Independentemente de fatores como tamanho e segmento do negócio, a relação entre um empreendimento e seus fornecedores deve sempre ser a melhor possível, de modo a proporcionar vantagens satisfatórias para ambos os lados. Contudo, para que isso aconteça, é preciso saber como encontrar fornecedores bons e comprometidos.

Embora isso possa soar corriqueiro em um primeiro momento, trata-se de uma dificuldade enfrentada por grande parte das empresas nos dias de hoje. Isso porque a escolha de um fornecedor é capaz de afetar diretamente o bom funcionamento de um negócio, portanto, deve ser feita com muita atenção.

Se você ainda não sabe o que considerar na hora de procurar por um fornecedor de qualidade, não se preocupe. É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. A seguir, entenda a importância dessa escolha e confira as dicas que separamos:

Por que é preciso saber como encontrar bons fornecedores?

Um dos principais objetivos de quem tem um negócio é saber satisfazer os clientes para, assim, gerar resultados positivos para ambas as partes, não concorda? Quando o consumidor tem experiências positivas com o seu empreendimento, ele provavelmente voltará para você e o indicará para mais pessoas.

Mas, para que tudo isso aconteça, existe uma condição: é preciso que você saiba oferecer produtos/serviços de qualidade — e é justamente aí que entram os fornecedores, que têm o papel de prover o seu negócio com os insumos, materiais e o que mais possa ser necessário para o funcionamento da empresa.

Afinal de contas, se você quer ser reconhecido por oferecer produtos e serviços de qualidade, é preciso garantir a boa procedência, certo? Todavia, o que mais vem acontecendo nos dias de hoje — sobretudo em momentos de instabilidade financeira — é a escolha de fornecedores baseada somente em fatores como o custo.

É claro que o valor é algo que precisa ser observado, contudo, não pode ser a única condição. É fundamental saber avaliar um conjunto de fatores, o que inclui também a segurança, a qualidade da mercadoria, entre outros. Mais do que isso, é necessário optar por fornecedores que saibam manter o profissionalismo e a pontualidade.

Para ajudar você a acertar nessa escolha, reunimos abaixo algumas das melhores dicas para lhe guiar nesse processo. Acompanhe os próximos tópicos e veja como encontrar fornecedores comprometidos:

Conheça primeiramente as necessidades do seu negócio

Formar parceria com algum fornecedor sem antes ter pontuadas todas as necessidades do seu negócio é algo que dificilmente dará certo. Isso porque quando se sabe todas as características e exigências do empreendimento, a relação com os fornecedores se torna mais prática e eficiente, evitando assim frustrações.

Sendo assim, mapeie todas essas necessidades com cuidado. Quais materiais precisam ser entregues e em qual periodicidade? Tendo uma boa quantidade de informações em mãos, a sua busca por fornecedores comprometidos será mais ágil e eficiente, uma vez que você já terá boa parte dos critérios a serem apresentados a essas pessoas antes de fechar negócio e se arrepender depois.

Faça pesquisas e busque por referências

A internet é uma poderosa ferramenta para qualquer pessoa que deseja adquirir um produto ou serviço. Isso porque, nos dias de hoje, antes de fechar negócio, é comum se voltar a esse recurso para conferir avaliações, informações, opiniões e até mesmo reclamações, facilitando assim a tomada de decisões.

Sendo assim, fazer pesquisas é fundamental. Aqui, não estamos falando simplesmente em escrever “fornecedor de (nome do produto que está procurando)” e clicar logo no primeiro resultado. É preciso saber buscar por avaliações, descobrir a reputação, ler bastante e experimentar pesquisar por outras palavras-chave, como “revendedor”, “distribuidor” etc.

Além disso, saber a opinião de outras pessoas do seu segmento é interessante para que você tome uma decisão satisfatória quanto a um fornecedor, afinal, você estará ouvindo a opinião de alguém que já o conhece e entende como ele trabalha. Sendo assim, procure saber com outros clientes detalhes como: ​

  • pontualidade;

  • eficiência na entrega;

  • possíveis dificuldades e problemas;

  • prós e contras;

  • flexibilidade para negociar, entre outros.

Verifique a qualidade dos produtos

Depois de muita pesquisa, você encontrou um fornecedor em potencial que aparentemente entrega no prazo e cumpre com os preços estabelecidos. Sabendo dessas condições, já é possível fechar uma parceira com segurança, não é mesmo?

Bom, saiba que a resposta não é bem assim. E se, mesmo com todas essas vantagens mencionadas acima, o produto oferecido não tiver a qualidade necessária? Certamente, de nada adiantará contar com os serviços desse fornecedor. O ideal, então, é solicitar amostras para que você possa fazer testes e, consequentemente, evitar dores de cabeça.

Tomando esse cuidado, você também se livra de prejuízos futuros causados por clientes insatisfeitos e produtos/serviços defeituosos, que não atendam as expectativas. Isso pode afetar não só o orçamento do negócio, como também a sua reputação. Sendo assim, redobre a atenção quanto a esse fator. ​

Participe de feiras e eventos

As feiras e eventos correspondem a excelentes oportunidades para firmar negócios e parcerias. Isso porque é justamente nesses locais que você tem maiores chances de conversar diretamente com fornecedores e conhecer seus produtos de antemão. Além disso, várias opções estarão centralizadas em um único lugar, facilitando assim a sua busca e o deixando por dentro das principais tendências da sua área.

Esse pode ser um excelente ponto de partida para iniciar parcerias com fornecedores bons e comprometidos, portanto, procure estar sempre por dentro quanto à realização desses eventos. Separe a data em sua agenda e já vá tendo em mente o que você precisa.

Negocie com antecedência

Um bom fornecedor precisa estar aberto para negociações, portanto, nada de fechar com alguém sem antes negociar as condições. Demandas, prazos, pagamentos e condições de entrega são alguns dos aspectos que precisam ser discutidos em conjunto para o sucesso da parceria.

Lembre-se de que quanto maior for a sua demanda, maior poder de negociação você tem, contudo, é preciso saber abrir mão de alguns detalhes e ceder em determinadas ocasiões — o que faz parte do processo de negociação, não concorda?

Dessa forma, continue sempre a buscar por aqueles fornecedores que atendam melhor as suas demandas, entendendo também o lado deles e entrando em acordos em conjunto para evitar futuros contratempos.

Saber como escolher fornecedores bons e comprometidos é uma decisão que vai afetar diretamente a qualidade, o funcionamento e até mesmo o sucesso e a reputação do seu negócio perante o mercado. Sendo assim, não deixe de colocar em prática as dicas do artigo para fazer ótimas parcerias.

Gostou do post de hoje e aprendeu como encontrar fornecedores e quer continuar a leitura de conteúdos sobre o tema? Então, confira agora mesmo o nosso artigo sobre como trocar de fornecedores. Boa leitura!