Você já se perguntou quais os benefícios mais desejados pelos trabalhadores? Afinal, oferecê-los deixou de ser um simples diferencial e se tornou um fator indispensável para atrair profissionais mais qualificados para o seu negócio e ter uma equipe mais proativa e determinada com o crescimento dele — o que aumenta a lucratividade e a competitividade da companhia no mercado.

Isso sem mencionar, é claro, que ter uma boa e diversificada cartela de benefícios que vá além dos mais convencionais reduz consideravelmente a rotatividade de funcionários. Por esses motivos, reunimos os principais deles, neste post, para deixá-lo por dentro do que os brasileiros desejam atualmente. Acompanhe!

Home office

Para começar, há o home office. Na prática, ele permite que o funcionário siga cumprindo com suas respectivas atividades, porém, de um ou mais lugares diferentes do ambiente regular onde atua — sendo o mais comum a própria casa da pessoa. Ou seja, é a flexibilização do local de trabalho.

Isso porque são diversos os trabalhadores que podem realizar suas funções de forma remota, pois, basicamente, necessitam de um computador com acesso à internet e telefone. Jornalistas, advogados, publicitários, profissionais de marketing e RH, administradores e contadores são só alguns exemplos.

Plano de saúde

O plano de saúde é outro que figura aqui dada a importância dele para a maioria das pessoas. A razão disso é simples: para contratar individualmente um plano, o trabalhador arca com custos bastante elevados, em especial à medida que se envelhece.

Logo, o plano da empresa funciona como a solução para reduzir esses gastos com saúde, ainda mais quando o indivíduo tem cônjuge e filhos. Porém, também há outras alternativas, como o desconto-saúde, que dá até 70% de descontos em consultas e exames particulares.

Plano odontológico

Paralelo ao anterior também há o odontológico. O motivo disso é que cada vez mais os colaboradores — principalmente aqueles que trabalham diretamente com o público — estão atentos à importância de cuidar da saúde bucal e buscam não só assistência médica, como também a de dentistas.

Aliás, muitas operadoras ofertam plano de saúde com odontologia inclusa com um custo-benefício mais atraente tanto para a empresa quanto para o funcionário, que terá exames, consultas e afins realizados em uma única rede credenciada.

Participação nos lucros

A participação nos lucros também é um dos benefícios mais desejados pelos brasileiros, pois contribui (e muito) para aumentar o orçamento familiar, especialmente por ser uma bonificação bastante variável. Contudo, a meta a ser alcançada é anual e pode ser em cima dos lucros ou dos resultados obtidos pela organização.

Vale lembrar também que o seu negócio pode estruturá-la de forma generalista (para toda a companhia) ou segmentada (para cada setor e, inclusive, cada funcionário). Nesse último caso, deverão ser analisados diversos fatores, como o desempenho por área.

Bonificação por desempenho

Embora também esteja associada ao alcance de metas previstas, a bonificação por desempenho, geralmente, é destinada ao alcance mensal dos objetivos da empresa e pode ou não ser concedida como um benefício a mais além da participação de lucros.

Esse extra, que comumente é associado aos setores de venda e atendimento ao cliente, pode ser um percentual do salário ou valores tabelados a cada “X” metas batidas. Com ele, o seu negócio tem um estímulo que não só engaja as pessoas, como também ajuda a aumentar a produtividade

Vale-alimentação

Além do que foi já foi citado, não podemos deixar de fora o vale-alimentação. Afinal de contas, ele funciona de maneira complementar ao tradicional vale-refeição e dá ao colaborador a possibilidade de reduzir custos em casa, deixando, assim, o orçamento mensal mais livre.

Isso porque, com ele, é possível realizar compras de alimentos e outros produtos necessários na rotina doméstica em supermercados, mercearias e outros estabelecimentos do gênero.

Vale-auto

Por sua vez, o vale-auto é bastante desejado por aqueles colaboradores que utilizam o próprio veículo para se locomover durante o trabalho — independentemente de ser para se encontrar com fornecedores, parceiros ou mesmo clientes.

Dessa forma, podem adquirir combustível ou comprar acessórios para o veículo e/ou recorrer a serviços automotivos quando for necessário sem precisar arcar, em um primeiro momento, com os custos para ser reembolsado no futuro ou ficar solicitando quantias antecipadas para cobrir esses custos.

Banco de horas

Outro dos benefícios mais desejados é o banco de horas, que permite que os colaboradores tenham a liberdade de negociar diretamente com a empresa a utilização das horas extras já realizadas para folgar e, assim, cuidar de questões pessoais ou simplesmente ampliar o fim de semana e descansar.

Vale lembrar, é claro, que com a reforma trabalhista aprovada em 2017, ficou estabelecido o prazo máximo de até seis meses para que ocorra essa compensação. Do contrário, será necessário realizar o pagamento delas.

Vale-cultura

Já o vale-cultura funciona como um facilitador do acesso tanto a produtos (livros, revistas, CDs, DVDs etc.) quanto a serviços culturais (shows, espetáculos, mostras, exibições cinematográficas etc.) ao longo de cada mês.

Ou seja, é um benefício que proporciona momentos de lazer e diversão e, acima de tudo, estimula qualidade de vida para o trabalhador — e, consecutivamente, a família dele — sem que ele precise recorrer ao salário para vivenciar essas oportunidades.

Vale-alimentação de Natal

Por último, há o vale-alimentação de Natal, que é concedido, como o próprio nome sugere, no período marcado pelas festas de fim do ano e que substitui a cesta natalina que as empresas dão aos funcionários.

Dessa forma, além de reduzir custos e trabalho com logística de distribuição para a sua companhia, esse vale garante mais liberdade e autonomia para cada indivíduo, permitindo que eles a elaborem com o que, de fato, consomem, gostam e acreditam ser mais útil para celebrar o momento com a família.

Como você viu, a lista de benefícios mais desejados pelos brasileiros é longa e abrange tanto aspectos da vida profissional quanto pessoal dos trabalhadores.

Logo, quanto maior for a oferta deles na sua organização, mais atrativas serão as vagas disponíveis, maior será a satisfação e o engajamento dos colaboradores já ativos e, para completar, menor será o índice de turnover do seu negócio.

E se gostou deste post, aproveite para conferir 7 benefícios que a sua empresa pode oferecer!