Oferecer benefícios é uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados e engajados em suas funções. Essas vantagens são essenciais para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, o aumento da produtividade e dos resultados da empresa.

Ao adotar esse tipo de serviço, a organização visa, sobretudo, otimizar os recursos financeiros e garantir um desempenho de destaque.

A escolha de uma empresa que oferece soluções em benefícios depende de alguns aspectos pontuais, como: objetivo da organização e capital disponível para investimento em recursos humanos e para atualização constante dos profissionais.

A oferta de benefícios é considerada uma das maiores conquistas dos trabalhadores. No entanto, é necessário que a organização saiba escolher, entre as diversas opções, a melhor empresa para terceirizar esse serviço, a fim de conquistar bons resultados.

Antes de descobrir como escolher a empresa de benefícios, saiba mais por que essa decisão é tão importante.

Qual é a importância de oferecer benefícios?

Um dos fatores que influenciam diretamente o desempenho de um colaborador é o benefício ofertado. Além de manter o colaborador mais motivado e satisfeito, que tem relação direta com a produtividade, a procura por um novo emprego ou a manutenção do atual dependem das vantagens oferecidas.

Segundo estudos realizados em 2013 pela Hays e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), 94,5% das empresas contratantes têm aumentado a oferta de benefícios não salariais para que sejam vistas pelos seus colaboradores como diferenciadas em relação a outras organizações do mercado em que atuam. Dentre os benefícios mais comuns estão o seguro-saúde e o seguro de vida.

A escolha entre a gestão interna dos benefícios e a terceirização dos serviços geralmente está associada à praticidade e à agilidade das atividades, e à necessidade de um planejamento estratégico eficiente.

Vale ressaltar que terceirizar os serviços de gestão de benefícios traz diversas vantagens para as companhias, tais como: sobra mais tempo para a organização e gerenciamento de outras tarefas, gera economia, resulta em menos preocupação com trâmites jurídicos trabalhistas, o trabalho é realizado por profissionais experientes, com conhecimento de mercado, entre outros.

Com os serviços terceirizados, os gestores podem se dedicar exclusivamente à parte central do negócio da empresa. Dessa forma, com a redução do tempo investido na gestão dos benefícios, garante-se mais eficiência na realização de outras tarefas.

Como escolher a empresa de benefícios certa?

Com tantas opções disponíveis no mercado, escolher bons benefícios e empresas que ofereçam esses serviços pode gerar dúvidas no setor de Recursos Humanos. Pensando nisso, no post de hoje, listamos 5 dicas para ajudar a esclarecer como escolher a empresa de benefícios certa, que ofereça os melhores serviços para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Pesquise sobre a qualidade do atendimento — tanto para a empresa, quanto para o beneficiário

A princípio, a escolha da empresa de benefícios deve estar relacionada à credibilidade e solidez do fornecedor; caso contrário, sua organização poderá enfrentar dificuldades e conflitos futuros. Para assegurar que isso não aconteça, é de extrema importância conhecer as empresas e suas práticas antes de determinar qual é a melhor opção.

Além de verificar se a empresa é confiável, é importante pesquisar sobre a qualidade do atendimento. A facilidade de comunicação com o fornecer do benefício é um fator crucial, pois impacta na agilidade da prestação dos serviços e na satisfação dos colaboradores.

Um exemplo de empresa referência nesse ramo é a VR Benefícios, que apresenta a melhor nota dessa categoria no site ReclameAqui, além de ser eleita sete vezes como a empresa que mais respeita o consumidor.

2. Verifique a facilidade na gestão dos pedidos de benefícios

A má gestão dos pedidos de benefícios pode gerar incompatibilidades que trarão prejuízos futuros à companhia ou ao colaborador. É importante ter especificações claras e um planejamento eficiente dos benefícios, garantindo suporte para que a equipe se sinta motivada e satisfeita.

Por isso, escolher empresas especializadas que invistam em novas tecnologias e na qualificação de seus profissionais é uma excelente dica, pois garante ainda mais sucesso na terceirização. Alguns diferenciais oferecidos por elas são as plataformas intuitivas online e com autosserviço, além de soluções personalizadas para cada organização, de acordo com o porte.

3. Confira se há garantia de flexibilidade

Atender todas as necessidades dos colaboradores não é tarefa fácil. Entretanto, uma boa alternativa é oferecer algumas opções de benefícios que podem ser escolhidos pelo próprio funcionário — por exemplo, oferecendo ao colaborador a possibilidade de escolher entre vale-refeição ou vale-alimentação.

Com a flexibilidade de escolha, cada profissional prioriza um determinado tipo de auxílio oferecido, de acordo com sua necessidade. Isso amplia as chances de o trabalhador se sentir satisfeito e a política de benefícios atender as suas reais demandas.

4. Veja se há valores atrativos e boas condições de pagamento

Depois de levantar todas as empresas que disponibilizam serviços confiáveis e de qualidade, verifique quais delas têm um plano de benefícios atrativo, com preços justos e boas condições de pagamento. Esse pode ser o diferencial que vai ajudar você a tomar a decisão final.

Esse é um aspecto que ajuda a diminuir o descredenciamento e a consequente troca de empresas de benefícios.

5. Analise se a empresa tem uma ampla rede credenciada (de preferência, com presença nacional)

Esse é um aspecto que deve ser levado em consideração. Não adianta oferecer bons benefícios e não ter uma rede de estabelecimentos que atenda às necessidades dos colaboradores. Uma dica é avaliar se o benefício é aceito nas filiais de consumo da cidade e região da sua organização.

Outro fator importante é a escolha de uma empresa de benefícios que se adapte à cultura organizacional e aos valores da sua companhia. Isso é importante para que a imagem da sua organização não seja afetada.

Empresas especializadas nesse segmento, como a VR Benefícios, administram todas as etapas de implantação e manutenção do serviço, além de gerenciarem os benefícios oferecidos pelas companhias, como plano de saúde, vale-alimentação, vale-refeição, seguro de vida, entre outros.

Além disso, a VR oferece uma excelente qualidade no atendimento e apresenta as melhores condições comerciais — como menores tarifas do mercado e grande rede de estabelecimentos credenciados —, oferecendo soluções em benefícios que levam praticidade, segurança, comodidade e atendimento ágil às organizações, estabelecimentos e trabalhadores.

Essas práticas asseguram uma boa opção de benefícios aos funcionários, contribuem para o desenvolvimento da companhia e garantem um diferencial no mercado competitivo!

Agora que você entende melhor sobre como escolher uma empresa de benefícios, já pode entrar em contato com a gente e ver quais serviços oferecemos. Basta acessar a nossa página!