É inegável que grande parte do sucesso de uma empresa depende do seu capital humano, desde os gestores até cada um dos funcionários que fazem a engrenagem se mover. Por isso, oferecer benefícios para colaboradores é uma maneira eficiente de mantê-los motivados a continuar buscando bons resultados.

Desse modo, a fim de ter um quadro de funcionários realmente engajados, a empresa precisa contar com uma política de benefícios bem estruturada. Além de deixar os colaboradores satisfeitos, o que contribui para a diminuição da rotatividade de pessoal, — o chamado turnover —, isso também ajuda a atrair talentos para a organização, quando um novo processo de recrutamento for necessário.

Diante desses fatos, preparamos este artigo com as informações que você precisa saber sobre esse tema. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Entenda como estruturar uma política de benefícios para colaboradores

Oferecer benefícios aos funcionários é uma decisão que não depende apenas da boa vontade dos gestores. Para que a intenção se concretize com sucesso e de forma vantajosa para todas as partes envolvidas, é necessário um processo que envolve bastante preparo e organização. A seguir, apontamos as etapas primordiais para desenvolver uma política de benefícios que faça a diferença no seu negócio.

Analise o perfil da sua empresa e dos colaboradores

Cada companhia apresenta características que formam uma cultura organizacional própria. Algumas são, por exemplo, mais tradicionais, conservadoras, enquanto outras são mais despojadas. Consequentemente, o ideal é levar em conta o perfil da empresa e da equipe para identificar que tipo de benefício é mais interessante para eles.

Nesse sentido, vale a pena fazer uma pesquisa interna para entender quais são as reais necessidades do time. Afinal, se o objetivo dos benefícios para colaboradores é motivá-los, não adianta oferecer algum tipo que não esteja alinhado com o que eles precisam.

Observe a política de benefícios de outras empresas

Como já mencionamos, os benefícios são um recurso poderoso para a atração e retenção de talentos. Por isso, é importante estar atento ao que os seus concorrentes oferecem aos funcionários. Se tiver um plano de benefícios equivalente, você não vai correr o risco de perder profissionais qualificados que fazem o seu negócio crescer.

Faça um estudo de viabilidade financeira

Os benefícios para colaboradores têm vários impactos positivos, como o aumento da produtividade, entre outros, mas também representam uma despesa extra no orçamento da empresa. Logo, é imprescindível fazer um estudo para descobrir se isso é realmente viável do ponto de vista financeiro.

Siga a legislação trabalhista

Para não ter problemas, como o caso de um funcionário alegando que não recebeu os benefícios, não se esqueça de consultar o que as normas e leis correspondentes dizem sobre esse tema. Desse modo, a empresa vai evitar possíveis processos trabalhistas e garantir que os benefícios sejam utilizados da maneira correta.

Conheça 5 benefícios para oferecer aos seus colaboradores

Entre os benefícios possíveis, alguns se destacam por terem o potencial de agradar a grande maioria dos colaboradores. Então, listamos os 5 melhores para você oferecer aos seus funcionários. Confira!

Vale-refeição

Esse é um benefício que tem por objetivo proporcionar uma alimentação de qualidade ao trabalhador. Assim, o vale-refeição consiste em uma verba destinada à compra de refeições prontas em restaurantes e lanchonetes, entre outros locais.

Para garantir que o benefício será utilizado adequadamente, e não correr riscos trabalhistas, a empresa deve evitar fornecer o valor em dinheiro. O mais recomendado é adotar o cartão de vale-refeição, que é aceito em estabelecimentos credenciados e torna o processo muito mais ágil e seguro.

Vale-alimentação

Esse benefício é bastante similar ao vale-refeição — normalmente, a empresa opta por um dos dois, de acordo com a preferência dos colaboradores —, com a diferença de que serve para comprar alimentos in natura. Dessa forma, o cartão de vale-alimentação é aceito em locais como os supermercados, mercearias e padarias.

Sobre a concessão de benefícios para colaboradores destinados à alimentação, é importante ressaltar que a empresa fica apta a se inscrever no PAT, o Programa de Alimentação do Trabalhador, instituído pela lei nº 6.321, de 1976. Como vantagem, a organização tem a possibilidade de deduzir até 4% no seu imposto de renda.

Vale-cultura

O vale-cultura é um benefício que busca incentivar o acesso do trabalhador a eventos culturais. Também por meio de um cartão magnético, a empresa concede o valor mensal de R$ 50,00 para a aquisição de itens como livros, jornais, revistas, CDs, DVDs e ingressos para cinema, shows, espetáculos teatrais e visitação em museus.

Algo importante é que os créditos do vale-cultura podem acumular de um mês para o outro. Isso permite que o colaborador espere até juntar o valor suficiente para custear algo mais caro, como um curso ou um instrumento musical.

A prioridade da concessão desse benefício deve ser dos trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos, mas a empresa pode optar por oferecê-lo aos demais funcionários. Assim como nos casos dos benefícios de alimentação, a adoção do vale-cultura possibilita que a empresa deduza até 1% no imposto de renda.

Assistência médica

Um dos benefícios para colaboradores mais atraentes é, sem dúvida, a assistência médica. Além de adotar um plano de saúde tradicional, também existe a opção de conceder a assistência por meio de um cartão benefício, no qual a empresa disponibiliza um valor mensal para ser usado com consultas, exames e medicamentos.

Bolsas de estudo

Reconhecendo a importância das habilidades dos colaboradores para o crescimento da empresa, outra possibilidade de benefício é a concessão de bolsas de estudos. Desse jeito, a organização investe na formação do seu pessoal, custeando uma parte ou até mesmo 100% do valor das mensalidades de cursos, que podem ser desde cursos técnicos ou profissionalizantes até faculdades e especializações.

Como foi possível ver, adotar uma política de benefícios para colaboradores é um passo decisivo para o sucesso da empresa, que passará a ter uma equipe mais engajada. Para uma gestão eficiente desses benefícios, é altamente recomendado contar com uma empresa parceira especializada e de confiança. Assim, seus resultados serão potencializados e tanto a organização quanto os funcionários sentirão os efeitos dessa mudança.

Então, como anda a motivação dos seus colaboradores? Entre em contato com a VR Benefícios e entenda melhor como os benefícios podem contribuir para o crescimento do seu negócio!