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Pós-venda: 5 dicas para fazer o cliente se lembrar de você

Tão importante quanto vender é fazer um trabalho consistente de pós-venda. Este trabalho mostra ao cliente que você realmente se importa com o negócio dele, o que certamente vai fazer ele se lembrar de você quando precisar de novos serviços. Um pós-venda bem feito é um primeiro passo para uma nova venda. Listamos aqui algumas dicas e exemplos do que fazer no pós-venda para te ajudar nesta tarefa.

  • O primeiro passo para um trabalho de pós-venda é manter um cadastro atualizado de todos os clientes com quem você já fechou negócio. Seu contato na empresa, o ramo de atividade e a data em que o negócio foi fechado são informações fundamentais para você poder dar os próximos passos na pós-venda.
  • Enviar muitas mensagens para clientes não é sinal de bom pós-venda. Planeje datas estratégicas para manter contato e ser sempre lembrado: uma primeira mensagem algumas semanas depois de o negócio ser fechado para saber se tudo está correndo conforme planejado é um ótimo início.
  • Mensagens em datas comemorativas também são bem-vindas. Um exemplo: se você fechou negócio com o responsável pelos recursos humanos da empresa, saiba que dia 3 de junho é comemorado o dia do profissional de RH. Que tal já deixar este dia marcado na agenda e enviar uma mensagem de parabéns ao seu contato?
  • Oferecer em primeira mão novos produtos e serviços para os contatos de seu cadastro também é um bom argumento. São profissionais que já conhecem seu trabalho e os produtos de sua empresa, o que vai facilitar o fechamento dessa nova venda.
  • Realizar pesquisas informais de satisfação de seus clientes através de mensagens de Whatsapp também vão mostrar que você se preocupa com o negócio deles e com certeza vai causar uma boa impressão.

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