“Como aumentar o faturamento em restaurante?” Essa é uma dúvida frequente entre quem decide montar o próprio estabelecimento e consolidar os serviços prestados. Afinal, com um mercado cada vez mais exigente e uma concorrência frenética, é preciso se reinventar a todo momento e pensar em medidas eficientes para atrair e, especialmente, manter o interesse dos clientes.

Pensando nisso, reunimos 9 dicas que vão ajudá-lo nessa missão e garantir que a sua lucratividade seja ascendente. Acompanhe!

1. Tenha um setor de marketing no seu restaurante

Não pense que o sucesso de um restaurante depende exclusivamente da cozinha. Na realidade, diversos setores contribuem nessa jornada, como é o caso daquele destinado ao marketing, que traça estratégias de comunicação com o público, produz pesquisas de mercado, elabora a identidade visual do empreendimento, e por aí vai.

Por isso, não deixe de contar com uma equipe de profissionais da área para criar uma marca sólida, divulgar os seus serviços e tornar o estabelecimento uma referência.

2. Use as redes sociais para atrair clientes

Há pouco, falamos sobre publicizar serviços e se comunicar com os potenciais clientes. Para isso, as redes sociais podem ser grandes aliadas, já que se tornou comum (e necessário) que as empresas tenham uma presença online não só para interagir com os seguidores da marca, mas também lidar com reclamações, dúvidas, sugestões etc.

Portanto, converse com o setor de marketing e, ao lado dele, planeje em quais redes o restaurante vai atuar (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter etc.), quais as ações serão implementadas para atrair a atenção e o engajamento de consumidores (o uso de influenciadores digitais, por exemplo) e se serão ofertadas promoções especiais pela internet.

3. Invista em um atendimento de qualidade

Investir em um atendimento de qualidade é crucial para aumentar o faturamento em restaurante. Isso porque os fregueses se fidelizam aos ambientes em que se sentem bem tratados e, acima de tudo, acolhidos. Ou seja, com algo básico e indispensável a qualquer estabelecimento que trabalha diretamente com o público, você conquista uma clientela fixa e que, de quebra, ainda faz a divulgação gratuita do seu espaço.

Por essa razão, promova workshops, reuniões, palestras e afins para habilitar os funcionários para que saibam lidar com diferentes perfis de clientes, promovendo sempre o respeito, a tolerância e a inclusão.

4. Capacite sua equipe para atender em outros idiomas

Além de ter um atendimento que marque positivamente a clientela, é importante capacitar a sua equipe para receber e auxiliar os fregueses que não são brasileiros nem falam português. E não, isso não é necessário apenas para quem trabalha em áreas turísticas.

Basta lembrar que é cada vez mais comum que estrangeiros explorem bairros menos famosos das cidades que visitam, se hospedem em imóveis oferecidos em sites de acomodação e façam as refeições em estabelecimentos mais locais para terem a mesma vivência de um nativo.

Portanto, investir em treinamentos e cursos de idiomas para garçons, atendentes, recepcionistas e outros colaboradores se tornarem fluentes em uma ou mais línguas é fundamental para captar esse público.

5. Aceite diferentes formas de pagamento

Uma quinta dica de como aumentar o faturamento em restaurante é diversificar as formas de pagamento aceitas no seu negócio. Afinal, se você limita as alternativas ou só recebe em espécie, por exemplo, acaba forçando vários potenciais clientes a procurarem outro local — algo que só o levará a reduzir a lucratividade.

Por isso, a partir de hoje, busque soluções que facilitem o dia a dia dos consumidores. Uma delas é receber vale-refeição e se certificar de que aceita o máximo possível de bandeiras desse cartão.

Tenha em mente que o horário de almoço/jantar é uma excelente oportunidade para expandir a clientela, já que muitos trabalhadores dispõem desse benefício e querem usá-lo — podendo, inclusive, se tornar fregueses regulares.

6. Atente às porções servidas

Fique atento quanto às porções que são servidas no seu estabelecimento. Isso porque, embora pareçam um detalhe simples, é possível que elas afetem diretamente a sua lucratividade. “Como assim?”, você deve estar se perguntando. 

Bem, acontece que, quando não há parâmetros de porção por pessoa, muitos restaurantes acabam servindo refeições em grande quantidade, desperdiçando insumos.

Com isso, o valor cobrado deixa de cobrir os custos que o seu negócio tem para prepará-las e, para completar, essa falta de controle faz com que ele aumente a frequência de reabastecimento com os fornecedores de alimentos. 

Ou seja, em vez de ter lucro, você tem prejuízo. Portanto, o ideal é fixar diferentes tamanhos de porções e oferecê-las conforme o desejo do cliente, e nunca de forma avulsa e irresponsável.

7. Invista em um ambiente temático

Outra dica de como aumentar o faturamento em restaurante é investir em um ambiente temático. Afinal, não basta só adotar um cardápio que segue uma cozinha específica (japonesa, italiana, chinesa, francesa etc.) para atrair um nicho de mercado.

É preciso oferecer uma experiência completa aos consumidores, que agrade não só ao paladar, mas a todos os sentidos deles, promovendo, assim, uma verdadeira imersão na cultura e nas tradições por trás de cada prato. Para tanto, é indispensável contar com um decorador para planejar o layout do recinto.

8. Não abra mão das datas comemorativas

Fora o que já foi dito, não abra mão de ter o seu restaurante funcionando nas datas comemorativas que acontecem ao longo do ano, como a Páscoa, o Natal e o Réveillon.

Tenha em mente que não só famílias, como grupos de amigos promovem grandes confraternizações nesses momentos, mas nem sempre estão dispostos a fazer isso nas próprias residências pelo trabalho gerado antes e durante uma recepção em casa.

Logo, procuram por restaurantes que estejam abertos nesse período no qual possam desfrutar de um bom cardápio, curtir uma decoração especial e passar bons momentos com os seus. Com isso em mente, não faça como muitos empreendedores que simplesmente fecham o espaço nessas datas. Ao contrário, saiba fazer bom proveito delas!

9. Crie promoções semanais

Por fim, não deixe de criar promoções semanais, como rodízios e descontos em pratos específicos, que podem ser adotadas em um ou mais dias. Por exemplo, quarta-feira de pizzas e massas, quinta-feira dos frutos do mar, sábado de carnes, e muito mais.

Essa medida simples aumenta o volume de clientes e ainda gera mais receita, visto que as pessoas costumam aproveitá-la em grupos e permanecer no recinto por longas horas — o que eleva o consumo de bebidas, acompanhamentos, sobremesas etc.

Como você viu, existem diversas dicas simples e eficazes que podem ser colocadas em prática não só para aumentar o faturamento em restaurante, como também atrair novos fregueses, fidelizar a clientela atual e fazer o seu estabelecimento despontar no mercado. Por isso, não deixe de seguir todas elas!

E, já que falamos sobre aceitar vale-refeição no seu restaurante, saiba mais detalhes de como essa medida pode ajudar a potencializar o faturamento do seu negócio!