Se você se preocupa com a atração e a retenção de bons colaboradores para sua empresa, então precisa saber que adotar um programa de bonificação para funcionários é uma estratégia eficiente.  

Observe seus resultados periódicos: registrou queda de produtividade nos últimos meses? Seus colaboradores apresentam baixo desempenho e não alcançam as metas propostas? A rotatividade de empregados é alta e você tem perdido seus melhores talentos para a concorrência?

Pois saiba que a bonificação para funcionários será sua aliada para contornar tais desafios, não importa o tamanho da sua empresa.

Continue lendo o nosso artigo, pois falaremos sobre o assunto com mais detalhes. Faça bom proveito!

O que é bonificação?

Ao conferir o artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) você verá que bonificação para funcionários é qualquer pagamento ou premiação extra, além do salário acordado. São prêmios oferecidos pelo empregador como reconhecimento ou recompensa pelo bom desempenho ou pelo tempo de serviços prestados à empresa.

Como é fácil concluir, a chance de receber vantagens e benefícios além do salário é bastante atrativa para os empregados. Isso contribui para aumentar a motivação e a retenção de talentos, reduzindo a rotatividade no quadro de pessoal.

Para que serve um programa de bonificação?

Não importa o tipo de premiação adotado, seu programa será útil para:

  • incentivar a união dos empregados em torno de metas e objetivos comuns;

  • premiar os melhores desempenhos e manter a equipe motivada;

  • promover comportamentos que levem ao aumento da produtividade;

  • aumentar o comprometimento de seu time para alcançar as metas almejadas;

  • condicionar a premiação ao sucesso do projeto.   

Quais são os tipos de bonificação mais comuns?

A recompensa financeira é muito apreciada entre os empregados, uma vez que podem usar o dinheiro conforme suas necessidades pessoais. No entanto, os programas de bonificação podem oferecer premiações variadas. Veja alguns exemplos:

  • uma quantia em dinheiro a ser paga no final do ano;

  • uma viagem de férias com acompanhante e todas as despesas pagas;

  • alguns dias de folga do trabalho;

  • a promoção para um cargo superior;

  • cursos de aperfeiçoamento pessoal e profissional;

  • vale-compras para supermercados ou outras lojas;

  • cesta de presente no Natal;

  • ingressos para eventos, como apresentações de artistas famosos;

  • entradas para jogos de campeonatos esportivos etc.

É importante conhecer sua equipe para estabelecer premiações interessantes, que sejam realmente motivadoras. Oferecer opções variadas e deixar os premiados escolherem também é uma boa ideia. Afinal, as pessoas costumam ter preferências diferentes. Por isso, é preciso conhecer os gostos e interesses da equipe antes de estabelecer as premiações.

Como implantar um programa de bonificação para funcionários?

Se você já tomou a decisão de adotar a bonificação em sua empresa, você precisa observar alguns pontos fundamentais para o sucesso da estratégia. Confira!

Seja claro e objetivo

Estabeleça regras simples, claras e objetivas. Por exemplo, substitua o discurso “um prêmio em dinheiro será concedido a quem apresentar um aumento significativo na produtividade” por “os empregados que aumentarem suas vendas em X por cento, receberão um prêmio de Y”. Com metas predeterminadas, o funcionário sabe melhor o que e como pode fazer para alcançar o objetivo.

Seja claro, também, sobre a elegibilidade: a equipe toda será premiada ou somente os melhores?

Estabeleça metas alcançáveis

Um programa de bonificação para funcionários com metas inatingíveis pode ter o efeito contrário e desestimular a equipe, em vez de motivar. Se o objetivo parece impossível de ser alcançado, muitos nem vão tentar.

Ao estipular metas muito difíceis, você pode, sem querer, incentivar a trapaça e outros comportamentos indesejáveis, como, por exemplo, forjar a assinatura de um contrato fictício ou usar argumentos falsos para convencer o cliente a comprar.

Ofereça premiações atraentes

Queremos reforçar a necessidade de que você conheça bem a sua equipe para oferecer prêmios realmente atraentes. É preciso saber o que, de fato, motiva seus funcionários.

Pense bem: será que a equipe vai se esforçar para bater as metas se o prêmio final for uma caneta ou uma plaquinha de metal gravada com agradecimentos?

Tenha em mente que o bom resultado do programa trará lucros para a empresa, o que possibilitará usar parte desses lucros para oferecer bônus atraentes.

Documente e divulgue o programa

Objetivos, regras, premiações, elegibilidade e outros aspectos do programa devem ser reunidos em um documento bem elaborado para transmitir confiança aos colaboradores. A divulgação precisa ser ampla e não se restringir ao momento do lançamento do programa.

Avalie e divulgue resultados parciais para deixar a equipe ciente de como está se saindo e qual é o caminho a percorrer para alcançar o objetivo final.

Cumpra o prometido

Pode parecer óbvio, mas é bom lembrar que seu compromisso com a equipe deve ser honrado no prazo e nos termos combinados. Se você falhar ao cumprir a sua parte no acordo, o resultado será quebra de confiança, frustração e desmotivação. Um colaborador descontente aproveitará a primeira oportunidade para pedir demissão e ir trabalhar para seu concorrente.

Como a satisfação da equipe contribui para o sucesso da empresa?

Além do salário mensal, os benefícios indiretos, como premiações e subsídios para alimentação, transporte e outros, são fundamentais para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores. Como consequência, uma empresa que conta com colaboradores satisfeitos vai atrair e reter os melhores talentos.

Hoje em dia, é possível oferecer uma gama de vantagens bem mais ampla. A VR benefícios, por exemplo, oferece soluções que são práticas para o empresário e agradam os funcionários, como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, vale-combustível, vale-cultura e outros, escolhidos de acordo com o perfil da equipe.

Então, agora que você leu o nosso artigo, já sabe que um programa de bonificação para funcionários pode ser muito interessante para atrair e reter talentos que contribuirão para o crescimento da sua empresa. Esperamos que nossas observações sejam úteis para a sua decisão de implantar um programa para garantir a satisfação de seus funcionários. Assim, tanto a empresa quanto a equipe sairão ganhando.

Quer saber mais sobre o assunto? Então leia também o nosso artigo sobre como oferecer uma carteira de benefícios atrativa. Aproveite!