Os números não mentem: com uma média de 10% de crescimento por ano, segundo apontado pelo Sebrae em 2019, o setor de restaurantes é um dos que mais movimenta a economia do país. Trata-se de um cenário promissor para o empreendedor, ainda mais quando se sabe que 34% da população brasileira gasta parte de sua renda em estabelecimentos do tipo.

Contudo, é também preciso pensar que a concorrência está cada vez mais acirrada e, por isso, encontrar maneiras de colocar o seu negócio em destaque é crucial. Criar diferenciais competitivos e que chamem a atenção do público-alvo, como montar uma lanchonete temática, por exemplo, é peça-chave para obter sucesso. 

Se você já está considerando a ideia, temos boas notícias! Neste post, explicaremos como montar uma lanchonete temática e traremos dicas que o ajudarão na criação do negócio. Vamos conferir?

Por que montar uma lanchonete temática?

Atendimento de qualidade, aperitivos saborosos, um ambiente agradável… Seja depois do expediente ou para um encontro de amigos ou familiares, o restaurante faz parte do cotidiano e até mesmo do estilo de vida de uma grande parte da população. No início do texto, mostramos dados animadores para quem deseja empreender no ramo, mas existe outro lado da moeda, e precisamos falar sobre ele. 

É sabido que 25% dos estabelecimentos de Belo Horizonte fecharam as portas nos últimos quatro anos. Entre os motivos estão a instabilidade econômica do país, a falta de planejamento e a ausência de diferenciais que ajudem o local a superar a concorrência.

Em outras palavras, vários empreendedores não têm conseguido manter o negócio, e a única solução é fechar as portas. Para obter sucesso no segmento, é importante oferecer serviços exclusivos e atrativos. Muito além do lucro, é necessário planejar maneiras de encantar o cliente e garantir que a sua experiência seja inesquecível. Por isso, montar uma lanchonete temática é uma escolha certeira, pois trará uma proposta diferente e conquistará o público, consolidando uma rede de consumidores fiéis.

Os restaurantes temáticos costuma faturar mais que os tradicionais justamente por focarem na experiência do cliente. Há todo um conceito por trás do empreendimento: o ambiente e o serviço são pensados com foco na interação com o público-alvo. Tudo isso acaba deixando o consumidor à vontade e se sentindo em casa.

O que é preciso para abrir um empreendimento do ramo?

Agora que você já sabe as vantagens de montar uma lanchonete temática, partimos para parte fundamental da criação de qualquer negócio; o planejamento. É aqui que tudo começa. Portanto, é imprescindível realizar muitas pesquisas e análises nessa etapa. Entenda a seguir.

Pesquise

O primeiro passo de como montar uma lanchonete temática envolve a pesquisa de mercado. Com o orçamento já determinado, você deve fazer uma análise da concorrência, observar o que eles oferecem, conhecer bem o seu público-alvo — faixa etária, renda, gostos etc. — e, assim, traçar de que formas o seu empreendimento pode oferecer algo diferenciado para os frequentadores.

O levantamento dessas informações, que pode ser feito com o auxílio de uma consultoria especializada, é de extrema importância, já que determinará os demais passos a serem seguidos.

Identifique o melhor ponto comercial

A localização da sua lanchonete temática deve ser estratégica e parte da pesquisa que mencionamos acima. É ideal que o estabelecimento fique próximo de onde o público-alvo está, de preferência perto de algum ponto de atração dessas pessoas. Como você já tem em mãos as características principais do seu tipo de cliente — poder aquisitivo, hábitos, gostos etc. —, busque zonas alinhadas a esses quesitos.

Encontre fornecedores de confiança

Os fornecedores serão seus grandes aliados durante toda a trajetória do negócio. Você precisará de pessoas confiáveis, que entregarão aquilo que você precisa para manter o restaurante funcionando — sempre respeitando os prazos e prezando pela qualidade. Sendo assim, faça uma pesquisa para mapear as melhores empresas da área.

Você pode procurar por fornecedores próximos ao local escolhido e verificar quais deles estão a mais tempo no mercado, buscando por avaliações em redes sociais, informações na internet etc. Caso conte com o auxílio de uma consultoria, ela saberá guiá-lo durante o processo. Tenha sempre em mente que estabelecer uma boa parceria será benéfico para ambas as partes e, portanto, é uma prioridade.

Como montar uma lanchonete temática e obter sucesso?

Concretizados os passos mencionados acima, finalmente estamos chegamos no ponto em que revelaremos as melhores dicas de como montar uma lanchonete temática. Acompanhe!

Escolha o tema

Você resolveu montar uma lanchonete temática, então, a decisão mais importante agora é, justamente, a definição do tema. Se você já tem um em mente, é um ótimo começo. Contudo, pode ser que essa escolha ainda não tenha sido feita. Se esse for o caso, não se preocupe. Pesquise os assuntos que são tendência. Algumas opções que estão em alta incluem rock, esportes — sobretudo futebol —, cinema, universo geek, jogos de tabuleiro, entre outras.

Independentemente da escolha, é preciso ser inteligente e estratégico para deixar as pessoas curiosas para conhecer o seu restaurante. Além disso, é necessário colocar muita paixão naquilo que está fazendo. Você, como empreendedor, também precisa estar animado com o tema definido. Do contrário, as chances de que o estabelecimento acabe entrando na estatística dos que fecham as portas são altas.

Monte um menu alinhado

As pessoas que vão a uma lanchonete procuram por uma boa experiência. Sendo assim, seu menu deve ser pensado de forma a causar a melhor impressão possível. Crie um cardápio que encante o público-alvo e aposte na inovação. Esse é o seu diferencial perante a concorrência. Sendo assim, além de trazer as pratos que o seu cliente gosta, você pode, por exemplo, criar aperitivos assinados pelo seu restaurante.

Ao montar o menu, outro ponto importante é inspirar-se no seu tema. Por exemplo, caso abra um restaurante inspirado no rock, uma ideia interessante seria nomear um prato como Rolling Stones, um petisco como Aerosmith, e por aí vai. Melhor ainda quando os ingredientes e o visual do alimento têm a ver com os nomes escolhidos, pois instigará as pessoas descobrirem as referências!

Capriche na decoração

Por fim, mas definitivamente não menos importante, está a decoração da sua lanchonete temática. A ambientação — e tudo o que ela envolve, como iluminação, pintura etc. — precisa ser especial, de forma a permitir que o cliente se sinta imerso no tema escolhido. Sendo assim, além da estrutura básica que todo estabelecimento do tipo precisa para funcionar, dê um destaque para a decoração.

Seguindo o exemplo que demos anteriormente, no caso do rock, você pode criar um ambiente mais intimista, que remeta aos porões onde as bandas faziam seus primeiros shows. Coloque posteres nas paredes das principais lendas da música, enfeite o local com instrumentos decorativos, enfim, traga a essência do tema para a decoração.

Pronto! Agora você já sabe como montar uma lanchonete temática e se destacar em meio a um mercado promissor. Lembre-se: a satisfação do público-alvo é essencial e deve funcionar como combustível para que o seu estabelecimento prospere, atraindo e retendo consumidores fiéis. Essa é parte da receita para o sucesso!

E então, gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a sua visita no blog e confira agora mesmo o nosso próximo artigo com mais dicas para abrir um restaurante. Esperamos você por lá!