btn
remuneração estratégica
remuneração estratégica
fade

Remuneração estratégica: saiba tudo sobre este conceito

Você já parou para analisar a qualidade de vida e a satisfação profissional dos colaboradores da sua empresa? Como você administra a retenção? Para mantê-los sempre engajados e satisfeitos, é essencial preocupar-se com essas questões. Pensando nisso, a remuneração estratégica é uma excelente solução.

Os colaboradores são os principais responsáveis por manter o desempenho da empresa sempre ativo, além de estarem diretamente envolvidos com a qualidade dos produtos e dos serviços. A remuneração estratégica entra como uma forma de premiar os trabalhadores que apresentam um bom resultado na organização.

Afinal, o que significa remuneração estratégica?

O sistema de remuneração estratégica é uma iniciativa eficiente para garantir um diferencial no mercado, pois, além de atrair e reter talentos, ele influencia a produtividade da empresa. O foco principal está no indivíduo, não no cargo ocupado, e vai muito além do financeiro.

A remuneração estratégica pode ser entendida como uma mistura de todas as ferramentas de recompensa, isto é: a remuneração funcional, os salários indiretos, a remuneração por habilidades e competências, a participação acionária, entre outras formas.

Portanto, a remuneração estratégica é a nova vantagem competitiva, tornando-se um fator de atração, desenvolvimento, motivação/engajamento e retenção de talentos. Ela leva em consideração os objetivos da empresa e as pretensões dos colaboradores.

Como funciona?

O benefício de remuneração estratégica pode ser constituído de duas formas: por uma parcela estável e por uma que varia. A parte fixa compreende o salário padrão do cargo e os benefícios usuais da empresa, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Já a parte variável é aquela em que as remunerações são proporcionais à produtividade e aos resultados alcançados, envolvendo premiações e comissões, por exemplo. Existem diversas formas de remunerar o colaborador, variando de acordo com a empresa.

Quais são as vantagens da remuneração estratégica?

remuneração estratégica

Vale a pena adotar a remuneração estratégica na sua empresa? Tudo indica que sim. Porém, para deixar ainda mais claro sobre o que esperar desse sistema, que tal aprofundar-se nas vantagens?

Quando a empresa estabelece metas organizacionais e individuais para atingir resultados, os profissionais tendem a reconhecer a gratificação e passam a empregar mais esforços. Logo, a primeira vantagem percebida é o aperfeiçoamento do desempenho individual por meio da qualificação da execução das atividades.

Um aspecto importante é que o plano de remuneração estratégica não gera impacto sobre os custos fixos da empresa. Pelo contrário, aumenta a capacidade do negócio de obter resultados positivos e, consequentemente, elevar o lucro e a produtividade.

Além disso, a remuneração pode ser benéfica para melhorar as condições de vida dos colaboradores, com a complementação da renda. Isso ajuda o profissional a ficar mais equilibrado e perceber que os esforços estão sendo recompensados. Ela também é uma maneira de atrair talentos.

Dicas de implementação da remuneração estratégica

Está em dúvida de como adotar esse conceito na sua empresa? Como dissemos, existem vários tipos de remuneração estratégica, todos muito benéficos ao colaborador e à própria organização. O principal ponto é que o benefício esteja alinhado entre ambas as partes para trazer o resultado esperado.

Afinal, ao criar e atingir os resultados, a tendência é que o profissional se comprometa ainda mais com as estratégias da empresa, certo? Para te ajudar na implementação desse sistema, separamos algumas formas de remunerar o colaborador para associar qual mais se encaixa com a sua organização.

Lump sum

O conceito de lump sum consiste em um pagamento anual único, usado para recompensar e motivar os colaboradores enquanto aguardam por uma promoção. É uma excelente forma de mantê-los engajados.

Hiring bônus

O hiring bônus é o pagamento de um valor oferecido ao empregado antes da contratação. Normalmente, altos cargos executivos são beneficiados com esse tipo de remuneração. O principal objetivo é assegurar que o funcionário não aceite proposta de outra empresa.

Salário indireto

O salário indireto resume-se em benefícios sociais e vantagens, como gratificações, creches, clubes, restaurantes no local de trabalho, entre outros. É uma forma de acolher o funcionário pela empresa até fora do ambiente de trabalho, nos momentos de lazer.

Ações de qualidade de vida

Outras estratégias muito importantes são as ações de qualidade de vida, isto é: projetos que demonstram atenção à saúde e ao bem-estar dos colaboradores. Ginástica laboral, auxílio para academia, programas de alimentação e massagem são alguns exemplos.

Participação acionária

Relacionada às metas de produtividade, a participação acionária é usada para intensificar o compromisso de longo prazo entre a organização e os funcionários. Por meio dela, tem-se criado relacionamentos saudáveis, com satisfação de ambas partes.

Blog da VR: saiba tudo sobre o mercado de trabalho!

Gostou de aprender sobre o conceito de remuneração estratégica? É importante destacar que, ao optar por implementar alguma dessas ferramentas, é necessário identificar o perfil profissional dos colaboradores da equipe e as possíveis consequências decorrentes dessa prática.

Para saber mais sobre as principais inovações do mercado de trabalho e como manter o ambiente empresarial ainda mais saudável, visite o blog da VR. Além de artigos exclusivos, você se informa sobre os nossos serviços de vale-refeição e vale-alimentação. Confira!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!