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Pesquisa exclusiva indica os impactos e desafios do setor de RH

No meio deste turbilhão de novidades que tivemos que encarar nos últimos tempos, uma das áreas que mais sofreu mudanças, por se tratar de uma área estratégica para as empresas, foi o setor de recursos humanos.

Adaptar os processos de seleção e contratação, pensar em formatos de treinamento e capacitação que funcionem a distância, não medir esforços para evitar demissões e, mais importante que tudo, ainda se preocupar com o bem-estar psicológico dos times, são apenas alguns dos novos desafios que a pandemia impôs aos profissionais que cuidam de pessoas.

Para tentar entender a profundidade destas mudanças e dos novos desafios e auxiliar as empresas parceiras a superar este momento, a VR Benefícios encomendou uma pesquisa exclusiva para o Instituto Locomotiva. As primeiras constatações desta pesquisa você encontra no texto a seguir, em primeira mão e com exclusividade aqui no BLOG VR.

Constatações

O primeiro dado que chama a atenção é que a pandemia impactou a imensa maioria das empresas pesquisadas. Cerca de 80% das empresas declaram ter adotado novas medidas de gestão de pessoas por conta da pandemia. Cerca da metade delas antecipou férias (55%), implementou trabalho remoto (46%) e reduziu a carga horária dos colaboradores (41%).

Um terço das empresas afirmaram ter suspendido contratos de trabalho. Muitas optaram por digitalizar processos para evitar contato humano (26%), e quase uma em cada quatro empresas pesquisadas disseram não ter conseguido escapar de demissões (24%).

Chama a atenção também que um terço das empresas pesquisadas afirma que mudou seu pacote de benefícios. Uma alteração citada com frequência foi a transferência de valores do VR (vale refeição) para o VA (vale alimentação). Assim, os colaboradores que passaram a trabalhar de casa puderam optar por usar o valor que seria usado nas refeições no trabalho por compras para casa, nos estabelecimentos credenciados de sua preferência, melhorando assim a alimentação da família toda.

Outro ponto interessante da pesquisa é em relação a categoria de auxílios. Quase metade (45%) dos profissionais de RH entrevistados afirmaram nunca ter ouvido falar do tema, criado na reforma trabalhista de 2017. Por conta dessa nova lei, as empresas podem oferecer alguns auxílios aos colaboradores, como uma verba extra para conexão de internet mais rápida, ou cadeiras mais  confortáveis para o home-office. A grande vantagem desta categoria para as empresas é que os valores repassados aos funcionários com esta finalidade não são incorporados aos salários, não pesando, portanto, no cálculo do 13o, férias e desligamentos, por exemplo. Vale a pena avaliar este assunto, uma vez que 79% dos trabalhadores entrevistados afirmaram terem tido um acréscimo nas contas de consumo, principalmente na conta de luz, por conta do trabalho que passou a ser realizado de casa.

A preocupação com a retomada

Oito em cada 10 empresas pesquisadas afirmaram que consideram muito importante um plano de retomada do trabalho presencial, embora quase a metade delas (46%) admitam que suas empresas ainda não haviam traçado nenhum plano neste sentido até o momento das entrevistas. Apesar disso, 83% das empresas garantiram que já estavam oferecendo álcool gel, máscaras e desinfetando os locais de trabalho com mais frequência por conta da pandemia.

Estas são apenas algumas das ricas informações retiradas desta pesquisa exclusiva, que você só tem acesso aqui no BLOG VR. Para mais dados e mais matérias relevantes para o setor de RH, fique ligado aqui no BLOG. E, se gostou deste conteúdo, compartilhe com seus colegas.

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