Gerenciar um negócio é um grande desafio, mas algumas técnicas e conhecimentos podem facilitar o processo e ajudar o empresário a alcançar o sucesso. A internet conta com diversos materiais que podem ser consultados, mas é importante buscar os melhores cursos para empreendedores.

Afinal, reunir conhecimentos sobre administração, gestão e empreendedorismo pode ajudar você a encontrar novos caminhos, otimizar seus processos, desenvolver produtos e serviços inovadores e transformar o seu negócio. Um trabalho que é possível com a reunião de informações essenciais para os empresários.

Neste artigo, separamos alguns dos melhores cursos para empreendedores e que estão disponíveis na internet. Ficou curioso? Então, não deixe de conferir os próximos parágrafos!

1. Aprender a Empreender

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vem se notabilizando por dar apoio aos empreendedores e para as pessoas que têm o sonho de contar com o próprio negócio. Além de oferecer assistência para o desenvolvimento e a implantação de novas empresas, a instituição também oferta cursos, seminários e workshops.

Entre as suas iniciativas de educação empresarial, está o curso gratuito “Aprender a Empreender”, que conta com uma carga horária total de 16 horas. Nele, os alunos terão contato com os principais conceitos de mercado, finança e empreendedorismo. Uma excelente porta de entrada para quem está se aventurando no mundo dos negócios.

Além da abordagem teórica sobre o tema, o curso ainda mostra qual é o perfil ideal para um empreendedor e promove ações para que os futuros empresários possam desenvolver as características gerenciais necessárias para a condução de novos negócios.

2. Como Aumentar e Gerenciar as Vendas

Assim como o Sebrae, a Endeavor tem o objetivo de multiplicar o poder de transformação do empreendedor brasileiro. A instituição é uma organização global sem fins lucrativos e que tem se caracterizado por disponibilizar cursos online e gratuitos, além de outros materiais de relevância para os empresários.

O curso “Como Aumentar e Gerenciar as Vendas” é ministrado por Thiago de Carvalho, que é especialista em vendas e iniciativas empreendedoras. O módulo oferece informações para que os empresários possam melhorar seus processos de vendas e otimizar o seu sistema de fidelização de clientes.

Com quatro horas de videoaulas gratuitas, o curso mostra como “identificar a diferença entre venda consultiva e transicional”, “aprender o que compõe o processo de vendas”, “definir estratégias eficientes para os canais de distribuição”, “acompanhar o relacionamento da equipe de vendas com clientes” e “criar e gerenciar equipe de vendas”.

3. Gestão da Inovação

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil e disponibiliza diversos materiais e cursos gratuitos que podem ser acessados online. Dentre eles, o módulo “Gestão da Inovação” — que trata de um tema essencial para quem deseja empreender.

A aula é ministrada pelo professor Mário Sérgio Salerno, que atua no departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. No curso, o aluno aprenderá sobre os princípios da criatividade e como gerenciar ideias. Um processo necessário para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Para ter acesso ao curso “Gestão da Inovação”, o empresário precisa apenas se cadastrar no site da USP, já que o material é inteiramente gratuito e disponibilizado na internet, o que facilita o acesso e a difusão da cultura empreendedora.

4. Fundamentos do Empreendedorismo: Ideias e Ação

A Universidade da Califórnia é uma instituição que reúne diversos campi espalhados pelo estado da Califórnia, nos EUA. Suas unidades podem ser encontradas em Los Angeles, Berkeley, San Diego, São Francisco, dentre outras cidades. A faculdade está entre uma das mais conceituadas em seu país.

Entre as suas iniciativas, está a disponibilização de cursos gratuitos online. Entre eles, o “Fundamentos do Empreendedorismo: Ideias e Ação”, que discorre sobre criatividade, oportunidade, viabilidade e estratégias para começar um novo negócio. O plano de negócios também é um dos itens estudados.

Ao todo, o curso conta com carga horária total de até oito horas divididos entre vídeos, leituras e testes. O que torna o módulo bastante abrangente e que oferece um bom nível de conhecimento para os empresários. O conteúdo, porém, é todo em inglês.

5. Negociações de Sucesso: Estratégias e Habilidades Essenciais

A Universidade de Michigan é uma das instituições de ensino superior mais conceituadas dos EUA e conta com rol de alunos famosos e que conseguiram sucesso em diversas áreas do conhecimento, como o nadador Michael Phelps, o neurocirurgião Bem Carson, o ex-presidente norte-americano Gerald Ford e o fundador do Google, Larry Page.

Mas o conhecimento produzido pela faculdade não está disponível apenas para os seus alunos. A Universidade de Michigan também disponibiliza materiais online e gratuito, como o curso “Negociações de Sucesso: Estratégias e Habilidades Essenciais”, que aborda estratégias para negociações bem-sucedidas.

O interessante é que o conteúdo do curso pode ser aplicado tanto no dia a dia quanto na rotina de negócios. O módulo conta com carga horário aproximada de nove horas divididas em uma série de vídeos. Assim como no tópico anterior, o conteúdo desse módulo é inteiramente em inglês.

6. Financiando seu Sonho: a Melhor Forma de Buscar Recurso para seu Negócio

Já falamos um pouco da Endeavor neste artigo, mas eles contam com diversos cursos interessantes e que podem ajudar bastante os empreendedores. Além do módulo “Como Aumentar e Gerenciar as Vendas”, a instituição também oferece gratuitamente e online a aula “Financiando seu Sonho: a Melhor Forma de Buscar Recurso para seu Negócio”.

O curso tem objetivo de capacitar o empreendedor para encontrar os recursos necessários para promover o crescimento do seu negócio. Com isso, espera-se que o empresário consiga identificar fontes de capital disponíveis, entender como funcionam os investimentos e saber como obter recursos de maneira criativa.

O módulo conta com sete horas de conteúdo e é uma excelente alternativa para orientar os empresários sobre as possibilidades para trabalhar e desenvolver suas companhias.

Pronto! Agora que você já conhece alguns dos principais cursos para empreendedores, está na hora de escolher o que mais agrada a você e começar os seus estudos.

Gostou deste artigo com os melhores cursos para empreendedores? Então, que tal compartilhar esse conhecimento com os seus contatos nas redes sociais?!