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Dicas para criar retenção e cultura de engajamento para os colaboradores

Um bom pacote de benefícios é fundamental para a atração e retenção de talentos nas companhias. Em tempos das plataformas de empregos virtuais e redes sociais voltadas exclusivamente para criar relacionamentos profissionais, é bem possível que os alguns de seus melhores colaboradores estejam sendo assediados por empresas concorrentes nesse momento. Então, além dos benefícios fundamentais relacionados a alimentação e ao transporte dos colaboradores, por exemplo, vale criar uma cultura interna de retenção, engajamento e motivação para seu time.

Enxergue o funcionário como um cliente

Perder um talento pode ser tão ruim quanto perder um cliente em seu negócio, e as vezes até custar mais caro, já que será necessário encontrar e treinar um novo colaborador para seu lugar. Então manter um time fixo e engajado significa melhores resultados para qualquer empresa.

Entenda quem é seu “colaborador cliente”

Assim como a área comercial, o departamento de pessoas deve conhecer a fundo o perfil de seus colaboradores, criando uma “persona”. Quem é esse colaborador, quais são suas principais necessidades, seus objetivos na carreira e seus valores? Estas informações tão ricas vão ajudar muito na hora de pensar em atividades motivacionais e benefícios de retenção. Se o mundo das artes for um assunto relevante para esta “persona”, por exemplo, você pode buscar no mercado opções de benefícios específicos de acesso `a cultura para encantar seu time.

A experiência do funcionário na empresa

Assim como as empresas se preocupam como a jornada de seus clientes, também devem olhar para a dos colaboradores. Entrevistas sinceras com funcionários que pedem demissão, por exemplo, podem ser uma fonte de informação muito útil para entender onde a empresa está errando, e a partir daí criar ações para corrigir eventuais falhas. Para esse processo ser eficiente a empresa (e o entrevistador) precisam conseguir deixar o ex integrante da equipe a vontade para que ele seja sincero em relação aos motivos de sua saída.

Comunicação é fundamental

Todos os cuidados com os colaboradores e políticas de recursos humanos com a função de engajamento e retenção precisam ser muito bem comunicadas. Os funcionários devem perceber que existe empatia por parte da empresa quanto às suas necessidades e anseios.

A falta de uma comunicação clara da importância do bem-estar do colaborador e das ações tomadas nesse sentido podem fazer com que todos os esforços sejam perdidos.

O engajamento e a motivação começam pelos líderes

Na hora de implementar as políticas e atividades criadas para motivar os times, comece pelos responsáveis por cada área envolvida. Nenhum líder desmotivado consegue manter uma equipe feliz e aguerrida, então ter estas peças ao seu lado e engajadas pelo mesmo propósito é fundamental.

Benefícios para todos

Funcionários motivados produzem mais, tem menos problemas de faltas e contribuem para um ambiente saudável nas empresas. Conhecer e compreender melhor seu quadro de colaboradores é fundamental para adotar os benefícios e políticas internas mais adequadas e eficientes para conseguir o melhor de cada um. Bom para os funcionários, que trabalham mais felizes, e bom para a empresa, que pode contar com um time produtivo e engajado.

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