando a tecnologia é utilizada de forma adequada, favorecendo a melhoria nas demandas e na comunicação interna, as empresas conseguem aprimorar a gestão e gerar competitividade no mercado. 

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Entretanto, apesar dos diversos benefícios, a tecnologia também pode afetar negativamente a produtividade no trabalho: alguns estudos indicam que as notificações dos celulares, por exemplo, podem prejudicar não apenas a qualidade do sono, mas também as atividades profissionais.

Como a produtividade se relaciona com a saúde mental?

Como a produtividade se relaciona com a saúde mental?

Por mais que muitas pessoas digam que é preciso separar a vida pessoal da profissional, as fronteiras entre uma área e outra se desfizeram ainda mais com o aumento do modelos de trabalho remoto e home office. Afinal, como estabelecer limites de horário para viver e para trabalhar, a fim de aumentar a sua produtividade?

Mesmo os artistas e as pessoas que trabalham com seus hobbies sentem a necessidade de fazer outras atividades de lazer e descanso fora das demandas da sua carreira. Então, por que um trabalhador não deve estabelecer um controle maior sobre as interferências do seu trabalho na vida pessoal?

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Illinois, nos EUA, definir um limite de horas para separar a vida do trabalho ajuda a reduzir o estresse e proporciona uma eficiência melhor na produtividade. 

Ou seja, enquanto a tecnologia facilita a realização de atividades profissionais de qualquer lugar, ela também pode afetar a nossa saúde mental, por aumentar a possibilidade de intrusões do trabalho na vida pessoal dos funcionários a qualquer hora, dificultando os momentos de descanso e lazer.

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Para aumentar a produtividade no trabalho e facilitar o alcance de metas a longo prazo, melhorando os resultados dos funcionários e dos gestores, é recomendado seguir algumas dicas na rotina. Confira as principais delas a seguir!

Faça um planejamento

O primeiro passo para aprender a como ser mais produtivo é se planejar e se organizar. Você pode começar adotando uma agenda ao seu dia a dia, ou até mesmo usando os aplicativos de organização disponíveis na internet (o Notion, por exemplo, é uma excelente sugestão).

Uma agenda, seja em formato físico ou digital, será de grande ajuda para se organizar de forma mais certeira, além de gerar lembretes de entrega das tarefas. O importante é ter a disciplina de anotar e consultar as pendências constantemente. A agenda digital ajuda nesse quesito ao enviar notificações.

Se você está tendo dificuldades em aprender a como ser mais produtivo no trabalho, tente iniciar o seu dia com a organização de tarefas e a definição de prioridades. Defina tudo o que precisa ser entregue em até 30 dias: sejam ligações de acompanhamento de propostas, prospecção de eventuais clientes, etc.

Feito isso, a próxima etapa é decidir o que é mais urgente a fim de definir as suas prioridades ao longo de cada semana do mês. Vale dividir a sua agenda em blocos de horários para cada tarefa, ou com base no que precisa ser feito em cada dia da semana. Veja o exemplo:

  • Segunda: prospecção de novos clientes.
  • Terça: contatos de pós-venda pela manhã, prospecções durante a tarde.
  • Quarta: prospecções pela manhã e confecção de propostas à tarde.
  • Quinta: reuniões com novos clientes.
  • Sexta: follow up geral.

Estabeleça metas

A produtividade no trabalho tem tudo a ver com planejamento e organização, mas também com o estabelecimento de metas, sejam diárias, semanais ou mensais. Desse modo, você conseguirá se organizar da melhor forma possível para alcançar os resultados que você e a empresa precisam no final de um período.

Além disso, ao cumprir as metas estabelecidas, o sentimento de dever cumprido será essencial para dar um gás a mais nas próximas tarefas. Nada melhor do que aprender a como ser mais produtivo no trabalho e sentir que os seus esforços estão sendo recompensados, certo?

Evite a sobrecarga de tarefas

A produtividade também consiste em entender o tempo necessário para realizar cada tarefa pendente. Pensando nisso, evite a sobrecarga de responsabilidades e de precisar dar atenção a mais de uma tarefa por vez. Isso gera uma sobrecarga, consequentemente mais estresse e menos produtividade.

Fuja da procrastinação e evite distrações

Um dos principais inimigos da gestão de tempo e da produtividade é a procrastinação. Evite deixar tarefas para depois ou enrolar para iniciá-las. Dessa maneira, você estará reunindo todas elas para a última hora e acabará realizando-as de forma mais corrida, não dando o seu melhor.

Com o objetivo de que isso não aconteça, saiba identificar quais são os seus pontos de distração. É o celular? São as redes sociais ou as conversas com os colegas de trabalho? Identificando o que mais gera distrações,será possível fazer com que elas não afetem você ao realizar as tarefas.

Faça pausas

Essa é uma das dicas mais eficientes ao aprender a como ser mais produtivo no trabalho. Trabalhar por horas seguidas, sem pequenas pausas, não é saudável para a produtividade. Isso gera exaustão e cansaço mental, fatores que você deseja evitar, certo?

A recomendação de especialistas é fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada 2 horas. Assim, é possível relaxar a mente e retornar ao trabalho com mais energia para finalizar as tarefas. 

Conheça o blog da VR 

O que você achou das dicas sobre como ser mais produtivo no trabalho? O blog da VR Benefícios é recheado com outras recomendações voltadas à vida profissional e dos recrutadores do RH. Confira os nossos artigos e implemente ainda mais estratégias na sua empresa!

Um dos pontos que faz com que os trabalhadores sejam mais produtivos no trabalho é sentir que estão sendo recompensados e que a empresa se preocupa com a qualidade de vida deles. Por isso, que tal conhecer o vale-refeição e o vale-alimentação da VR Benefícios? Não deixe de adotá-los! Escolha a VR para melhorar a gestão da sua empresa com mais facilidade e eficácia.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!