PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

vr_perfis_dicas_entrevistas_online_intermediario
vr_perfis_dicas_entrevistas_online_intermediario
fade

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo as entrevistas online

Uma das tendências do setor de recursos humanos que deve continuar com força, mesmo quando as medidas de isolamento social forem suspensas, é que os processos seletivos, ou pelo menos algumas fases desses processos, aconteçam de maneira remota. Isso facilita muito a vida dos candidatos, que economizam tempo e recursos com deslocamentos, além de permitir que disputem vagas em outras localidades. Para as empresas, a novidade também traz economia de tempo e praticidade. Listamos algumas dicas importantes para te ajudar nessa nova forma de selecionar talentos.

Faça um roteiro da entrevista

Não é porque a entrevista acontece em um outro tipo de ambiente que não devemos nos preparar adequadamente. Um bom roteiro, com destaque para as perguntas a serem feitas, é fundamental para que a entrevista aconteça de maneira dinâmica e produtiva. 

Ajude o candidato a se sentir confortável

Se para os profissionais de RH as entrevistas online já são uma realidade, é bem possível que seu entrevistado ainda não tenha participado de nenhum processo seletivo desta maneira. Portanto, vale começar a conversa explicando o passo a passo da entrevista, acolhendo a ansiedade do candidato e eventualmente até conversar um pouco sobre amenidades antes das perguntas específicas da entrevista para que ele fique mais relaxado e possa mostrar, assim, todo seu potencial profissional.

Teste tudo antes da entrevista

Quem nunca participou de uma reunião online em que o responsável pela apresentação tem problemas com equipamentos? Conexão ruim, som baixo, dificuldade na hora de compartilhar telas e arquivos, enquadramento e luminosidade da câmera. Tudo isso pode ser testado de antemão, evitando estresses desnecessários durante a entrevista.

Cuidado com o foco

Antes da entrevista, quando for testar seu equipamento, feche todos os aplicativos que não serão utilizados durante a conversa. Além de melhorar a performance do computador, melhorando a comunicação, isso diminui a chance de distrações que podem atrapalhar as percepções do entrevistador.

Clareza na comunicação é fundamental

Além do cuidado de usar um fone de ouvido com microfone para melhorar o entendimento das duas partes, lembre-se que o entrevistado pode não ter condições de som tão boas no local onde está. Fale com clareza, em um volume um pouco mais alto do que faria em uma entrevista presencial, e com uma fala mais cadenciada. O contato visual também é fundamental para a boa comunicação, portanto fale sempre olhando para a câmera de seu computador.

Quer mais uma dica que vai te ajudar a contratar e reter os melhores talentos? Faça um orçamento online, gratuito e sem compromisso para ver como é econômico e prático ter um parceiro com mais de 40 anos de experiência cuidando dos benefícios da sua empresa.

Receba o conteúdo em primeira mão: