PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

vr_habitos_donos_basico
vr_habitos_donos_basico
fade

Conheça os hábitos dos donos de restaurantes de sucesso

Cuidar de um negócio de alimentação é uma atividade que demanda muitas qualidades de seu gestor. Como em geral bares e restaurantes são operações enxutas e sem grandes estruturas administrativas e comerciais por trás, o desafio se torna muito maior do que oferecer alimentos de qualidade por um preço acessível com um serviço adequado.

Claro que estes fatores são fundamentais: nem o restaurante mais bem administrado do mundo pode ter sucesso se não oferecer a seus clientes comida de qualidade. Assim como também são muitas as histórias de estabelecimentos que ofereciam ótima comida e serviço, mas que não se perpetuaram no mercado por conta de má gestão.

Por isso listamos neste artigo algumas características e atitudes comuns a muitos dos proprietários de estabelecimentos comerciais bem-sucedidos.

Acompanhe abaixo algumas delas.

Cuide de seu time, conheça seu cliente

A primeira característica comum aos empresários bem-sucedidos do setor é cuidar de seu time. Muitos chegam a dizer que seus colaboradores são, inclusive, mais importantes do que os próprios clientes. Como em toda empresa, bares e restaurantes são feitos por pessoas. E estas pessoas é que vão representar o nome do seu negócio em cada um dos contatos com seu público. Então fica clara a importância de conhecer e dedicar atenção especial a todos os membros da sua equipe.

Mas é claro que a satisfação dos clientes também é uma preocupação prioritária na agenda dos gestores do ramo de alimentos e bebidas. E não podemos agradar quem não conhecemos. Por isso é comum ver os donos dos maiores impérios da gastronomia circulando e conversando com clientes em suas casas. Não há relatório gerencial ou comentários na internet que substituam este contato direto com quem frequenta seu estabelecimento.

Fique de olho nas planilhas e nos seus insumos

Um dos fatores comuns aos restaurantes com problemas financeiros é a precificação inadequada dos produtos. Por isso é tão frequente ver operações que viviam cheias e mesmo assim fecharam as portas. É vital para o sucesso de qualquer negócio que todos os custos de insumos sejam levados em consideração na hora de definir o preço que vai no cardápio.

Ainda sobre insumos, uma dica que muitos donos de restaurantes de sucesso dão é que o proprietário deve sempre estar de olho no ciclo dos produtos dentro do seu negócio, desde o momento do pedido de compras até a saída do prato para a mesa do comensal. Quais insumos ainda estão disponíveis no estoque? Quais estão perto da data de vencimento, para que sejam feitas promoções? Quanto de perda ocorre na cocção dos pratos? E como os pratos voltam da mesa dos clientes? Se os pratos costumam voltar com muitos restos, ou a porção está exagerada, o que gera desperdício, ou os clientes não estão satisfeitos com aquela receita.

Outra dica valiosa para qualquer negócio de sucesso e que hoje em dia passou a ser essencial para os negócios de alimentação, e que portanto, é mais uma habilidade que os gestores precisam desenvolver: o trabalho de divulgação através das redes sociais. Uma conta bem cuidada no Instagram, em geral, já é o suficiente. Poste fotos apetitosas de seus melhores pratos, indique as promoções da semana e incentive seus clientes a fazer posts marcando o seu estabelecimento para ganhar ainda mais força nas redes.

Gostou destas dicas das atitudes que os grandes gestores do ramo de alimentos e bebidas  

têm em seus negócios? Fique de olho aqui no Blog VR para mais artigos exclusivos.

Receba o conteúdo em primeira mão: