Você já deve ter escutado a expressão “ambientes instagramáveis”. Caso não tenha ouvido, tudo bem, a gente explica: são lugares nos quais a decoração acaba sendo um atrativo a mais aos clientes, para além do cardápio e do atendimento. Geralmente, as pessoas amam tirar fotos e selfies nesses locais para postar nas redes sociais.

Tornar o ambiente mais convidativo e agradável ajuda a formar uma nova clientela e faz você ganhar uma publicidade gratuita. Isso porque as redes sociais facilitam a repercussão do empreendimento, despertando a atenção do público pela sua estética diferenciada.

O mais importante é que você não precisa de uma fortuna para tornar seu espaço ainda mais atraente. Se você está se questionando sobre como decorar uma lanchonete com pouco dinheiro, está no artigo certo. Vamos ajudar você com ideias criativas e que nem de longe vão estourar seu orçamento. Então, vamos às dicas!

Entenda o estilo do seu restaurante

Antes de pensar nos objetos e cores, você precisará definir qual vai ser o estilo do ambiente. Abaixo, listamos algumas ideias para ajudar você:

  • rústico: objetos de madeira de demolição, tijolo à vista, decoração com bambus e plantas espalhadas já dão essa caracterização;
  • minimalista: essa ideia é traduzida pelo “menos é mais”. Aposte em cores suaves e em poucos objetos, mas que façam a diferença no visual;
  • vintage: estilo anos 40 e 50, por exemplo. Quadros de cinema ou personalidades dessa época podem ser uma boa ideia de decoração;
  • temático: foque em um tema e desenvolva a decoração em torno dele. Apostar em ambientes com referências de cultura pop — quadrinhos, séries, bandas etc. — é uma boa quando os frequentadores são mais jovem!

A ideia da decoração tem muito a ver com seus clientes já habituais. Por isso, vale fazer um bom planejamento para não desagradar quem já é freguês e ainda atrair mais pessoas após a redecoração.

Confira 8 dicas para decorar uma lanchonete com pouco dinheiro

Claro que nem todas as ideias aqui precisam ser colocadas em prática. O interessante é pensar naquelas que mais têm a ver com o espaço e também com o seu plano. Prontos para conferir como decorar uma lanchonete com pouco dinheiro? Acompanhe!

1. Aposte em paletes

É possível usar os paletes para transformar o balcão, caixa ou mesmo separar os banheiros. Para ficar ainda mais personalizado, você pode lixá-los e passar verniz ou escolher uma cor marcante, que se destaque no ambiente. Usar um tom característico da sua logomarca é uma boa alternativa!

2. Utilize espelhos

Espelhos dão uma sensação de maior profundidade ao ambiente, sem contar que são um convite a selfies — principalmente os de corpo inteiro. Fica interessante também espalhar diversos espelhos com molduras diferenciadas por uma mesma parede. Detalhe: você mesmo pode pensar nas molduras ou usar espelhos que estejam esquecidos pelo estabelecimento.

Diversos espelhos redondos, sextavados ou retangulares formando um só item na parede deixa seu recinto superestiloso, que tal? 

3. Coloque a iluminação a favor do ambiente

Pode acreditar: a iluminação interfere diretamente na forma como vemos e sentimos o espaço. Assim, vale pensar nas sensações que você deseja criar. Um ambiente à meia luz é convidativo para casais e para um bom papo a perder de vista. Se é o que você quer, aposte nas lâmpadas amarelas.

Já um local mais claro, com luz branca, é mais adequado para reuniões de negócios ou refeições em família.

4. Opte por quadros e posters

Aqui, vale usar itens temáticos, como os de cultura pop, ou frases divertidas, motivacionais, letras de música, desenhos… O importante é deixar o restaurante a sua cara e também de quem o frequenta. Só não é interessante ter um quadro sem nenhum significado.

5. Pense no conforto

Às vezes, o tempo que um freguês passa em seu estabelecimento é proporcional ao conforto da cadeira. Se os assentos são duros, você pode fazer almofadas e colocá-las amarrando no encosto. Os tecidos usados podem ser de acordo com seu ambiente: lugares rústicos casam bem como tecido de chita e paredes coloridas com almofadas contrastantes.

6. Faça um mural

Crie murais de fotos dos frequentadores mais assíduos, de quando tudo começou, fotos antigas da cidade ou mesmo um espaço para as pessoas deixarem recados. De repente, uma parede com lousa e opções de giz à vontade para os clientes escreverem mensagens dá um charme extra ao espaço!

7. Reforme itens

Suas mesas estão com a madeira descascada? As cadeiras estão envelhecidas? Esse é o momento de colocar as mãos à obra. Novamente, o verniz pode ser uma boa opção. Envernizar ou pintar os objetos de madeira dá uma cara nova para o ambiente! Assim, você faz maior economia e ganha demais na decoração.

8. Repense a pintura

Que tal paredes coloridas? Você pode pintar uma de amarelo e as demais mais claras, ou também uma parede com listras cheias de cor. O ideal é pensar em algo bem diferente, que se torne uma referência do seu espaço!

Muitas vezes, essa pintura pode ser feita por você mesmo com alguma ajuda. Sem contar que é comum ter sobras de tintas e elas podem ser reaproveitadas, caso não estejam vencidas.

Veja como não errar na decoração

A decoração, para ser acertada, precisa ser coerente com sua proposta de negócio. Um restaurante com estilo mais informal precisa de ambientes convidativos e amigáveis — uma decoração muito fina pode afastar esse tipo de freguês. Além disso, é fundamental ter atenção em alguns itens:

  • evite criar uma atmosfera muito escura para não parecer um local triste e depressivo;
  • pense na ventilação para que o espaço seja arejado e o cheiro da cozinha não chegue diretamente no público;
  • conte com espaços privados (para festas e comemoração entre amigos e família);
  • escolha mesas redondas para facilitar a integração entre todos.

Pense também na diferenciação dos banheiros feminino e masculino, além de detalhes como arranjos para mesa — que podem ser feitos por você mesmo sem ter um alto custo!

Viu como decorar uma lanchonete com pouco dinheiro não é uma tarefa difícil? Se você precisar de referências, o Pinterest é uma rede social cheia de imagens para inspirá-lo a renovar os ambientes.

Nossas dicas ajudaram você repensar a decoração do seu estabelecimento? Esperamos que sim! Para continuar acompanhando conteúdos exclusivos, não deixe de seguir a VR no Facebook, Instagram e Youtube!