Se você está pensando em aceitar cartão em seu estabelecimento, saiba que está no caminho certo. O volume de vendas realizadas adotando essa modalidade de pagamento é bastante alto. De acordo com uma pesquisa feita nos países da América Latina, mais de 80% dos consumidores brasileiros utilizam algum tipo de cartão em suas compras. 

Esse já seria um motivo suficiente para convencer você a implementar essa mudança. Mas temos vários outros para mostrar. Ficou curioso? Então, não deixe de acompanhar o artigo até o final!

Qual a importância de adotar várias formas de pagamento?

Antes de falar especificamente dos cartões, é importante ressaltar que oferecer várias formas de pagamento traz muitos benefícios ao negócio. A começar pela flexibilidade que o cliente tem para escolher como deseja pagar sua conta. 

Outra questão pertinente é que muitas pessoas frequentam bares e restaurantes em grupos. Cada integrante pode ter uma forma de pagamento preferencial, ou mesmo estar restrito a apenas uma delas. Nesse caso, é fundamental estar preparado para atender a todos eles com a mesma qualidade e comodidade.

Por que bares e restaurantes devem aceitar cartão?

Voltando nosso foco para os cartões, principalmente os estabelecimentos do setor alimentício têm muitos motivos para aceitá-los como forma de pagamento. Listamos, abaixo, os 8 mais relevantes. Confira!

1. É uma opção mais segura 

Andar com dinheiro não tem sido muito seguro. Por isso, as pessoas têm optado pelos cartões de crédito ou débito, a fim de não precisarem carregar valores mais altos no bolso, evitando a perda ou o risco de furtos. 

Com isso, os locais que aceitam cartão se tornam as opções mais viáveis para esses consumidores, e você também protege seu estabelecimento. Isso porque ter muito dinheiro em espécie no caixa também pode ser um atrativo para assaltos.

2. Aumenta o ticket médio

A compra em dinheiro acaba limitando os gastos do cliente. Ele pode estar com um valor baixo em mãos, ou apenas se controlar mais ao ver as notas sendo entregues ao atendente. Com o cartão, ele está mais suscetível a gastar, comprando diretamente no caixa, após o almoço, aquele chocolate para a sobremesa.

3. Ajuda a controlar melhor o fluxo de caixa

A venda no cartão, de qualquer tipo, gera comprovantes de pagamentos que ajudam a controlar melhor o fluxo de caixa. A conferência dos valores vendidos é feita com mais segurança e agilidade, principalmente se o seu estabelecimento já faz algum tipo de gestão financeira

4. Atende uma clientela maior

O uso do dinheiro em espécie traz uma série de riscos, o que motiva ainda mais as pessoas a mudarem seus hábitos. De acordo com uma consultoria internacional, a quantidade de transações realizadas com cartão no mundo todo superou as realizadas com dinheiro em 2017

O Brasil ainda não registrou essa virada, mas segue a mesma tendência. Isso mostra que, os estabelecimentos que não aceitam cartão, correm sérios riscos de perder clientela e acabarem definhando nos próximos anos.

5. Melhora a competitividade frente aos concorrentes

Se você ainda não oferece a opção de pagamento em cartão, saiba que os seus concorrentes oferecem. Isso significa que várias pessoas que poderiam se tornar suas clientes, estão sendo atendidas por outros estabelecimentos, pelo simples fato de que elas preferem ou só podem pagar com cartão.

Caso você já aceite algumas bandeiras de débito e crédito, é preciso ampliar as alternativas. O ideal é aceitar o cartão refeição, para atrair os clientes que recebem esse benefício em suas empresas. Esse é um dos requisitos principais na escolha do local onde farão suas refeições. 

6. Permite a inclusão de serviços adicionais

As administradoras de cartões também evoluíram em seus serviços. Além do pagamento do que o cliente consumiu no local, o seu bar ou restaurante pode oferecer a recarga para celular como uma facilidade adicional. Em muitas regiões, essa é uma ótima fonte de receita extra para o negócio.

7. Evita o “fiado”

Quase todo bar e restaurante tem aquela famosa plaquinha “não vendemos fiado”. Acontece que, na prática, boa parte desses locais não conseguem cumprir com essa restrição. Parte por causa de amigos e familiares, parte por não terem um bom argumento quando o cliente diz “estou sem nenhum centavo no bolso”.

A adoção dos cartões elimina todas as “desculpas” mais comuns. Se o cliente não está com dinheiro no bolso, ele pode pagar sua conta no cartão de crédito ou com o vale-refeição, por exemplo. Se, mesmo assim, ele não tiver como pagar, o melhor mesmo é deixar claras as formas de pagamento aceitas e que o estabelecimento não trabalha com essa opção.

8. Aumenta as vendas

Diante de todos os motivos anteriores, a principal consequência é o aumento nas vendas. Seu estabelecimento passa a atender mais clientes, que tendem a gastar um pouco mais a cada visita. Você ainda tem a oportunidade de fidelizá-los, por meio de um atendimento de excelência, qualidade nas refeições e promoções recorrentes.

Como funciona o cartão refeição?

Para estabelecimentos como bares e restaurantes, um tipo de cartão merece uma atenção especial: o cartão refeição. Essa modalidade é concedida pelas empresas como benefício aos seus funcionários. Logo, eles dão preferência para locais que aceitem seus cartões para reduzirem seus custos pessoais com a alimentação do dia a dia.

Para aceitar o cartão refeição, é preciso entrar em contato com as administradoras de cada bandeira. As contratações seguem normas diferenciadas e cada uma delas oferece alguma vantagem em relação às demais. Cabe a você, como dono do estabelecimento, analisar quais propostas são mais interessantes para o seu negócio.

Sejam quais forem as bandeiras escolhidas, o importante é garantir que seu estabelecimento passe a aceitar cartão daqui para frente. Cada dia que você passa pensando se deve ou não adotar uma maquininha, são vários clientes que está deixando de atender e que conquistados pelo seu concorrente. Invista no fortalecimento e crescimento do seu negócio. Decida a favor do seu sucesso!

Está convencido de que seu bar ou restaurante precisa ampliar as formas de pagamento que são aceitas? Então, não perca mais tempo, entre em contato com a VR e conheça a melhor opção em cartões benefícios do Brasil!