A confiança no trabalho é muito importante para manter uma boa produtividade e crescimento profissional. Quando falamos de pessoas em cargos de liderança, essa característica é ainda mais relevante, visto que um líder exerce influência sobre um grupo considerável de pessoas. Mas, como passar credibilidade tanto para seus superiores quanto para seus pares e liderados? É o que você vai aprender neste artigo! 

Veja por que é tão importante que as pessoas confiem no seu trabalho e saiba como fazer para conquistar essa confiança de todos à sua volta!

Por que é tão importante passar credibilidade aos colegas de trabalho?

A confiança é algo que se conquista. Ela está diretamente relacionada ao quanto se acredita em alguém, em sua capacidade de realizar determinada tarefa ou nas chances das escolhas dessa pessoa estarem certas. Logo, não é algo que consiga ser imposto ou exigido por meio de uma norma, por exemplo.

A credibilidade é fruto de uma confiança bem construída. Ela funciona como um certificado, que atesta a segurança que o profissional oferece em tudo aquilo que se propõe. É por meio dela que se consolida uma carreira de sucesso e se alcança um reconhecimento que extrapola os muros da empresa.

Como conquistar a confiança no trabalho?

A confiança no trabalho não pode ser imposta, ela deve ser construída. Para isso, algumas atitudes são bastante recomendadas, como as que mostramos abaixo.

Adote uma postura mais receptiva

Uma das principais formas de obter a confiança de qualquer pessoa é se mostrando receptivo a ela. Isso implica em adotar uma escuta mais ativa, prestar mais atenção ao que ela diz e à forma como ela se expressa. Também é importante ser empático, para conseguir entender suas dores e dificuldades, a fim de ter uma comunicação mais efetiva.

Essa atitude ajuda você a se mostrar com um ponto de apoio, alguém que vai acolher as pessoas e buscar compreendê-las antes de exigir qualquer coisa.

Importe-se com as pessoas à sua volta

Também relacionado à empatia, um profissional confiável está sempre atento às pessoas à sua volta. Ele nota diferenças no humor e comportamento de alguns, toma cuidado com o que diz para não ofender ninguém e está sempre disposto a ajudar.

Tenha atitudes condizentes com suas palavras

A credibilidade é algo que não se sustenta com mentiras. Falar uma coisa e fazer diferente disso é altamente prejudicial para a imagem de um bom profissional. Afinal, não é possível depositar confiança em alguém que não segue suas próprias diretrizes, que exige de colegas e liderados atitudes que ele mesmo não pratica.

Seja sincero e honesto

Sinceridade e honestidade são duas qualidades que devem andar juntas. Elas formam a base que garante solidez às ações e decisões do dia a dia, demonstrando o tipo de caráter que a pessoa tem. Pessoas sinceras não escondem informações apenas para obterem vantagens individuais, e pessoas honestas tomam decisões que tragam benefícios a todos os envolvidos, ou à maior parte deles.

Essa postura ajuda a atestar a veracidade de tudo o que é dito, pois já existe uma reputação, construída com ações cotidianas, que comprova isso. Colegas, líderes e liderados reconhecem essas qualidades e depositam cada vez mais confiança nesse profissional.

Aja em prol das soluções

Em uma empresa, tudo deve ser feito em equipe. Não existe o que é melhor para cada um, todos devem pensar no que é melhor para o negócio. A resolução de problemas segue essa mesma lógica. Se a solução proposta traz prejuízo para um setor que não seja o seu, ela não é uma boa solução para a empresa.

A confiança no trabalho depende de ações e decisões que visam solucionar os impasses de forma imparcial, com foco na situação e não em si próprio. Profissionais que consideram os impactos das suas decisões em outros setores da empresa deixam claro que não estão em busca só de autopromoção ou algo do tipo. 

Mantenha sua base de conhecimento atualizada

O conhecimento é algo que evolui com o passar do tempo. A graduação feita há 5 anos já não é mais suficiente para comprovar que você é um profissional à frente do mercado. É preciso se manter atualizado, participar de treinamentos, eventos da sua área de atuação e fazer cursos mais específicos, que melhorem a qualidade da sua formação.

Como aumentar a confiança dos seus liderados?

Profissionais que exercem um papel de liderança têm ainda mais responsabilidades. Eles devem ser exemplos para seus liderados, ao mesmo tempo em que precisam entregar suas demandas com qualidade e pontualidade

Algumas dicas ajudam esses cargos em especial, confira!

Crie um ambiente seguro e acolhedor

Para conquistar a confiança do seu time, é fundamental criar um ambiente mais acolhedor, no qual os colaboradores se sintam seguros e confortáveis. Isso estimula a comunicação mais aberta e fluida, além de facilitar a aproximação de todos, criando um vínculo mais forte do que o de simples colegas de trabalho.

Demonstre confiança em seu time

A confiança no trabalho do seu time é o combustível para que ele siga motivado e engajado. Quando o líder acredita e confia em seus liderados, eles se sentem mais à vontade para inovar e propor melhorias em suas rotinas, que afetem positivamente os resultados da empresa

Entenda e respeite as limitações de cada um

Cada pessoa tem suas características comportamentais e profissionais que precisam ser consideradas pelo gestor. É preciso enxergá-las como oportunidades de melhorias e não como barreiras. O acolhimento dos colaboradores em relação a isso ajuda a mantê-los motivados e a buscar soluções para contornar essas limitações.

Explore e incentive as qualidades de cada um

Por outro lado, as qualidades de cada profissional devem ser exploradas e incentivadas. Isso pode ser feito na distribuição das tarefas e responsabilidades, de forma que cada um tenha uma rotina mais produtiva, usando suas habilidades para alcançar os objetivos da equipe de forma mais eficaz.

Como vimos, a confiança no trabalho é fundamental para o crescimento e fortalecimento da carreira de qualquer profissional. Para quem já atua em posições de liderança, o desafio é ainda maior, dadas as proporções das responsabilidades sobre seu time e sobre os resultados a serem entregues à empresa. De qualquer forma, os cuidados listados neste artigo serão de grande ajuda para a sua caminhada rumo ao sucesso!

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