O sucesso de uma empresa depende de uma boa prática gerencial. Parte disso envolve acompanhar de perto a entrada e saída de dinheiro. Porém, com a intensa rotina do mundo dos negócios, às vezes fica complicado desenvolver e seguir bons processos. Mas com um app de controle financeiro, esse trabalho pode ser facilitado.
Atualmente, o mercado conta com diversas opções de apps que podem ser usados para gerenciar tanto as finanças empresariais como as pessoais. Com eles, é possível controlar caixa, despesas fixas e variáveis, contas a pagar, contas a receber e outros processos importantes para o negócio.
E mais: a maioria desses aplicativos estão disponíveis para smartphone. Dessa forma, o controle pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento — basta apenas uma conexão com a internet. Assim, uma tarefa que se apresenta como sendo trabalhosa torna-se um pouco mais simples e eficiente.
Preparamos, neste artigo, um guia com opções de apps para controle financeiro que vão ajudar a gerenciar a situação da sua empresa. Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!
1. ContaAzul
Com uma rotina agitada e a necessidade de organizar a vida financeira das empresas, os gestores precisam de ferramentas simples e automatizadas para facilitar o seu trabalho. Preparado para desktop, Android e iOS, o ContaAzul é uma plataforma pensada para facilitar a gestão de micro e pequenas empresas.
Esse aplicativo permite controlar as finanças, vendas e estoques das companhias, além de integrar as contas bancárias e importar informações relevantes para a administração do negócio, como:
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envio de contratos;
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documentos;
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propostas;
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relatórios;
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emissão de boletos e notas fiscais.
2. Mobills
O aplicativo Mobills destaca-se por ter um sistema pensado para definir metas e objetivos financeiros para as organizações. Assim, é uma ferramenta que vai além do simples controle de entrada e saída de recursos. Porém, para acessar a sua versão completa é preciso assinar um plano de usuário.
Mesmo assim, a versão básica — que é gratuita — supre as necessidades da maioria das empresas. O aplicativo disponibiliza vários recursos:
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traçar objetivos;
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controlar finanças por meio de gráficos;
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acompanhar movimentações financeiras;
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cadastrar cartão de crédito.
A ferramenta também pode ser utilizada por pessoa física.
3. Qipu
Lançada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Buscapé, o Qipu está disponível para desktop, Android, iOS e Windows Phone. A plataforma pode ser baixada gratuitamente e tem como objetivo ajudar na gestão de micro e pequenas empresas.
Com o Qipu, é possível:
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cadastrar seus clientes;
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controlar o fluxo de caixa e o sistema financeiro do negócio;
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gerar notas fiscais eletrônicas;
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criar lembretes com seus compromissos (como questões fiscais);
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fazer a integração com seus dados bancários.
E tem mais! Para quem é MEI, existe a possibilidade de sincronizar o app com o DAS e não deixar de fazer pagamentos.
4. QuickBooks ZeroPaper
Para quem está buscando melhorar a gestão financeira da empresa, este é um excelente aplicativo. O QuickBooks ZeroPaper oferece uma versão gratuita para que os empresários possam testar suas funcionalidades durante 30 dias, mas a versão paga conta com um preço bastante em conta para qualquer orçamento.
Entre as suas funcionalidades, o QuickBooks ZeroPaper permite:
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gerir o fluxo de caixa e os relatórios financeiros;
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gerar notas fiscais eletrônicas e boletos;
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importar informações bancárias;
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programar alertas via SMS.
Além disso, conta com controle de entrada e saída de recursos e faz integração com planilhas do Excel.
5. Expensify
Com o Expensify, gestores conseguem registrar tudo o que foi vendido e comprado pela empresa e, assim, acompanhar com facilidade as movimentações financeiras. O aplicativo possibilita:
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importar dados bancários;
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digitalizar documentos;
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criar categorias;
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converter moedas;
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manter um registro de despesas.
O Expensify tem uma interface simples de ser usada e que também permite a inclusão de dados manualmente. Além da versão básica gratuita, que consegue atender às necessidades das empresas, o aplicativo disponibiliza um plano pago que traz um número maior de recursos e mais espaço para armazenamento de informações.
6. Debt Payoff Pro
Ao contrário de outros aplicativos desta lista, o Debt Payoff Pro é destinado a uma função bem específica, mas essencial para muitos negócios. É comum que as empresas contraiam empréstimos — seja para custear operações, expansões ou diversificar o seu trabalho —, porém, é preciso controle para evitar complicações com o banco.
O aplicativo conta com um sistema interessante de controle: ele aponta as parcelas mínimas de todos os empréstimos que precisam ser quitados, assim como corrige o modelo de pagamento à medida que os empréstimos são pagos. Assim, as empresas escapam de pagar juros e multas e organizam seus pagamentos de maneira eficiente.
7. MoneyWise
O MoneyWise é um excelente aplicativo para monitoramento de finanças que, por meio de gráficos e filtros, mostra o padrão de gastos da empresa. Com ele, é possível criar orçamentos e monitorar o fluxo de caixa dentro das metas estipuladas pela companhia. A ferramenta também permite exportar os dados para uma planilha no Excel, por exemplo.
O gestor consegue configurar o orçamento por mês, por semana ou quinzenalmente, além de criar categorias para gastos específicos, o que facilita o trabalho de acompanhamento das despesas da empresa.
8. iContas
O iContas consegue controlar todas as despesas e receitas da companhia, além de agendar datas de pagamento e recebimento, garantindo que você cumpra seus compromissos e não deixe de receber o que lhe é devido.
Ele é excelente para profissionais autônomos e pequenos empresários. Sua interface simples permite personalizar categorias, cadastrar contas diferentes e formas de pagamento e recebimento (seja cartão de crédito, cartão de débito, cheque ou dinheiro).
Com um app de controle financeiro, fica mais fácil acompanhar a rotina da empresa e planejar melhor suas ações. O que gera mais segurança para os empresários, melhora os processos administrativos e a eficiência do negócio. Portanto, basta avaliar uma de nossas dicas e escolher aquela que melhor se encaixa em suas necessidades.
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