Cada dia mais as empresas têm mudado sua forma de atrair bons profissionais para fazerem parte do seu quadro de funcionários.

Devido à alta competitividade do mercado atual, as organizações têm o interesse de atrair os melhores profissionais. O RH das empresas tem firmado um compromisso cada vez maior com os seus funcionários e criado cada vez mais atrativos para a contratação de novos talentos.

Mas o que essas empresas oferecem que atraem tantos candidatos? Separamos alguns dos melhores atrativos para recrutar os melhores candidatos para sua empresa.

Neste artigo, reunimos as práticas comuns que são um chamariz para bons profissionais e também retém aqueles que já são colaboradores da empresa. Acompanhe!

Oportunidade de ascensão

Um dos principais atrativos para a contratação dos melhores profissionais do mercado tem sido a oportunidade de ascensão profissional oferecida. Isto é, muitas dessas organizações investem em benefícios procurados por jovens e têm planos de carreira definidos de forma clara. Além de altos salários já no início de carreira, muitas delas oferecem treinamentos que possibilitem ao novo funcionário conquistar cargos de liderança.

A empresa deve entender quais são as pretensões dos profissionais que ela deseja reter. Dessa forma, ela será capaz de atrair o perfil esperado de funcionários e os talentos certos para seu negócio.

Benefícios oferecidos

Hoje em dia, a maioria das empresas oferece vale-alimentação e/ou vale-refeição para atrair candidatos para os seus processos seletivos. A diferença entre eles é que o vale-alimentação serve para realizar compras em locais como supermercados e açougues, ou seja, para adquirir produtos em estado natural. Já o vale-refeição é destinado à utilização em estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes, que oferecem alimentos prontos para o consumo.

Há alguns anos, eles eram oferecidos em forma de cupons de papel. Hoje em dia são cartões magnéticos muito parecidos com cartões de banco. Todo mês, em uma data específica, a empresa libera o crédito do valor acordado no cartão do funcionário, que poderá utilizá-lo nos locais habilitados a recebê-lo.

Além disso, algumas oferecem o vale-cultura, um benefício que incentiva e garante o acesso a programas culturais. Ele dá ao trabalhador a oportunidade de ir a museus, cinemas, shows, teatros e até mesmo comprar revistas, livros, jornais, DVDs, CDs e até instrumentos musicais. Vale lembrar que os créditos são acumulativos e não têm validade.

Outro diferencial são os projetos que ajudam na diminuição dos gastos e na premiação de iniciativas. Além de inovadores, ajudam a melhorar os processos e a alcançar boa parte dos objetivos da empresa. Geralmente, os profissionais são indicados por seus gestores e recebem prêmios em uma cerimônia.

Flexibilidade para o colaborador

Devido à correria do dia a dia e ao trânsito das grandes cidades, que está cada vez mais intenso, muitas empresas têm repensado o modo de trabalho de seus colaboradores. Pensando no bem-estar dos seus funcionários, as empresas têm oferecido mais flexibilidade para que eles aproveitem ao máximo sua capacidade mental para executar muito bem as suas tarefas.

O home office e a possibilidade de horários diferenciados têm sido adotados por grandes empresas hoje em dia. Essas opções incentivam o colaborador a fazer a sua própria agenda — o que é muito bom, se analisarmos a produtividade. Entretanto, tudo precisa ser ponderado, deve haver o comprometimento de toda a equipe e isso deve estar enraizado na cultura da empresa.

Ambiente de trabalho agradável

Um bom ambiente de trabalho é diretamente responsável pelo aumento da produtividade e bem-estar dos colaboradores. As melhores empresas para se trabalhar no mundo têm ambientes corporativos personalizados, pensados estrategicamente para desenvolver um ambiente agradável para todos os colaboradores.

Muitas inovam na administração da organização, disponibilizam espaços onde os funcionários podem fazer suas refeições oferecidas pela própria empresa e algumas chegam até a oferecer massagem para os que alcançam suas metas — uma forma de mantê-los relaxados para realizarem as suas tarefas.

Compromisso social e ambiental

Atualmente, os profissionais das mais diversas áreas têm se preocupado muito com as questões sociais e ambientais. Sendo assim, as empresas que têm essa preocupação são as mais concorridas para se trabalhar. A organização que não tem práticas sustentáveis demonstra que está despreparada para trabalhar com as questões humanas.

As empresas que estão mais focadas no meio ambiente e têm uma gestão ecológica com uma produção sustentável são as que mais se sobressaem como melhores para se trabalhar. É importante também que a empresa atue no desenvolvimento da conscientização, incentivando projetos sociais e educacionais. Dessa forma, ela ganha mais destaque em meio a diversas empresas do ramo.

Foco na gestão de pessoas

Como você viu até aqui, todos os atrativos listados anteriormente dependem de um RH estruturado de forma apropriada e com estratégias claras. Mas é muito importante salientar que a empresa precisa ouvir os seus colaboradores, investindo em uma gestão voltada para essas pessoas que são o alicerce da companhia.

É muito importante ter um setor responsável por transmitir os valores da empresa e as melhores práticas para os novos funcionários. Algumas grandes empresas ainda disponibilizam um disque-denúncia, um canal que o colaborador pode utilizar para denunciar abuso de poder e destrato.

Investimento em treinamento

Uma boa empresa para se trabalhar é aquela que sabe valorizar seus profissionais, o que pode ser feito por meio de investimento em treinamentos e cursos voltados para suas funções dentro da organização. Isso os torna mais criativos, produtivos e engajados nas causas e objetivos da empresa. Um ponto que merece destaque é a organização oferecer treinamento completo aos novos funcionários.

Além de investir no aprendizado dos seus colaboradores, a organização deve prezar pela experiência e pelo compartilhamento de informações. É muito importante estimular o trabalho em equipe para proporcionar a troca de conhecimentos, mesmo entre profissionais com níveis de cargos diferentes. Contudo, um ponto que merece destaque é a organização oferecer treinamento completo aos novos funcionários.

Por fim, independentemente do tamanho da sua empresa, esses atrativos para a contratação podem começar a partir de mudanças simples. O melhor de tudo: não é necessário fazer grandes investimentos financeiros. O ponto de partida é sempre se atentar às reais necessidades dos seus colaboradores e pensar sempre de forma estratégica, levando em conta os principais objetivos da organização.

E então, gostou do nosso artigo sobre atrativos para contratação? Assine nossa newsletter e receba as nossas atualizações para se manter mais informado!