Um restaurante ou estabelecimento que comercialize alimentos e que deseja agradar seu público e vender mais, não pode deixar de aceitar o vale-refeição ou alimentação entre suas diversas formas de pagamento.

Afinal, todos sabem que a maioria das empresas oferece esse benefício aos seus profissionais e que a rotina corrida leva esses trabalhadores a buscar a alimentação longe de casa. Portanto, esse é um diferencial para ser escolhido por mais clientes, não é mesmo?

Mas você tem ideia de como ser um estabelecimento credenciado VR? Há alguns requisitos necessários para oferecer aos seus clientes mais essa comodidade. Você quer saber como e onde pode fazer essa solicitação e quais são os procedimentos que deve adotar para isso?

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para que seu estabelecimento possa se credenciar. Acompanhe a leitura!

Que estabelecimentos podem ser credenciados para aceitar os diferentes benefícios oferecidos pela VR?

Para poder se credenciar e passar a aceitar os produtos oferecidos pela VR, a empresa interessada deve ter a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) válida para a modalidade.

Entre eles, estão:

  • VR Alimentação: válido em supermercados, padarias e estabelecimentos similares, apenas para produtos do ramo alimentício;

  • VR Refeição: pode ser usado em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do ramo para refeições prontas;

  • VR Cultura: podem aceitar as livrarias, bancas de jornais, cinemas, teatros, entre outros estabelecimentos que ofereçam livros, jornais ou revistas, filmes ou espetáculos de música e teatro.

  • VR Auto: Postos de combustível e estabelecimentos de serviços automotivos podem aceitar esse vale na venda de combustíveis e atendimento para veículos.

Além disso, nos casos do VR Refeição e do VR Alimentação, deve atender às exigências nutricionais do PAT, que é o Programa de Alimentação do Trabalhador, desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de melhorar as condições de nutrição do trabalhador, especialmente aqueles que têm renda mais baixa.

A prioridade, dessa forma, é o atendimento àqueles que recebem menos de cinco salários mínimos por mês. No site do PAT você pode obter todas as informações sobre o assunto.

Quais são os pré-requisitos exigidos para ser um estabelecimento credenciado VR?

Para ser um estabelecimento credenciado VR em qualquer um dos benefícios mencionados, a empresa deve ter seu ramo de atividade compatível com os produtos aceitos. Também é preciso estar ativo junto à Receita Federal e ter domicílio bancário e pessoa jurídica.

Por fim, para conseguir usar os benefícios e aceitar os cartões da VR, o estabelecimento deve possuir uma maquininha de cartão vinculada à pessoa jurídica que está fazendo a solicitação.

Quais são os 7 passos para dar entrada no credenciamento junto à VR?

Para ajudar você, que já decidiu oferecer aos clientes a oportunidade de efetuar seus pagamentos com um dos cartões da VR, veja quais são os procedimentos a seguir:

  1. é preciso inserir os dados do estabelecimento, como CNPJ, razão social, nome fantasia, informações de contato e endereço completo;

  2. em seguida, você precisa informar os dados da pessoa que vai representar a empresa junto à VR;

  3. depois do cadastro, você deverá escolher quais os produtos desejados oferecidos pela VR;

  4. após a escolha, insira o número de filiação das maquininhas disponíveis no estabelecimento;

  5. o próximo passo é inserir os dados bancários da empresa;

  6. as qualificações do estabelecimento também devem ser inseridas, tais como tipo de empresa, número de mesas e cadeiras (se for um restaurante ou similar), dias de funcionamento, entre outras;

  7. para finalizar, basta ler e dar o aceite no Contrato de Adesão.

Posso usar qualquer maquininha para aceitar os cartões da VR Benefícios?

As principais máquinas oferecidas no mercado brasileiro aceitam o pagamento com os cartões da VR Benefícios, caso você seja credenciado e o equipamento esteja habilitado. Confira quais são elas:

  • Cielo;

  • Rede;

  • Getnet (válida apenas para VR Refeição e VR Alimentação);

  • PagSeguro;

  • Elavon;

  • Vero;

  • Stone;

  • Cappta.

É preciso uma configuração especial para o uso das maquininhas?

Algumas instruções devem ser seguidas pelo estabelecimento credenciado VR para que possam usar suas maquininhas para aceitar o pagamento com um dos nossos produtos. No momento da adesão, você será orientado pela nossa equipe.

Basicamente, em até 48 horas após a informação de que a sua máquina está habilitada para aceitar os produtos escolhidos, ela estará pronta para aceitar o pagamento em sua empresa. Para isso, é preciso reiniciar o equipamento após esse prazo, assim a habilitação será concluída. É só desligar e religar.

Para os estabelecimentos que têm TEF/PDV, será preciso entrar em contato com sua área interna de TI ou diretamente com a Empresa de Automação Comercial Conveniada para habilitar o aparelho e passar a aceitar nossos cartões.

Posso usar os adesivos que informam que os cartões são aceitos em meu estabelecimento?

Sim! Assim que for feito o credenciamento, você receberá o kit com os adesivos de sinalização, em um prazo de 30 dias.

Por que devo optar por ser um estabelecimento credenciado VR Benefícios? Quais são os diferenciais em relação a outras empresas do segmento?

Atualmente, a VR tem milhões de cartões com seus benefícios circulando nas mãos de trabalhadores de todo o Brasil. Aceitar essa forma de pagamento fará com que mais clientes escolham o seu estabelecimento para realizar suas compras.

Além disso, uma grande vantagem para nossos parceiros é que a VR Benefícios é a única empresa desse segmento a transacionar os cartões de benefícios em uma variedade grande de maquininhas. Ou seja, você provavelmente não terá de trocar a sua ou buscar uma nova para aceitar nossos cartões.

Quer saber mais detalhes das vantagens de ser um estabelecimento credenciado VR?

Presença nacional da empresa

Como estamos em todo o país, certamente as chances de aumentar o número de clientes em sua empresa e, por consequência, os seus lucros, será maior.

Controle 100% online

Ao ser credenciado, você poderá acompanhar suas vendas, o valor de reembolso e a antecipação do pagamento pelo portal VR Estabelecimento ou pelo app VR Estabelecimentos, facilitando seu dia a dia.

Reembolso em 24 horas

Ao ser credenciado VR Benefícios, sua empresa pode optar pelo recebimento da antecipação em um dia. Isso significa que o cliente passa o cartão hoje e amanhã o dinheiro já estará na sua conta.

Deu para perceber que o procedimento para tornar-se um estabelecimento credenciado VR é simples. Além disso, as vantagens de ser nosso parceiro são fáceis de ser notadas. Certamente, ao aceitar os nossos cartões, sua empresa vai oferecer um diferencial aos clientes e aumentar seus lucros.

Que tal entrar em contato conosco, agora mesmo, e fazer o seu cadastro? Nós temos mais de 40 anos no mercado e estamos prontos para atender você com qualidade e atenção!