Já parou para pensar em quanto tempo você passa trabalhando? Calcula-se, em média, que passamos cerca de um terço do nosso dia no trabalho, o equivalente à metade do tempo em que estamos acordados.

Diante disso, torna-se imprescindível um ambiente de trabalho agradável, que mantenha uma boa convivência e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

É nesse contexto que se enquadra a cultura organizacional – um conjunto de hábitos e valores compartilhados pelos membros da organização, isto é, os princípios que exprimem a sua identidade.

Devido à importância desse conhecimento, apresentaremos, neste artigo, o que é a cultura organizacional em uma empresa, sua importância, vantagens e como implantá-la para que a empresa se torne mais atrativa para seus colaboradores. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é a cultura organizacional

Entende-se por cultura um conjunto de conceitos e normas, hábitos, crenças, valores e experiências que são responsáveis por descrever especificamente um determinado grupo.

Nesse sentido, podemos associar esse conceito exclusivamente ao ambiente dos negócios, mais conhecida como Cultura Organizacional. Trata-se da união de regras, hábitos e valores que são compartilhados por pessoas que moldam uma instituição.

Em síntese, a cultura organizacional é a essência da empresa, uma forma de assegurar aos colaboradores um ambiente em sintonia e que trabalha para o cumprimento dos objetivos da empresa. Um sistema que permite a todos os indivíduos respeitar certos comportamentos e seguir os procedimentos diários de uma empresa.

É possível identificá-la em uma organização, analisando a maneira como os colaboradores percebem algumas características, tais como: inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, integração, agressividade, orientação para as equipes, estabilidade, entre outros.

A cultura organizacional deve ser valorizada e bem definida desde o início do recrutamento, isso permite o alinhamento desse conhecimento com a estratégia de negócio da empresa. Dessa forma, é possível atrair profissionais mais engajados, que se enquadram nesse contexto.

Vantagens de implantá-la em sua empresa

Uma das principais vantagens que uma empresa adquire ao promover a cultura entre os associados é o sentimento de pertencimento e o famoso “vestir a camisa”.

Além disso, a cultura organização proporciona benefícios como dedicação, comprometimento, motivação e engajamento. Valores que contribuem significativamente para o crescimento da organização como um todo.

À medida que a cultura é construída, muitos impactos são causados. Os custos, por exemplo, são reduzidos devido à conscientização dos colaboradores, que faz com que tenham maior produtividade, aumentando as vendas e os resultados da empresa.

Essa prática também atrai profissionais que compartilham dos mesmos valores e crenças. Ampliando, assim, a comunicação, a cooperação e o trabalho em equipe. Por fim, a satisfação e a felicidade são os principais pontos a serem destacados. Quando garantidos, sua empresa terá sucesso e destaque no mercado.

Sua importância para manter os colaboradores motivados

É evidente quando o clima de uma organização não está saudável. Insatisfação, desmotivação, ambiente de fofoca, competitividade e alta rotatividade são alguns sinais no ambiente de trabalho que demonstram risco para a organização.

Quando o ambiente se encontra nesse estágio, pode ocasionar danos irreparáveis tanto à imagem da empresa quanto nos rendimentos, demonstrando a necessidade de mudanças para manter os colaboradores motivados.

Por isso, a cultura organizacional, quando forte e consolidada, destaca-se como um fator primordial. Nada mais prazeroso que ter um ambiente corporativo com colaboradores motivados e que se comunicam abertamente.

Vale ressaltar que 3 fatores exercem grande influência na cultura organizacional: transparência, valores e capital humano. Eles são essenciais para a definição e a construção de um ambiente saudável, além de estarem associados à motivação e ao desenvolvimento da equipe.

Como tornar a cultura organizacional mais atrativa

Destacamos as principais características da cultura organizacional, porém, ainda é necessário compreender as formas de trabalho da empresa que a tornam mais atrativa, além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, aumentar a produtividade e lucratividade da organização.

Primeiramente, para que a empresa ofereça as melhores condições de trabalho e se livre de uma cultura organizacional “tóxica” algumas medidas são essenciais. Entre elas, podemos destacar:

  • os gestores devem manter o controle de tudo que ocorre na organização e garantir o bem-estar e satisfação dos colaboradores;

  • faça uma pesquisa de engajamento com os colaboradores e ressalte o que agrega à cultura da empresa;

  • contrate bons profissionais que contribuam para a implantação de melhorias no ambiente organizacional;

  • faça planejamentos de carreiras individuais, que contenha metas a longo prazo;

  • invista em treinamentos de liderança e coaching para os gestores;

  • implante uma cultura de respeito e trabalho em equipe na organização;

  • dê autonomia e mostre a seus colaboradores que você está aberto ao diálogo e a ideias que tragam melhorias para a empresa;

  • compartilhe conhecimentos e experiências com sua equipe;

  • exponha os problemas de forma aberta aos colaboradores e os incentive a apresentarem sugestões para superar os erros.

Além disso, é extremamente importante buscar compreender a personalidade e o ponto de vista dos colaboradores, para que dessa maneira a satisfação no ambiente de trabalho e a produtividade sejam maximizadas.

A implantação de uma Sistema de Avaliação de Desempenho é um ótimo exemplo para obter dados concretos sobre atuação, eficiência e evolução de cada associado. Por meio disso, é possível mantê-los motivados e produtivos, melhorando os resultados da empresa.

Manter os colaboradores engajados à rotina da empresa é uma forma de deixá-la mais atrativa. Para isso, os gestores podem implantar canais de comunicação para facilitar o diálogo entre os membros, além de criar espaços e situações adequadas que favoreça a integração e o relacionamento entre eles.

Outro fator que merece destaque é o sistema de recompensa para os colaboradores. Isso pode ser feito mediante o sistema de benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, entre outros. Esses benefícios são excelentes atrativos e contribuem para a motivação e produtividade dos envolvidos.

Nesse segmento, você pode contar a ajuda VR Benefícios – uma empresa com destaque no mercado, que oferece as melhores condições comerciais em prazos, tarifas e benefícios. Tudo isso com excelente qualidade no atendimento.

Por fim, vale ressaltar a importância da cultura organizacional nas empresas. Quando bem definida, ela colabora para o aperfeiçoamento da equipe e do clima organizacional, transformando, assim, a realidade do seu empreendimento!

Agora que você já sabe como tornar a cultura organizacional da sua empresa mais atrativa, aproveite a visita em nosso blog e leia também “Como a satisfação profissional afeta os resultados de uma empresa?” e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!