Todo empresário que se preze quer melhorar sua atuação dentro da empresa, seja o dono ou o responsável pela gerência. Só que, em um mercado que muda a todo momento, o esforço de se manter atualizado já significa um desgaste considerável.

A solução está nos cursos de gestão. Essas aulas podem ter duração de alguns dias até alguns meses. Nesse tempo, professores que pesquisam o mercado ensinam como lidar com novidades ou desafios já conhecidos.

Assim, empresários podem aprender novas formas de atuar na empresa, além de se atualizarem. E o melhor: muitos desses cursos são oferecidos online, sem necessidade de que o aluno saia de casa! 

Quer saber quais são as melhores apostas da área de gestão? Então, continue acompanhando este post e aprenda!

Gestão de liderança

1. Competências gerenciais

Este é um curso online da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com duração de 30 horas. O objetivo é oferecer uma análise do papel do líder em ambientes corporativos. O curso ainda tem foco nos caminhos a serem seguidos por quem está à frente de uma empresa. Entre as disciplinas ofertadas, há módulos de descoberta e gerência de talentos e de desenvolvimento de equipes.

As aulas são ministradas por Leopoldo Antônio de Oliveira Neto. Além de psicólogo, ele é doutor em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da USP.

2. Gestão para resultados

Esse curso da Fundação Dom Cabral (FDC) é presencial e tem carga horária de 96 horas, com seis módulos. O foco aqui é atualizar e capacitar gestores de companhias de pequeno e médio porte. Para isso, o curso reúne conhecimentos que incluem estratégia, finanças, processos, pessoas, marketing, produtividade, entre outros. Tudo com foco no resultado que isso traz para a empresa.

Por ser mais extenso, o curso tem seis professores, um para cada módulo. Para conhecer a equipe envolvida, basta conferir o site da Fundação.

3. Transformação digital e novos modelos de negócios

Outra boa aposta da FDC é este curso presencial de 40 horas, ministrado em quatro dias. O foco está nas mudanças pelas quais os negócios estão passando, os desafios da inovação e como fazer uma gestão contemporânea. As aulas, que ocorrem em Nova Lima (MG), são precedidas de leituras de textos preparatórios com aplicação de quizzes online. O objetivo é que o aluno já chegue preparado para a aula.

Cada dia de curso terá um professor diferente, especialista no assunto que será tratado em cada ocasião. Entre eles, estão Ricardo Carvalho (artes, processo criativo e gestão), Hugo Tadeu (inovação e produtividade), Fabian Salum e Carlos Arruda (ambos especializados em inovação e competitividade).

Gestão de planejamento

4. Gestão de projetos

Quem busca uma qualificação mais específica para a condução de projetos pode se beneficiar com essa proposta. Este curso oferecido pela ESPM tem carga horária de 30 horas e é realizado pela internet.

O objetivo do programa é aprender a desenvolver planos para um projeto e aplicá-los de forma bem-sucedida. Serão ensinados os gerenciamentos de integração, escopo, tempo, riscos e qualidade. Os alunos também serão apresentados às melhores práticas do Project Management Institute (PMI).

Quem oferece o curso é o professor Rubens Jesus, que tem 35 anos de experiência na área de TI, tendo passado por grandes empresas.

5. Gestão de custos

Uma das maiores dificuldades de quem coordena uma empresa em épocas de crise — como a que vivemos — é a gestão de custos. Para ajudar você a lidar com esse desafio, o Ibmec oferece esse curso online de 30 horas. As aulas vão desde os fundamentos teóricos até a prática, com técnicas de planejamento, controle e tomadas de decisão. O foco é separar as informações que são irrelevantes do que realmente faz a diferença.

Quem ministra as aulas é Raimundo Nonato Souza Silva, doutor em Engenharia de Produção. Ele também é professor e pesquisador da Faculdade de Economia e Finanças do instituto.

Gestão de pessoas

6. Gestão de pessoas em PME 

Quem está à frente de uma empresa sabe bem que esquecer da gestão de pessoas é uma receita para o desastre, principalmente em uma pequena ou média empresa (PME). Este curso presencial da Fundação Instituto de Administração (FIA) tem carga horária de 16 horas e foco nesse aspecto. O objetivo é treinar empresários a potencializar o talento existente e aperfeiçoar equipes. O desenvolvimento de sucessores também está no currículo.

O curso será coordenado por Almir Ferreira de Souza, doutor em Administração pela USP.

7. Gestão estratégica de recursos humanos

Outra área que não deve ser ignorada é a de Recursos Humanos (RH). Neste curso online de 30 horas da FGV, o aluno vai aprender conceitos e políticas dessa atividade. Também aprenderá a ter uma visão estratégica do RH para o desenvolvimento de sua empresa, além de desenvolver o raciocínio crítico sobre o RH no mundo corporativo.

Quem dá a aula é o professor doutor João Baptista Brandão. Ele é psicólogo e especializado em comportamento organizacional.

8. Gestão de equipe de vendas

Mais específico para quem está preocupado com as vendas da empresa, este curso online do Sebrae dura 15 horas. O objetivo aqui é trabalhar os processos de criação e gestão da equipe de vendas. Para isso, ensina-se como planejar a seleção do pessoal, como manter a equipe motivada e como analisar as ações da equipe.

Neste curso você terá o apoio de um tutor experiente no assunto, além de poder assistir às aulas pela internet.

Fazer um curso para aumentar suas habilidades na área de gestão não precisa ser uma atividade que vai consumir o seu ano. Você pode fazer desde um curso online de curta ou média duração até uma aula presencial. Em ambos os casos, há a opção de escolher horários convenientes para quem está focado no trabalho.

Para superar os desafios propostos pelas mudanças constantes do mercado, os cursos de gestão são a solução que cabe na sua agenda. Procure a opção ideal para você e faça a sua matrícula!

Achou o texto interessante? O que acha de mostrar essas dicas para seus amigos? Compartilhe o post nas redes sociais!