Um benefício frequentemente oferecido aos colaboradores pelas empresas é o vale-refeição. Essa opção de rendimento gera uma grande oportunidade de rentabilidade para os estabelecimentos de alimentação que aceitam essa modalidade como forma de pagamento.

Apesar de não ser uma obrigação legal do empregador, o vale-refeição oferece diversos benefícios tanto para o empregado quanto para os bares e restaurantes que o aceitam, como a atração de clientes.

Pensando nisso será esclarecido, neste artigo, algumas dúvidas sobre o vale-refeição, destacando como ele auxilia na atração de clientes para os estabelecimentos. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como os bares e restaurantes podem aumentar suas vendas aceitando o vale-refeição?

Não é possível pensar em estratégias para aumentar as vendas em seu estabelecimento sem priorizar os seus clientes. Afinal, sem eles não haveria faturamento.

O segredo para atrair e fidelizar clientes está no diferencial oferecido. Claro que ter uma boa comida é importante, no entanto, para atrair clientes, é preciso muito mais que isso, já que o consumidor sempre vai escolher a opção que dá desconto ou que oferece um plano de fidelidade.

Como citamos, uma das maneiras de alavancar as vendas, aceitando o vale-refeição, é elaborar um cartão fidelidade como técnica. É muito comum os restaurantes oferecerem refeição gratuita ou grandes descontos após certa quantidade paga.

Ofertas e descontos também devem ser apresentados de modo inteligente, em produtos e pratos mais lucrativos e consumidos. Com esse método, os clientes se tornam mais atraídos pelos preços e vantagens.

Além disso, divulgar o seu estabelecimento é essencial para o sucesso nas vendas. Para tal, as redes sociais são excelentes aliadas na divulgação dessa estratégia, por meio delas é possível espalhar ofertas e preços especiais, além de receber avaliações dos consumidores. É algo simples e que realmente traz resultados positivos!

Lembre-se que para fidelizar seus clientes e consequentemente aumentar suas vendas, é necessário conhecer a preferência e as necessidades dos consumidores. Nível social, hábitos, idade e a empresa em que trabalha podem ser informações relevantes. Isso ajuda a estabelecer o tipo de comida que você vai oferecer.

Por fim, todas as essas dicas ajudam a aumentar as suas vendas, sobretudo quando passam a aceitar o vale-refeição como forma de pagamento.

Como colaboradores costumam utilizar o vale-refeição?

É evidente que existem diversos tipos de clientelas para frequentar os estabelecimentos, desde as que optam por coisas mais simples, as que precisam de uma refeição rápida (fast food) e ainda aquelas que têm tempo disponível e procuram um ambiente com a intenção de apreciar o sabor da comida.

De modo geral, os colaboradores podem utilizar o benefício do vale como forma de pagamentos de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes, cafeterias, fast food e similares, também disponível em delivery.

Quais os restaurantes mais procurados?

As opções de estabelecimentos mais procurados são os que oferecem serviços de self-service e buffet com preço fixo. São serviços que garantem comodidade aos clientes, e os deixam à vontade para escolher o que mais agrada. Além disso, esses restaurantes costumam ser bem mais baratos que os à la carte.

Qual o valor médio diário que os colaboradores costumam gastar nas refeições?

Não é novidade para ninguém que fazer refeições fora de casa não é algo barato. Segundo pesquisa da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalho (Assert), realizada na maioria das cidades do país, os brasileiros gastam, em média, R$27,36 por dia para almoçar fora de casa.

Um gasto total de R$601,92 para comer fora de casa, o equivalente a mais de 80% do salário mínimo. Nesses custos são levados em conta valores de uma refeição completa no almoço, somando refeição, bebida, sobremesa e café, durante uma semana com cinco dias de trabalho.

Qual a rentabilidade dos estabelecimentos que aceitam vale-refeição?

As operadoras responsáveis pelo gerenciamento do vale-refeição costumam cobrar uma porcentagem por cliente, que varia de acordo com o tipo de contrato. Em média, são descontados valores que giram em torno de 6% a 13%.

Dessa forma, ao escolher a empresa para se conveniar, é essencial realizar uma pesquisa completa de mercado e fazer uma simulação de valores para entender quando será seu faturamento, para que o desconto não seja prejudicial para o seu negócio.

Ao oferecer essa possibilidade ao cliente, você garante uma maior rentabilidade para seu negócio. Torna-se um grande atrativo, visto que boa parte das pessoas preferem o conforto de pagar com essa modalidade de cartão.

Pesquisas da Fundação Instituto de Administração (FIA) revelam que as refeições comercializadas por meio do vale-refeição compõem uma parte significativa da receita dos estabelecimentos: 60,4% de restaurantes e 12% de lanchonetes.

Alguns estabelecimentos que aceitam o vale-refeição da VR Benefícios, por exemplo, arrecadam cerca de R$141.178.10 por mês com suas vendas. Todos esses dados demonstram que oferecer esse serviço aumenta consideravelmente o faturamento das empresas.

Vale ressaltar que, todo e qualquer estabelecimento que deseja adotar o vale-refeição como forma de pagamento pode fazer contrato diretamente com a empresa responsável por oferecer esse serviço. O contrato equivale a um acordo particular entre as empresas, sendo as regras definidas pelo no momento em que for selado entre as partes.

Por isso, os estabelecimentos interessados podem optar pela operadora disponível no mercado e fazer suas negociações individualmente, dispensando a exclusividade de contratação de alguma bandeira.

Nesse contexto, você pode contar coma ajuda do vale-refeição da VR Benefícios — um produto com condições especiais para todos os tamanhos de empresas, que garantem praticidade, segurança, comodidade e atendimento ágil.

A VR é uma empresa com destaque no mercado, que oferece vantagens exclusivas aos estabelecimentos, como contratação rápida, implantação assistida por 60 dias, gestão 100% online. Além das menores tarifas do mercado. E o melhor, tudo isso com excelente qualidade no atendimento!

Portanto, é evidente que o vale-refeição é uma excelente alternativa de pagamento que ajuda a atrair clientes para bares e restaurantes. Essas formas de pagamento facilita o acesso dos colaboradores a um ambiente agradável e próximo ao trabalho e, ao mesmo tempo, aumenta a lucratividade do seu negócio.

Agora que você já sabe como tornar a cultura organizacional da sua empresa mais atrativa, aproveite a visita em nosso blog e leia também “7 dicas para atrair mais clientes para seu restaurante” e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!