A temática da vida saudável está em alta e muito se fala sobre mudança de hábitos alimentares e prática de atividades físicas. Antes de dar início a qualquer uma dessas ações, contudo, é fundamental saber como está a saúde do seu corpo. A melhor forma de fazer isso é por meio da avaliação da composição corporal.

Apesar do nome incomum, trata-se de um exame simples e rápido, que pode ser feito em academias, consultórios médicos e afins. Saiba mais sobre a avaliação corporal, o que ela avalia e quais são os benefícios de realizá-la.

O que é avaliação da composição corporal?

A avaliação da composição corporal é um exame que calcula com precisão a composição do corpo de uma pessoa, ou seja, a quantidade de músculos, água, gordura e ossos. É um exame essencial para identificar possíveis desequilíbrios no organismo, bem como para determinar planos de alimentação e de atividades físicas mais adequadas para cada indivíduo.

Como o exame é realizado?

A medição da composição corporal é feita com o auxílio de uma balança especial que emite uma leve corrente elétrica pelo corpo do paciente. Essa corrente é capaz de diferenciar o tipo de tecido conforme a resposta que cada um oferece ao estímulo. A pessoa não sente os efeitos dessa corrente — não dá choque, não se preocupe!

A frequência elétrica pode ser enviada a partir das palmas das mãos ou das plantas dos pés. Mais usual é utilizar um equipamento que mescla as duas formas, para obter resultados melhores tanto da parte superior quanto da parte inferior do corpo. 

Como se preparar para o exame?

Um ponto de atenção importante no preparo para o exame é que os pés e as mãos devem estar sem produtos, como hidratantes, que possam interferir no contato com o equipamento. Além disso, recomenda-se não fazer o consumo de bebida alcoólica nas 24 horas anteriores e preferir refeições mais leves.

Pessoas portadoras de marcapasso ou pinos metálicos devem consultar o médico antes de realizar o exame, por questões de segurança.

O que informa uma avaliação corporal?

O principal intuito do exame é analisar a composição corporal de uma pessoa. Como resultado, ele oferece informações acerca dos pontos abaixo.

Composição da massa corporal

O corpo humano é formado por ossos, músculos, tecido adiposo e água, resumidamente. Para ser considerado saudável, é preciso manter um equilíbrio entre esses componentes, principalmente no que se refere à relação entre a quantidade de músculos e de gordura acumulada. 

Nível de hidratação corpórea

A água é essencial para ajudar no transporte dos nutrientes pelas células do corpo. Ela faz parte da composição de todos os fluidos, como o sangue e suor, bem como de tecidos mais densos, como os músculos e as vísceras. 

Metabolismo basal

Outro dado importante que o exame revela é a taxa de metabolismo basal, que é a quantidade de energia que o corpo precisa para manter as funções básicas, como os batimentos cardíacos e a respiração. Essa taxa determina a quantidade de ingestão de nutrientes necessária para manter o equilíbrio da massa corpórea, além de interferir na motivação e no ânimo para a realização das atividades da rotina.

Quando fazer a avaliação corporal?

A medição pode ser feita a qualquer momento, mas o ideal é realizá-la antes de iniciar uma nova rotina de alimentação e exercícios, e periodicamente para o acompanhamento dos resultados.

Muitas empresas já oferecem o exame em ações como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e eventos similares. Dessa forma, os colaboradores têm a oportunidade de acompanhar sua saúde com mais regularidade e a empresa vê reduzir o absenteísmo.

Quais são os seus benefícios?

A avaliação corporal provê informações muito importantes para o autoconhecimento físico de uma pessoa. Confira as principais a seguir.

Conhecer o metabolismo basal

O metabolismo é algo muito individual e mutável. Cada tipo de massa corporal demanda uma quantidade de energia para manter o corpo ativo, e a proporção entre elas é o que determina a taxa de metabolismo.

O metabolismo mais lento gera acúmulo de gordura, enquanto o mais acelerado dificulta o ganho de massa magra. O ponto de equilíbrio é alcançado por meio da prática de exercícios físicos específicos para a perda ou o ganho de peso, além de uma alimentação balanceada e direcionada aos objetivos traçados.

Monitorar ganho e perda de peso e massa muscular

Seja para perda de gordura visceral — que pode causar problemas circulatórios e cardíacos —, seja para ganho de músculos, só é possível definir um planejamento eficaz com base em informações oferecidas pelo próprio corpo. 

A realização frequente do exame de avaliação da composição corporal ajuda a monitorar as mudanças na estrutura do corpo, permitindo que os profissionais envolvidos no seu plano de mudança possam avaliar com mais clareza a forma como ele está reagindo às intervenções e se será preciso fazer adaptações.

Avaliar a hidratação e a retenção de líquidos

A água é um componente essencial para a vida humana, como já mencionamos em outro tópico. Uma pessoa desidratada fica com a pele e os cabelos ressecados, além de ter dificuldade para absorver alguns nutrientes, causando queda na produtividade.

Por outro lado, quando o corpo retém líquidos, a pessoa se sente mais inchada e desconfortável. Podem ocorrer problemas nos rins e no fígado, entre outras coisas, então é fundamental manter o acompanhamento da hidratação e garantir que não falte nem sobre água para as células.

Avaliar o estado nutricional

Apesar de não envolver a análise laboratorial de amostras de sangue, a avaliação corporal permite analisar questões nutricionais com base nos dados gerados. A própria composição corporal identificada no exame já é suficiente para compreender a forma como o metabolismo tem utilizado as fontes de energia disponíveis.

Um corpo com muito tecido adiposo visceral mostra que existe uma sobra de nutrientes que está sendo estocada em vez de ser consumida. Se o objetivo é emagrecer, será preciso rever a ingestão e os gastos desses nutrientes. Para ganhar massa muscular, é preciso ter energia suficiente para que os músculos se mantenham saudáveis e possam crescer.

Como você pode notar, a avaliação da composição corporal é bem completa e fornece muitas informações relevantes sobre a saúde do seu corpo. Busque um profissional de confiança e saiba mais sobre si. Esse é um passo importante para uma vida mais saudável.

Se você gostou deste artigo e quer estar sempre por dentro de assuntos sobre saúde e alimentação, siga a VR Benefícios no Facebook, no LinkedIn e no YouTube!

exercício físicoPowered by Rock Convert