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Experiência do colaborador: conheça mais sobre este conceito importante na gestão de pessoas

“Employee experience”, ou, em português, “experiência do colaborador” é um tema recorrente nas rodas de discussão sobre gestão de recursos humanos.

O princípio básico por trás deste conceito é que os responsáveis pelo departamento de pessoas devem se preocupar com a satisfação de seus colaboradores tanto quanto o departamento de vendas se preocupa com a experiência e a satisfação dos clientes finais do negócio.

E não é difícil entender o porquê desta preocupação. Assim como custa caro para uma empresa conquistar e fidelizar um novo cliente, existe um investimento substancial na contratação e treinamento de novos talentos que virão substituir profissionais que eventualmente decidiram sair da empresa por insatisfação.

“A experiência do colaborador é desenvolvida a partir das conexões geradas entre o profissional e a organização. Desde o momento do recrutamento até o desligamento da empresa. Cada interação do empregado com o empregador conta para a construção da experiência do colaborador.”, define o texto da revista digital Venda Mais, em sua 270a edição.

Empresas que oferecem boas experiências aos seus colaboradores em geral recebem de volta de muitas maneiras os benefícios desta preocupação. Funcionários felizes produzem mais e melhor e permanecem mais tempo na empresa, diminuindo os índices de rotatividade nos quadros.

Por onde começar?

Muitos gestores se perguntam por onde começar um trabalho de “experiência do colaborador”. No livro “The Employee Experience Advantage”, que ainda não tem tradução para o português, o consultor norte-americano Jacob Morgan trata das vantagens que uma empresa obtém ao se preocupar com a experiência dos colaboradores. Para quem quer começar a implementar esta cultura na empresa, o autor sugere que o departamento de pessoas responda as perguntas abaixo para saber como direcionar seus esforços:

  • Utilidade: o que os colaboradores precisam para trabalhar? Eles possuem todas as ferramentas necessárias?
  • Produtividade: o que os colaboradores precisam para trabalhar melhor e mais rápido? Quais pequenas melhorias podem fazer muita diferença na produtividade das equipes?
  • Engajamento: como podemos deixar os colaboradores felizes, e assim ter uma melhor performance? Que tal realizar pesquisas anuais de satisfação dos funcionários?
  • Experiência: como podemos criar uma empresa onde as pessoas queiram vir trabalhar, ao invés de precisem vir trabalhar?

Segundo o autor, alguns pontos da cultura organizacional são muito importantes para criar o sentimento de engajamento dos colaboradores e assim melhorar a sua experiência na empresa.

  • trabalho com propósito
  • autonomia
  • empatia pela cultura da empresa
  • bom ambiente de trabalho
  • liderança com credibilidade
  • clareza nos objetivos
  • mentoria de profissionais mais experientes
  • transparência e honestidade na gestão

Gostou de aprender um pouco sobre o que é “experiência do trabalhador” e como trazer esse conceito para o dia a dia da sua empresa? Outro fator que colabora muito para experiência positiva de um colaborador é oferecer a ele um bom pacote de benefícios. Clique aqui para fazer um orçamento online e sem compromisso dos melhores benefícios do mercado.

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