Para saber como motivar funcionários, é preciso levar em conta diversos fatores. Atmosfera segura, boa higiene e iluminação, treinamentos, equipamentos e liderança capacitada, além de um mínimo de bem-estar, alimentação e saúde em relação à sua casa e sua família são o mínimo que o colaborador espera para poder se sentir motivado.

Ao oferecer uma plataforma de apoio, o colaborador se sentirá à vontade. A legítima motivação em grupo vem das vantagens que ultrapassam esse mínimo satisfatório.

Continue lendo o post e conheça 8 dicas precisas para motivar os funcionários:

1. Realize atividades externas

Para manter a motivação no trabalho, podem ser feitas reuniões em grupo no decorrer do ano, com a finalidade de criar vínculos entre os colaboradores. Atividades extra local de trabalho colaboram muito para o engajamento na organização.

Organize, sempre que for viável, mesmo que seja somente um simples jantar para celebrar um aniversário, uma conquista ou um happy hour com toda a equipe reunida. Datas importantes que nem as famosas festas de final de ano são necessárias para sair um pouco da rotina profissional.

Aproveite esse momento para criar um relacionamento com seus colaboradores e isso ajudará a garantir resultados de excelência.

2. Designe as pessoas certas para os cargos

É vital que o funcionário esteja trabalhando no setor em que se define. Ninguém se entrega 100% a algo que não o contenta. Logo, para preservar a motivação no trabalho, é primordial dar liberdade para os colaboradores promoverem feedbacks também, quando preciso.

Um bom gestor deve estimular a independência de seus colaboradores e deve estar preparado para apoiá-los quando eles se encontrarem em dificuldades.

3. Propicie horário flexível

As vantagens são óbvias: sem as amarras do relógio, o colaborador passa a se dedicar para cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diária. Por isso mesmo, os profissionais liberais e aqueles que trabalham com tecnologia são os mais beneficiados pelos horários de trabalho diferenciados.

Isso ajuda muito no equilíbrio da vida do profissional, reduzindo o cansaço e o estresse com o trânsito. Essa flexibilidade é um benefício que motiva e mantém os funcionários nas empresas que aplicam esse método. A pessoa se sente bem onde trabalha!

4. Ofereça vale-refeição

Ainda que não seja algo obrigatório para diversas áreas, o vale refeição já é algo almejado pelos funcionários e a ausência dele pode ser capaz de repelir alguns colaboradores qualificados. Além do mais, organizações que fazem uso desse benefício ganham algumas vantagens:

  • o vale-refeição pode ser o diferencial que faltava para a sua empresa atrair mais profissionais;
  • fazendo uso do benefício refeição, os colaboradores podem se alimentar sem precisar retirar recursos do salário;
  • algumas empresas buscam beneficiar seus colaboradores e mantê-los motivados e essa é uma ótima estratégia;
  • com uma boa alimentação, a produção dos colaboradores tende a aumentar e os funcionários ficam mais motivados.

5. Disponibilize planos de saúde

Dentre os quesitos que proporcionam bem-estar e condições dignas de trabalho para os colaboradores de um empreendimento está o cuidado com a saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, os empresários são encarregados pela saúde de seus funcionários, e detêm o poder de proporcionar um suporte profissional hábil e de manter a saúde dos clientes internos atualizada.

Para atender a esse dever, a alternativa mais utilizada pelas corporações é o oferecimento de planos de saúde aos seus colaboradores. Entretanto, muitos empresários seguem inseguros quanto a esse investimento — com insegurança em relação às quedas no lucro da empresa e ao aumento na despesa mensal com funcionários.

Para acabar com a insegurança, confira agora as principais razões para contratar um plano de saúde para a sua empresa, e entenda de que forma esse investimento beneficiará seu negócio:

  • melhoria da relação empregador/empregado;
  • menor recorrência de faltas ou afastamento;
  • destacar a empresa entre a concorrência;
  • menos gastos para todos;
  • suporte aos acidentes de trabalho;
  • possível aumento da produção;
  • acompanhamento da tendência do mercado;
  • possibilidades personalizadas.

Há um plano de saúde perfeito para cada perfil de empresa, desde os micro-empreendimentos até as multinacionais — coberturas, vantagens e valores são totalmente negociáveis e adaptáveis a cada perfil. Invista em seus funcionários hoje para ver a sua empresa prosperar no futuro.

6. Oferte vale-transporte 

Dar ao seu funcionário o benefício do vale-transporte é obrigatório por lei, assim como concedê-lo de uma forma ágil e fácil de administrar para seus colaboradores. A instituição poderá fazer o pedido, obter relatórios e fazer o acompanhamento online, em um sistema seguro e fácil de usar, dentro do site da empresa contratada.

Sua empresa tem total controle sobre a distribuição do benefício para os funcionários com um serviço totalmente personalizado e sistema online. Seu funcionário terá um benefício que o acompanhará nos trajetos mais importantes do seu dia, seja usando metrô, ônibus ou trem.

E a sua empresa terá a facilidade de controlar a distribuição do benefício de forma prática e sem dor de cabeça. Facilite o acesso ao transporte público de seus colaboradores com segurança e agilidade para sua empresa. Preencha nosso formulário e peça um orçamento!

7. Estimule a capacitação para motivar funcionários

É preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico dos funcionários constantemente. Isso porque quem está estagnado fica desmotivado. A pessoa tem que se ver crescendo na empresa. Ou seja, relacionando o resultado que traz para a empresa com seu desenvolvimento pessoal.

E não é preciso desembolsar muito para capacitar a equipe. Existem centenas de cursos, palestras e eventos de graça e online. A empresa pode fazer essa pesquisa e trabalhar com esse tipo de estímulo. Lembrando que tornar os funcionários valiosos é importante para a empresa também.

8. Retorne sempre um feedback

Mesmo quando negativa, uma crítica sobre as soluções da equipe sempre é benéfica. Nada pior para o conjunto do que quando ele não conhece se o destino escolhido está dando os resultados esperados. Tanto unicamente como em equipe, é de suma importância atribuir o feedback a seus funcionários, valorizando nos acertos e execução de metas, orientando nas falhas e nos resultados que estão abaixo do objetivo.

Em resumo, a motivação no trabalho, o desempenho e o comportamento são definidos como essenciais para uma boa gestão empresa/colaborador. O comportamento dos funcionários no trabalho é  evidenciado e conduzido por metas. Por isso, é necessário que os gestores, principalmente de RH, conheçam essas práticas de como motivar funcionários.

Gostou do post? Participe conosco e comente nosso conteúdo!