Quem é dono de restaurante costuma estar sempre em busca de inovações e dicas para atrair mais clientes para o seu negócio e, assim, fazê-lo prosperar.

E isso não é para menos, já que sem uma eficaz retenção de consumidores e um aumento contínuo da clientela, se torna difícil manter a competitividade na praça — o que leva à estagnação comercial, à redução do faturamento e à dificuldade em manter o quadro de funcionários.

Pensando nisso, listamos 7 sugestões para você aplicar no seu estabelecimento e assim alcançar o seu objetivo de fazê-lo crescer diante dos concorrentes. Acompanhe!

1. Promova um atendimento diferenciado

A primeira dica é adotar um atendimento diferenciado com foco em não somente servir, mas sim promover uma experiência degustativa.

Além disso, é essencial que os seus funcionários estejam capacitados para lidar com todos os tipos de pessoas, independentemente de raça, cor, sexo, religião etc. Afinal, ninguém vai querer retornar a um local onde foi mal recebido ou, ainda pior, destratado, não é verdade?

E a melhor forma de assegurar isso é com oficinas, cursos e treinamentos sobre boas práticas, que podem ser ministrados pelo próprio RH do restaurante ou realizados em institutos parceiros de micro e pequenas empresas, como o SEBRAE.

2. Invista em um ambiente convidativo

Fora um atendimento diferenciado, é crucial investir nas instalações do ambiente a fim de deixá-lo mais confortável, bonito e convidativo para receber os seus clientes.

O motivo disso é que cada detalhe é capaz de contribuir para impactá-los visualmente e garantir que eles tenham uma experiência positiva, enquanto fazem suas refeições. Entre os principais detalhes, podemos citar:

  • o estilo de decoração;

  • os revestimentos do piso e das paredes;

  • a disposição das mesas;

  • a climatização;

  • a iluminação;

  • a música ambiente;

  • o jogo de talheres e louças.

Portanto, saiba trabalhar todos os elementos do espaço de forma harmônica e otimizada, para despertar o interesse das pessoas e fazer com que elas desejem voltar mais vezes.

3. Aceite vale refeição

Uma terceira dica é não restringir as opções de pagamento do seu restaurante a dinheiro em espécie ou cartão — o que limita o poder de compra das pessoas. Ao contrário, procure expandir as alternativas e possibilitar que elas usem o vale refeição no seu estabelecimento.

A razão disso é bem simples: muitas organizações disponibilizam o VR entre o leque de benefícios para os colaboradores.

Logo, ao ampliar as formas de pagamento e facilitar o acesso dos profissionais a um ambiente próximo ao trabalho, para que possam fazer suas refeições, todos saem ganhando.

E não é exagero dizer isso, já que eles otimizam o tempo e ganham em comodidade. Você, por outro lado, gera fidelização ao mesmo tempo que aumenta a lucratividade do seu negócio.

4. Crie um programa de fidelidade

Você também pode apostar em um programa de fidelidade para atrair a atenção das pessoas e aumentar a sua clientela. E, acredite: não é difícil colocá-lo em prática!

Basta gerar um banco de dados no qual os fregueses possam se cadastrar, seja virtual ou presencialmente, e, a partir disso, oferecer uma série de atrativos para motivá-lo a retornar em outros dias. Abaixo, seguem alguns exemplos para você se inspirar:

  • promoção no happy hour de fim de semana;

  • sobremesa grátis no dia do aniversário do cliente;

  • desconto na compra de aperitivos (3 por 2, por exemplo);

  • entrada grátis a cada 5 refeições consecutivas ou não;

  • acesso à degustação de bebidas (carta de vinhos ou espumantes);

  • oferta de brindes a cada 10 refeições no prazo de 30 dias.

5. Atenda às normas da vigilância sanitária

Seguir as normas da Anvisa para estabelecimentos que oferecem serviço de alimentação não é uma obrigação para quem gerencia um restaurante? É o que você deve estar se perguntando, logo após ler o quinto tópico — e com razão.

Porém, acontece que muitos locais não se adequam a todas as normas (seja por falta de controle ou simplesmente descaso) e acabam sendo autuados pela fiscalização sanitária.

Como resultado, isso pesa no seu bolso — já que o espaço pode ser multado e até mesmo interditado — e a notícia de problemas com higiene, mau preparo de alimentos, contaminação de produtos e afins contribui para criar uma imagem negativa que afeta a retenção dos fregueses habituais e dificultará (e muito) a atração de novos.

Portanto, comprometa-se em estar ciente das regras, atendê-las à risca e, em especial, manter uma rotina operacional para verificar se todos os procedimentos estão dentro dos conformes. Assim, evita-se problemas e o seu restaurante mostra que está engajado em oferecer um serviço de qualidade aos clientes.

6. Diversifique o cardápio para atender nichos de mercado

Outra das dicas para atrair mais clientes é sair do lugar-comum e investir em um cardápio diversificado para atrair não apenas o cliente regular, mas também aqueles de nichos de mercado — como é o caso dos vegetarianos, que representam 14% da população brasileira, segundo levantamento do IBOPE Inteligência.

Afinal, muitas pessoas buscam ambientes que possam atender a suas necessidades específicas e estão dispostas a pagar mais por isso. Sem mencionar, é claro, que esse diferencial contribui para fidelizar a sua clientela.

7. Oferte a opção de delivery

Por último, mas não menos importante, disponibilize o serviço de entrega a domicílio. Isso porque atrair clientes para o seu restaurante não significa, literalmente, trazê-los para dentro do estabelecimento.

Basta lembrar que com a rotina agitada de trabalho, os diversos compromissos sociais, os afazeres domésticos e, principalmente, o trânsito caótico nas grandes capitais, muitas pessoas não dispõem de tempo hábil para se locomover até o seu espaço.

Por isso, pense também nesse público e ofereça a opção de delivery, que é uma solução que combina praticidade e conforto.

Para incrementar ainda mais essa novidade, vale pensar em cardápios personalizados, lançar promoções especiais, contar com sistema de feedback por entrega e ter tanto plataformas online quanto aplicativos para smartphone, para solicitar os pedidos.

Gostou das nossas dicas para atrair mais clientes? Então comece já a colocá-las em prática para garantir uma maior retenção de público, despertar o interesse de potenciais consumidores, gerar divulgação para o seu restaurante e, é claro, aumentar o seu faturamento.

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