Grande parte das pessoas associa a boa forma com o peso corporal mostrado pela balança. No entanto, comparar a saúde com os quilos pode ser um erro, pois nem sempre o corpo perde gordura com atividades ou treinos de academia.

Para isso, é preciso ter uma melhor compreensão sobre a definição de massa muscular, gorda e magra. Assim, é possível saber exatamente como alcançar suas metas e objetivos para conquistar o corpo que você sempre quis de forma saudável.

Continue acompanhando e veja quais são os benefícios da massa muscular e como ela está diretamente ligada à saúde. Confira!

O que é massa magra?

A massa magra é formada por músculos, órgãos, ossos e líquidos corporais. Quando se retira a gordura, por exemplo, a massa magra corresponde aos elementos que compõem o organismo humano. Esse é um dos focos principais das academias e dos treinos para a diminuição do peso.

Uma boa alimentação é um dos fatores que mais influenciam o desenvolvimento da massa magra nas pessoas. Para alcançar o equilíbrio, o recomendado é inserir na dieta alimentos como clara de ovo, carnes magras e leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico.

A massa magra, além de deixar o corpo esteticamente mais bonito, também contribui para a saúde de todo o organismo, oferecendo bem-estar e qualidade de vida. Isso porque ela favorece a redução da massa gorda do corpo por meio de exercícios que geram o aumento dos músculos. 

Quais são os principais benefícios da massa muscular para a saúde?

Agora que você já sabe que a massa muscular magra é vital para a saúde, é importante conhecer também outras vantagens associadas ao seu ganho. Mas é preciso destacar que os ganhos reais acontecem no momento do repouso, sendo que o crescimento muscular, geralmente, ocorre após os treinos, quando a pessoa está descansando.

A seguir, listamos os principais benefícios da massa magra para os seres humanos e os diferentes organismos.

Permite um envelhecimento mais saudável

Uma das condições mais comuns do envelhecimento é a osteoporose, um problema de saúde que pode colocar os indivíduos mais idosos em risco, resultando em quedas e fraturas. Quando se mantém quantidades suficientes de massa magra no corpo, permitindo seu correto desenvolvimento, os ossos são fortalecidos e favorecem o ganho muscular.

Auxilia no combate à doenças

Da mesma forma, doenças como diabetes, pressão alta e infarto podem ser impedidas quando o organismo conta com reservas de massa magra nos músculos. Isso porque, contando com uma alimentação equilibrada de proteínas e nutrientes essenciais, além de um sistema imunológico forte e resistente, é possível criar defesas naturais contra as doenças.

Acelera o metabolismo

Ao desenvolver mais massa magra, automaticamente, ocorre o aumento da queima de calorias para manter o seu volume. Isso contribui para o aceleramento do metabolismo e para a perda de peso. Além disso, com a queima, a pessoa tem mais chances de atingir um corpo definido, uma vez que a gordura em excesso é eliminada.

Promove o desenvolvimento dos músculos

As práticas de musculação ajudam a acelerar a perda de massa gorda e, automaticamente, estimulam o aumento da massa muscular no organismo. Sendo assim, torna-se mais favorável o aumento da imunidade, a diminuição do risco de lesões e doenças, além do ganho de mais disposição para as atividades do dia a dia.

Como ganhar massa magra?

Antes de escolher exercícios para aumentar a massa magra e promover o seu desenvolvimento, é imprescindível realizar um exame de avaliação de composição corporal para verificar o que o seu organismo precisa.

Para isso, algumas simples mudanças de hábitos podem trazer resultados bastante satisfatórios em pouco tempo. Veja, a seguir, algumas dicas para possibilitar o ganho de massa muscular magra.

Consuma mais proteínas magras

O aumento do consumo de proteínas magras auxilia significativamente o ganho de massa no corpo. Sendo assim, o ideal é basear a dieta em leguminosas, derivados do leite e carnes brancas, como peixe e frango. Os alimentos são ricos em proteínas, além de serem considerados excelentes opções para o fortalecimento dos músculos.

Inclua carboidratos na dieta

Da mesma forma, carboidratos, como frutas e cereais integrais, também auxiliam o organismo, principalmente quando a pessoa deseja repor as energias após os treinos e as atividades físicas. Além disso, o carboidrato é um importante aliado quando consumido em quantidades certas e em horários adequados.

Invista em suplementos alimentares

Os suplementos alimentares promovem a maximização da absorção das proteínas no corpo, ajudando o metabolismo a ganhar massa muscular. Assim, você pode adaptar a sua dieta para diminuir a quantidade de comida ingerida nas refeições, investindo em suplementos que mantenham o organismo ativo e saudável.

Faça exercícios em casa

O aumento e desenvolvimento da massa muscular magra está diretamente ligado à alimentação e, também, a uma rotina rigorosa de exercícios. Sendo assim, você pode iniciar os treinos com flexões de braço, agachamentos ou atividades que exigem trabalho de força.

A calistenia, um tipo de ginástica rítmica, também é uma excelente opção. Ela ativa tanto o sistema nervoso central quanto a massa muscular, proporcionando uma melhor coordenação motora.

No entanto, caso você opte por realizar os exercícios em casa e ter uma dieta diferenciada para notar rapidamente os resultados, é fundamental se consultar anteriormente com profissionais da área. Até porque eles saberão indicar quais caminhos você deve seguir e o que é melhor para o seu organismo e tipo físico.

Portanto, antes de mudar radicalmente os seus hábitos, procure orientação para que você não sofra com mudanças repentinas que possam afetar a sua energia e bem-estar.

Os benefícios da massa muscular vão muito além da beleza estética do corpo. Sendo assim, o ideal é cuidar da alimentação, manter a prática de atividades físicas regulares, ter boas noites de sono e descansar adequadamente para que o organismo possa metabolizar os ganhos de massa magra. Assim, certamente ,você sentirá os efeitos dos exercícios com mais rapidez e terá mais chances de melhorar a sua qualidade de vida.

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