PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

vr_pao_conceitos_foradacaixa
vr_pao_conceitos_foradacaixa
fade

Duas receitas deliciosas de pães para fazer em casa com a família

Padeiros experientes, sejam eles profissionais ou amadores, costumam dizer que o ingrediente mais importante do pão é, na verdade, o tempo. Boa farinha, bom fermento, bons ovos. Tudo isso é fundamental para um bom resultado final. Mas os melhores ingredientes não resistem à eventual pressa (ou descuido) do padeiro.

Não que fazer pão seja, necessariamente, uma tarefa demorada. Existem receitas simples e deliciosas, como as que trazemos neste artigo, que não demoram muito para serem produzidas. Mas cada etapa do processo de panificação tem que ter o seu tempo respeitado para o resultado final agradar a todos. Prova de que o tempo é ingrediente fundamental na panificação é o sucesso que a atividade fez em muitas casas durante a pandemia, quando havia, e para muitas pessoas ainda há, tempo de sobra para se dedicar a essa deliciosa atividade.

Essa tradição tão antiga que voltou a chamar a atenção nos tempos de isolamento social, além de oferecer um alimento delicioso, também é uma ótima maneira de passar um tempo divertido e de qualidade com a família na cozinha. Quando todos já souberem fazer as receitas mais básicas, cada um pode trazer uma sugestão de ingrediente para dar aquele toque especial, seja para incrementar a massa, fazer um recheio diferente ou uma cobertura especial.

Agora, que tal escolher uma das gostosuras abaixo e combinar de passar uma tarde com a família na cozinha? Veja como fazer pães deliciosos com receitas simples que apresentamos neste post. E bom apetite!

Pão de forma caseiro

  • 500ml de água
  • 1kg de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 20g de fermento biológico fresco
  • 2 colheres sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher sopa de sal

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no açúcar, acrescente metade da água morna, mexa bem e incorpore o sal, a manteiga e o ovo. Despeje a farinha peneirada e o restante da água aos poucos, regulando para a massa chegar ao ponto de desgrudar das mãos. Coloque a água conforme sentir necessidade. Esta massa fica meio mole mesmo. Trabalhe bem a massa por aproximadamente 20 minutos. Coloque para descansar em local protegido da luz e do vento até dobrar de volume coberto com um pano. Fure a massa para que ela abaixe e modele os pães. Acomode os pãezinhos em uma assadeira retangular (forma de bolo inglês) untada e deixe dobrar de volume em local protegido da luz e do vento. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.

Pão de requeijão

  • 10g de fermento biológico seco (ou 30g de fermento biológico fresco)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres sopa de leite em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara de leite morno
  • 3 colheres sopa de requeijão
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 ovo e 1 gema
  • 4 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque o fermento, o açúcar, o leite em pó e o sal e misture bem. Agora junte o leite MORNO (senão ele prejudica o fermento), o requeijão, a manteiga, o ovo e a gema. Misture tudo e aos poucos coloque a farinha de trigo até que a massa fique mais firme. Mas atenção! Não exagere na farinha. A massa precisa soltar das mãos, mas deve se manter macia e úmida ao toque. Quando a massa ganhar consistência, sove por pelo menos 5 minutos até que ela fique bem elástica. Você pode sovar em uma bancada ou batedeira planetária utilizando o gancho. Quando a massa chegar ao ponto, devolva para o recipiente levemente untado com óleo e deixe descansar por 1 hora ou até que a massa dobre de volume. Divida em 8 partes e modele em rolinhos. Deixe descansar por 30 minutos. Pincele os pães com a gema e faça um corte sobre cada um no sentido do comprimento. Leve para assar em forno pré-aquecido 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que os pães fiquem douradinhos por cima.

Receba o conteúdo em primeira mão: