As empresas buscam constantemente a eficiência produtiva e a excelência em seu negócio. Dessa forma, a tecnologia tem se mostrado a melhor solução para melhorar e evoluir os processos corporativos em todos as áreas de uma instituição. Exemplo disso é a automação no RH, que ajuda a tornar o setor ainda mais estratégico.

Anteriormente, o departamento de recursos humanos era conhecido apenas pelas tarefas operacionais — e muitas vezes repetitivas.

Porém, a tecnologia trouxe melhoria nos processos, e o setor assumiu um papel estratégico no desenvolvimento empresarial, sendo responsável pela seleção e relacionamento com o time de colaboradores.

Assim, a tecnologia se tornou uma aliada indispensável para as empresas que desejam se destacar no mercado. À seguir, vamos mostrar como a automação no RH é importante para os negócios. Confira!

RH e tecnologia

Entre as funções de recursos humanos, destacam-se a seleção e o treinamento de novos profissionais, controle e cumprimento da folha salarial, gestão de férias e benefícios e todos os processos de possíveis desligamentos de colaboradores. Esse trabalho continua sendo responsabilidade do setor.

Porém, o RH também passou a assumir um papel importante no desenvolvimento do core business corporativo. Esse conceito do inglês trata do ponto central da sua empresa, ou seja, daquilo que o torna forte e atrativo dentro do mercado. Portanto, um elemento importante para o posicionamento estratégico da companhia.

O core business, além de abordar questões relativas ao modelo de negócio e ao plano de atuação empresarial, também está atrelado à montagem, desenvolvimento e manutenção de uma equipe de colaboradores eficientes e preparados para executar os processos necessários para o funcionamento da companhia.

Mas para que essa função estratégica do RH possa ser executada corretamente, é necessário contar com ferramentas tecnológicas que possam tornar a rotina do setor mais eficiente. Para isso, é preciso contar com mecanismos que otimizem essas tarefas e permitam tomadas de decisões mais acertadas.

Nos parágrafos seguintes, vamos abordar alguns dos principais benefícios da automação no RH. Não deixe de ler!

Automação no RH

O uso de um software pode trazer diversas facilidades para os recursos humanos, tornando seu trabalho mais eficiente e estratégico. Essas soluções devem ser incorporadas pelas empresas que buscam melhores resultados e o suporte necessário para uma visão mais ampla do seu mercado de atuação.

Vejamos alguns desses benefícios de maneira mais detalhada:

Eficiência no RH

De maneira geral, a automação de processos torna a atividade empresarial mais eficiente, além de simplificar aqueles trabalhos considerados mais burocráticos. Com isso, empresários, gestores e outros profissionais passam a ter mais confiança no processamento de dados e informações.

Dessa forma, ao implementar um software de recursos humanos, é possível automatizar todas as informações relativas aos colaboradores da empresa, colocando um fim às planilhas e aos documentos físicos. Assim, os dados são lançados com facilidade no sistema, permitindo que os analistas de RH tenham mais tempo para outras tarefas.

Cumprimento de prazos

A legislação brasileira exige que as empresas forneçam grande volume de dados e cumpram com as mais diversas obrigações legais. No caso do RH, exige a inserção de informações no e-Social, bem como a declaração e o recolhimento de impostos, entre outras exigências. Assim, há sempre possibilidade de perder prazos.

Mas com o auxílio de um programa de automação, é possível facilitar o cumprimento dessas exigências sem correr o risco de não cumprir os prazos determinados. Com isso, o setor ganha em credibilidade e os colaboradores têm a segurança que suas informações trabalhistas estão sendo tratadas da melhor forma possível.

Uso de equipamentos de segurança

Os EPIs — ou Equipamentos de Proteção Individual — são obrigatórios para diversas atividades. A não utilização desses instrumentos pode gerar multas e penalizações para as empresas. O setor de recursos humanos é responsável por fiscalizar e cobrar dos colaboradores o uso desses materiais.

Em meio a uma rotina corrida, há possibilidade de os profissionais de RH deslizarem nessa fiscalização. Por isso, a tecnologia deve ser usada para que esse acompanhamento aconteça de maneira eficiente, garantindo, assim, a segurança de seus trabalhadores e o cumprimento das obrigações legais.

Cálculo da folha de pagamento

A folha de pagamento é uma das tarefas mais burocráticas realizadas pelos recursos humanos. Porém, essencial para o funcionamento do negócio, já que o salário é um dos itens de atração e retenção de profissionais. Além disso, o cálculo do pagamento deve levar em conta diversos aspectos e exigências legais.

Com um software de automação de RH, esse trabalho é feito com mais facilidade e com maior segurança. Afinal, o computador fará o cálculo automaticamente, levando em consideração descontos, bonificações e outros dados importantes. Também facilita-se a comprovação de fatos em possíveis ações trabalhistas.

Gerenciamento de benefícios

Assim como o salário, os benefícios são elementos estratégicos para a atração e retenção de profissionais e novos talentos. Nesse sentido, oferecer vantagens variadas e que façam a diferença para os seus colaboradores também é importante para motivar e aumentar a produtividade no ambiente do trabalho.

Uma forma de melhorar a concessão e o pacote de benefícios é permitir que cada trabalhador escolha as vantagens que mais lhe agradam. Porém, essa política pode ter dificuldades de controle, que são superadas com o uso da tecnologia e programas de automação de recursos humanos.

Análise de indicadores

Como vimos, o RH se tornou um setor bastante estratégico e tem um papel importante na atração, seleção, relacionamento e retenção dos profissionais na empresa. Esse material humano é essencial para desenvolver as companhias e gerar inovação nos processos corporativos.

Mas para que os recursos humanos sejam ainda mais estratégicos e tenham melhor índice de tomada de decisões, é preciso contar com indicadores que permitam acompanhar o desempenho e os resultados, tanto do RH quanto dos demais colaboradores. A tecnologia ajuda a acompanhar e analisar com mais segurança esses indicadores.

Mais do que um setor operacional, o RH é estratégico para as empresas. É por meio deles que talentos são recrutados e as relações com os colaboradores são desenvolvidas. Dessa forma, a automação no RH contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Agora que você sabe mais sobre como a automação no RH pode ser benéfica para a sua empresa, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes!