O vale-refeição é um dos benefícios que podem ser oferecidos pelas empresas. O objetivo é possibilitar que o trabalhador consiga ter acesso a uma refeição balanceada em restaurantes e lanchonetes durante o horário de trabalho.

Ele não é uma obrigação da empresa, mas aquelas que aderem ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) e oferecem benefícios desse tipo, recebem incentivos fiscais. Sendo assim, ele é vantajoso tanto para a empresa como para o funcionário.

Ao contrário do vale-alimentação, ele não pode ser utilizado em supermercados, pois o intuito é comprar refeições já prontas.

No entanto, engana-se quem acredita que são poucas as opções de uso desse benefício. E para provar essa afirmação, listamos 10 lugares que aceitam VR Refeição. Continue a leitura e confira!

1. Restaurantes

Comer em um bom restaurante pode ajudar o funcionário a relaxar e recuperar a energia necessária para voltar ao trabalho.

Já são muitos os restaurantes que aceitam vale-refeição e as opções são diversas: vão desde os mais simples, nos quais você pode comer e pagar por quilo, até os mais sofisticados.

Alguns lugares também oferecem a opção de delivery, permitindo que você faça o pedido e receba a comida na empresa. Assim você economiza tempo nos dias mais atribulados.

2. Hamburguerias

As hamburguerias se tornaram uma tendência nos últimos tempos. Elas oferecem deliciosas opções para todos os gostos: vão desde os lanches gourmets até os mais extravagantes, com hambúrgueres enormes e suculentos.

Além de cardápios variados, você pode encontrar hamburguerias temáticas, com opções de lazer. São uma ótima opção para um lanche sozinho ou com os amigos.

3. Padarias

Algumas padarias também aceitam o vale-refeição. É possível tomar aquele cafezinho com pão na chapa ou degustar as delícias que esses estabelecimentos oferecem, que incluem pães diversos, lanches e bolos.

4. Cafés

O foco dos cafés são exatamente o café. No entanto, também costumam oferecer chás, sucos, sanduíches, pastéis e outras refeições rápidas.

Aconchegantes, acolhedores e, muitas vezes, com acesso à internet, esses locais costumam ser o programa perfeito para tomar um café e relaxar após o almoço ou para fazer aquele lanche da tarde.

5. Fast-Food

As redes de fast-food também aceitam vale-refeição. Isso significa que você pode passar no shopping e comer seu lanche favorito — ou, se preferir, pode procurar outras opções de estabelecimentos e ter uma bela e apetitosa refeição. Reconhecidas pelo preparo rápido dos pratos, as redes de fast food podem ser a solução para o almoço quando você não estiver com muito tempo.

6. Sacolões

Pouca gente sabe, mas o sacolão é mais um dos lugares que aceitam VR refeição. Não são todos que oferecem essa possibilidade, já que a maioria aceita o vale-alimentação, mas vale checar se algum sacolão perto de você está listado na rede credenciada.

A vantagem é que você pode comprar frutas, legumes e verduras para preparar uma refeição mais saudável. Assim, é possível começar a dieta que programou há muito tempo ou mesmo adaptar a alimentação para que ela seja mais nutritiva.

7. Mercearias

Algumas mercearias e supermercados aceitam o vale-refeição como forma de pagamento. No entanto, vale ressaltar que isso não ocorre em todos os estabelecimentos desse tipo.

Isso porque alguns deles aceitam somente o vale-alimentação. Normalmente, aqueles que aceitam o vale-refeição como pagamento são aqueles que têm algum tipo de restaurante no local.

Para não passar por apuros, é importante perguntar antes de realizar a compra ou verificar a rede credenciada antes de ir até o local.

8. Churrascarias e rodízio japonês

Provavelmente você não poderá optar por comer em um rodízio todos os dias, a menos que o seu benefício tenha um valor substancial.

No entanto, caso tenha saldo suficiente por algum motivo, saiba que você pode usar o vale-refeição para comer em churrascarias ou rodízios de comida japonesa.

Você pode até programar com os colegas de trabalho para irem todos juntos algumas vezes no mês. Almoços de negócios e reuniões também podem ser feitas nesses locais, que costumam agradar a maior parte das pessoas. Essa é mais uma opção que pode ser explorada por quem recebe o benefício.

9. Food Trucks

Os food trucks são “restaurantes sobre rodas” que servem café da manhã, lanches e até refeições completas, mas de forma rápida. Importado dos Estados Unidos, o conceito fez sucesso no Brasil.

Você pode encontrá-los, principalmente, nos grandes centros urbanos. Eles costumam ficar estacionados nas ruas, em festivais, bares abertos e food parks. A grande vantagem é que eles oferecem um cardápio diferenciado a um preço acessível.

No entanto, para saber onde encontrar um food truck específico é necessário pesquisar. As informações dos endereços costumam ser publicadas na internet, principalmente nas redes sociais.

10. Bares

Uma das maiores dúvidas sobre esse benefício é se ele pode ser usado em bares. A resposta é: sim! Muitos bares aceitam o vale-refeição e, apesar de o foco ser a alimentação, também é possível pagar a conta do happy hour com ele.

Uma ressalva importante que precisa ser feita é que a prática da venda do benefício é ilegal e pode ocasionar problemas, incluindo demissão por justa causa. Sendo assim, aproveite o seu benefício da melhor forma.

Como você pôde perceber, são realmente muitas as opções de locais que você pode frequentar e fazer o pagamento com seu vale-refeição.

Entretanto, é importante frisar que existem cartões com diferentes bandeiras, o que significa que você precisa não só consultar se o estabelecimento aceita vale-refeição como forma de pagamento, mas também se ele aceita o tipo que você utiliza.

Para consultar os lugares mais próximos do seu trabalho ou da sua casa que aceitam VR refeição, basta verificar a rede credenciada disponível no site. Lá você encontra uma lista com todas as opções para escolher de acordo com a sua comodidade e suas preferências.

A VR é uma empresa que atua no mercado há muitos anos e oferece diversos benefícios, incluindo o VR Refeição. Por ter experiência e credibilidade, conta com inúmeras opções de estabelecimentos que aceitam o benefício. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!