PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

vr_proximos_passos_basico
vr_proximos_passos_basico
fade

Planejamento de carreira: como preparar os próximos passos

Os desafios de fazer um planejamento de carreira de um profissional autônomo de vendas têm muitas diferenças em relação aos modelos utilizados para os profissionais que buscam fazer suas carreiras dentro de empresas.

Dentro de uma corporação, até atingir um cargo de chefia, todo profissional deve contar com as orientações de um superior hierárquico que vão, ao longo do seu tempo na empresa, indicar quais caminhos e atitudes são esperadas para que ele continue se desenvolvendo nos quadros da empresa.

Já um profissional autônomo precisa ter uma visão mais atenta ao que acontece ao seu redor para se adaptar às novas situações e demandas de mercado. Cursos para se aprimorar profissionalmente, estudar novos campos de atuação e fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos são tarefas que devem estar sempre entre as preocupações e quem resolveu seguir este caminho.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como crescer na área de vendas e planejar os próximos passos de sua carreira.

Estabelecendo as metas

Impossível traçar um caminho eficiente quando não sabemos para onde estamos indo. Então, entre as tarefas essenciais para planejar os próximos passos da sua carreira, essa é a primeira. Tirar um tempo para refletir com calma sobre seus objetivos e criar a disciplina de voltar ao planejamento inicial, checar quais metas foram alcançadas e quais precisarão serem revistas é uma rotina dos profissionais autônomos. Para começar, estipule suas metas dividindo em 3 tipos:

  • Curto prazo: aqui, estamos falando nos próximos meses que vêm pela frente. Quais avanços buscaremos? Qual a meta? Que tal tentar aumentar suas vendas em 10% nos próximos 6 meses, por exemplo? Quais atitudes e atividades novas você vai começar para que isso aconteça?
  • Médio prazo: como quero que seja minha vida profissional daqui a 2 ou 3 anos? E daqui a 5 anos? Quem sabe, por exemplo, abrir um pequeno escritório, mesmo que virtual, convidando pessoas próximas e competentes para montar conjuntamente uma estrutura de vendas como as que você faz hoje? É uma maneira interessante de empreender com algo que você já tem conhecimento prévio e vai poder usar estes conhecimentos para treinar seus futuros colaboradores. 
  • Longo prazo: aqui, entram seus anseios para daqui 10, 15 ou 20 anos, dependendo da sua idade. Onde você quer estar profissionalmente quando chegar a hora de pensar na aposentadoria? Sempre é bom aqui criar mais de um cenário e ir reavaliando os caminhos tomados de tempos em tempos.

Sejam quais forem suas metas e objetivos, o importante é descrever de maneira mais detalhada possível cada objetivo e todas as ações que você deve tomar ao longo do tempo para que estes objetivos sejam alcançados.

”Seja seu próprio técnico”

Essa é uma das dicas da autora Sanmya Tajra em seu livro “Planejando carreiras: estratégias para o mundo do trabalho” (Saraiva Educação, 110 páginas). “Estabeleça suas regras, tenha disciplina, aponte os resultados, vibre com suas conquistas, seja tolerante consigo e com os outros; fique atento aos detalhes do que ocorre ao seu redor. Pontue e anote todas as suas conquistas, desde as pequenas vitórias diárias até os sonhos realizados: isso trará motivação e vontade de ir além”, sugere.

Esperamos que este texto tenha te ajudado a pensar em uma maneira eficiente de planejar a sua carreira no universo de vendas. Para mais dicas como estas, fique ligado aqui no Blog VR.

Receba o conteúdo em primeira mão: