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Endomarketing: o que é e ideias para aplicar na sua empresa

Ter uma percepção positiva da empresa em que se trabalha é um aspecto fundamental para manter colaboradores engajados e motivados em suas tarefas diárias.

O endomarketing, ou o marketing voltado para público interno (seus colaboradores), é uma ferramenta importante para gerar esta percepção e manter os times alinhados com a mentalidade e os objetivos da empresa.

Em geral, as ações de endomarketing são planejadas e executadas pelo departamento de pessoas com o apoio da área de comunicação. Listamos, a seguir, uma série de atividades que podem melhorar a percepção de seus colaboradores em relação à empresa, aumentando, assim, o engajamento e a produtividade de seu time.

1. Pesquisas com colaboradores.

Um bom primeiro passo para se implementar um trabalho de endomarketing é fazer uma pesquisa de satisfação. Como os funcionários encaram trabalhar para sua empresa? Consideram um bom local? Quais as principais vantagens, e também quais os maiores motivos de desânimo, e mesmo de pedidos de demissão? A resposta para estas perguntas vai trazer muitas informações úteis para você tomar decisões para melhorar o clima organizacional da sua empresa.

2. Comunicação interna

Manter gestores e colaboradores alinhados quanto aos objetivos da empresa é uma tarefa essencial para atingir os objetivos e também um dos desafios do endomarketing. Seja através de e-mails, um jornal interno, quadros de avisos e até grupos de WhatsApp. O importante é ter um canal eficiente para fazer sua mensagem chegar aos colaboradores da maneira mais clara possível.

3. Crie prêmios

Reconhecer publicamente os esforços e as conquistas de seus colaboradores, através de prêmios e promoções, também são atividades interessantes para quem deseja implementar uma cultura de endomarketing dentro da empresa. Muitas vezes, o reconhecimento de seus pares e superiores é tão importante quanto um aumento salarial.

4. Integre seus times

Outra tarefa muito importante para quem pretende criar um plano de endomarketing em uma empresa são eventos de integração. Presenciais ou online, conduzir encontros entre membros de áreas distintas fora dos momentos de estresse, humanizando as relações, pode ser uma ótima ideia para diminuir conflitos e aumentar o engajamento de seus colaboradores.

5. Pense nos benefícios

Atrair, desenvolver e reter talentos é o grande objetivo da área de pessoas das empresas. E oferecer a estes talentos os melhores benefícios do mercado vai fazer com que todos olhem para sua empresa como um ótimo local para se trabalhar. Você pode fazer um orçamento online, sem compromisso, e ver como é fácil e rápido contratar os benefícios que vão encantar seus colaboradores.

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