Praticidade: essa é a palavra de ordem para o cotidiano atual. Os tempos mudaram e os hábitos de consumo da população, também. Com rotinas cada vez mais atribuladas e a necessidade de equilibrar vida, trabalho e afazeres, o consumidor moderno busca na internet, — mais especificamente, na palma de suas mãos, via smartphone —, alternativas práticas para comprar e, ainda, poupar tempo: isso explica o boom dos aplicativos delivery.

Você, dono de restaurante, muito provavelmente já ouviu falar de alguns deles: iFood, Rappi, UberEats, entre outros que ainda estão se consolidando no mercado. O problema é que só conhecê-los já não basta: para captar clientes, vender mais e criar um diferencial perante a concorrência, é preciso de fato estar nesses aplicativos delivery.

Não sabe como isso pode ser feito? Foi justamente pensando em ajudá-lo nessa missão que preparamos este conteúdo. A seguir, entenda os benefícios dos aplicativos delivery e aprenda a cadastrar o seu estabelecimento!

A era dos aplicativos delivery

De casa para o trabalho, do trabalho para casa: essa é a rotina diária de muitos brasileiros durante a semana. Em meio a esse cenário, ainda é preciso achar um tempinho para ficar com as pessoas queridas, fazer as coisas que gosta, cuidar do lar e preparar refeições para si mesmo ou até para toda a família. Assim, as pessoas tentam se desdobrar da maneira que podem.

O delivery é uma alternativa prática e rápida tanto para aquelas horas de aperto quanto para prestigiar momentos de lazer sem precisar se preocupar com ficar na cozinha. Mas isso já não é novidade para ninguém! A prática de ligar para restaurantes e pedir comida em casa existe a bastante tempo. Quem nunca pediu aquela pizza por telefone, não é mesmo?

Agora, estamos na era dos aplicativos delivery. Se antes era necessário fazer uma ligação, hoje, na palma de nossas mãos, temos uma infinidade de opções, do fast food às marmitas fitness. Da culinária brasileira até a árabe. Tudo isso por meio de um clique, com a possibilidade de pagamento via app.

Aplicativos delivery ajudam o seu estabelecimento a crescer

É fato que um em cada três brasileiros usa aplicativos delivery. Além disso, uma pesquisa encomendada pelo Mobile Time aponta que 41% dos usuários de smartphones no Brasil usam apps para fazer compras online. Esses dados já são um indicativo de que o seu restaurante deve identificar a oportunidade e aproveitá-la a seu favor.

Mesmo que você já tenha um fluxo bom de consumidores, captar e fidelizar novos clientes é o objetivo de qualquer negócio. E perder a chance de crescer e lucrar mais, — por, digamos, certa resistência ou desconfiança com o digital —, pode fazer com que muitos restaurantes percam o destaque perante a concorrência, cada vez mais conectada.

Uma rede de restaurantes britânica constatou que, em média, seus clientes retornavam ao restaurante físico a cada 150 dias. Por outro lado, os pedidos de delivery por essas mesmas pessoas eram feitos a cada 19 dias. Ou seja, os consumidores tendem a repetir os pedidos muito mais dessa forma do que se deslocando fisicamente até o estabelecimento.

Tenha a certeza de que muitas pessoas estão em busca das refeições que o seu estabelecimento prepara como ninguém para consumirem no conforto de suas casas — e não encontrá-lo nos aplicativos delivery acaba gerando frustração (e venda perdida). Sendo assim, prepare-se para obter sucesso e veja o seu restaurante decolar!

Estar preparado é fundamental

Bom, você já viu que estamos na era dos aplicativos delivery e se convenceu de que cadastrar o seu restaurante é uma excelente ideia. No entanto, assim como qualquer ação, essa também requer bastante planejamento.

Estando nos aplicativos delivery, os pedidos começarão a chegar durante todo o horário de funcionamento determinado. Sendo assim, além de dar conta dos clientes que já estão no local, será preciso montar as refeições daqueles que encomendaram via app. Por isso, observe o seu quadro de colaboradores e estabeleça a função dos times, de modo em que o andamento da cozinha esteja sempre em ordem e não ocorram contratempos.

Não se esqueça dos mínimos detalhes. Se o seu restaurante já trabalha com embalagens para os clientes que desejam levar os alimentos para casa, por exemplo, converse com os seus fornecedores e verifique quais os tipos mais apropriados para delivery, de modo em que as refeições cheguem conservadas à casa do consumidor, deixando-o satisfeito e fazendo com que ele dê uma boa nota para o estabelecimento no aplicativo.

Como cadastrar o meu restaurante nos aplicativos delivery

Agora, chegamos ao ponto-chave deste conteúdo. Afinal, como cadastrar o meu restaurante nos aplicativos delivery e potencializar minhas vendas? Primeiramente, é importante conhecer bem os principais apps utilizados no Brasil:

  • iFood: maior aplicativo de delivery de comida no país atualmente;
  • UberEats: derivado do aplicativo de transporte Uber;
  • Rappi: oferece delivery não só de restaurantes, como também de padarias, supermercados, lanchonetes, farmácias e diversos outros tipos de estabelecimentos.

Os serviços apresentam métodos diferentes de cadastro. No iFood e no UberEats, é possível fazê-lo diretamente no site, preenchendo e enviando as informações solicitadas. Já para o Rappi, é necessário enviar um e-mail para o contato disponibilizado no site e aguardar retorno.

Por que contar com o auxílio da VR

Se o seu estabelecimento atua de forma estratégia, aceita pagamentos em VR para captar e fidelizar clientes, aumentando os rendimentos a cada mês. O que você provavelmente não sabia é que o time da VR pode ser o seu principal aliado quando o assunto é fazer o cadastro nos aplicativos delivery.

O iFood e a Rappi, por exemplo, permitem aos clientes pagar com VR, opção bastante atrativa para quem recebe o benefício e quer fazer bom uso do valor para custear suas refeições e economizar tempo. E estar nos aplicativos delivery, hoje, é fundamental para manter a competitividade do seu restaurante e, além disso, captar clientes e vender mais.

Com o passo a passo em mãos e o auxílio da VR, faça logo o cadastro do estabelecimento e veja como os resultados impactarão significativamente a lucratividade do negócio! Para facilitar a inscrição do seu estabelecimento, entre em contato com a VR e solicite auxílio na implementação do processo. Será um prazer ajudá-lo!