No ramo empresarial, a percepção do quão importante é investir na satisfação e na qualidade de vida dos colaboradores é um diferencial competitivo muito importante. Se o seu negócio conta com uma empresa de benefícios que está à frente da política de recompensas, melhor ainda — e nós explicaremos o porquê!

Neste post, além de falarmos sobre como funciona uma empresa de benefícios, mostraremos as vantagens de terceirizar a implantação e gestão dos cartões (como vale-alimentação e vale-refeição). Confira nossas dicas e veja como formar uma parceria valiosa e duradoura!

Como consolidar uma política de benefícios eficiente?

Assim como qualquer passo que o seu negócio dá, a consolidação de uma política de benefícios precisa ser bem planejada, concorda? Para que ela dê certo, é preciso adotar um posicionamento estratégico, a começar pelo entendimento do que os seus funcionários necessitam e desejam.

A partir disso, é preciso buscar por empresas de benefícios que ofereça uma carteira atrativa e compatível com suas demandas. No mais, deve-se avaliar o desempenho da prestadora no que diz respeito à gestão dos benefícios — seja para ajudá-lo a implementar os cartões ou mesmo administrar a política adotada em sua totalidade.

Qual o papel de uma empresa de benefícios?

Abaixo, separamos as principais atividades desenvolvidas por uma empresa de benefícios. Acompanhe e entenda melhor o seu funcionamento!

Implementação dos benefícios

Vamos supor que, após entender o que os colaboradores querem por meio de pesquisas internas, o seu negócio entre em contato com a empresa de benefícios escolhida e feche o contrato.

Optando por uma empresa de renome como a VR Benefícios, você receberá um suporte especial para a implementação da política junto aos funcionários. Assim, terá a tranquilidade de que essa etapa será concretizada sem nenhum tipo de contratempo, poupando tempo e trazendo praticidade ao processo.

Fica a cargo da contratada acompanhar a jornada inicial dos colaboradores e sanar as dúvidas que surgirem.

  • Para que serve cada cartão?
  • De que forma verificar os estabelecimentos credenciados?
  • Quais serão as datas para o depósito do saldo nos cartões?
  • Como consultar o saldo para ter um controle melhor dos gastos?

Gestão da estratégia

Como explicamos, a empresa de benefícios também pode realizar a gestão da política de recompensas. Isso não significa, no entanto, que o seu negócio não terá nenhum tipo de controle sobre o andamento da estratégia. Após a efetivação do contrato, a organização contratante receberá um link de acesso à plataforma da prestadora de serviços — no caso da VR, o “Portal RH”.

Por meio dessa rede, as empresas conseguem monitorar sua conta com autonomia e do modo 100% online. Por lá, é possível visualizar fatores muito importantes, inclusive, para os setores financeiro e de Recursos Humanos. Consultando o Portal RH, por exemplo, os empregadores podem:

  • centralizar notas fiscais e boletos;
  • manter uma base de dados segura;
  • solicitar o cadastro de novos colaboradores;
  • definir e/ou modificar quando e quanto de saldo cada cartão receberá.

Por que é importante terceirizar a gestão de benefícios?

Bom, você certamente já deve ter percebido por que é interessante contar com o auxílio de uma empresa de benefícios, certo? No entanto, algumas prestadoras de serviços do ramo oferecem apenas o suporte necessário para a implementação e dão uma orientação básica sobre a gestão.

Isso abre margem para o surgimento de situações que comprometam a eficácia da estratégia. Quando a administração dos cartões fica completamente na mão da empresa, situações como essa infelizmente são comuns e acabam sobrecarregando setores como o de Recursos Humanos.

Vale lembrar que esse departamento já tem outras funções extremamente importantes e que exigem muito foco, dedicação, acompanhamento de dados e análise de resultados. Por exemplo, os processos de recrutamento e seleção, ações para gerar engajamento, aumentar a produtividade, reter talentos etc. Em meio a esse cenário, a terceirização entra como a alternativa ideal.

A terceirização como solução

Ter uma boa política de benefícios é fundamental para manter a motivação, os bons níveis de produtividade, o clima organizacional satisfatório e até mesmo para diminuir os índices de turnover. Tudo isso tendo em vista que os talentos de hoje visam muito mais do que um salário condizente com a média do mercado para optarem por trabalhar em uma empresa.

Com base no cenário que mostramos no último tópico, no entanto, fica claro que a gestão de benefícios, quando realizada internamente, é uma tarefa que exige tempo, recursos e dedicação por parte dos times responsáveis. Quando pensamos que todo esse esforço poderia ser dedicado para aprimorar outras questões que contribuem com o crescimento da empresa, a necessidade da terceirização torna-se ainda mais evidente.

A terceirização surge como uma verdadeira solução para o negócio. Com o auxílio de uma empresa líder em qualidade de atendimento e suporte, a sua organização fica livre para focar em aspectos que merecem maior atenção, sobretudo, aqueles ligados à sua atividade-fim — o seu core business.

Por que a VR Benefícios é a escolha ideal?

Com a VR Benefícios a depender do porte da companhia, não são cobradas taxas administrativas para cartões de vale-refeição e vale-alimentação. Isso proporciona uma economia e tanto — especialmente no caso de pequenas e médias empresas, que já têm outras preocupações imediatas. Interessante, não?

Escolhendo a terceirizada que oferece as menores tarifas de mercado, a organização pode observar, entre outras coisas, fatores como redução nos gastos fixos a médio prazo. E o aspecto financeiro faz uma grande diferença!

Viu só como a empresa de benefícios, além de auxiliar na implantação da política de recompensas, ainda tem um papel importantíssimo na sua gestão? Isso permite que a organização redirecione sua atuação para outros pontos que merecem atenção, como melhorias no ambiente corporativo e no relacionamento com o cliente.

Encontrar uma boa empresa de benefícios exige cuidado e muita análise. Se você já é parceiro de uma, mas está insatisfeito com os resultados, não tenha medo de procurar por melhores prestadoras. Em nosso próximo post, mostramos por que trocar a empresa de benefícios. Te esperamos por lá!