Não é segredo algum que, diante das exigências do mercado, estar sempre atualizado é algo fundamental a todo profissional.

Isso não poderia ser diferente para aqueles que trabalham no setor de Recursos Humanos e lidam com a gestão de pessoas. Nesse sentido, conhecer as ferramentas para RH que são tendência pode ser a peça-chave para a garantia de equipes mais eficientes.

É justamente pensando em otimizar o trabalho dos gestores de RH que, no artigo de hoje, listaremos algumas das principais ferramentas para o setor, garantindo a eficiência de seus processos e, consequentemente, trazendo resultados positivos para a empresa como um todo. Vamos lá?

1. Painéis de RH

Os painéis de RH foram criados para atuar como ferramentas indispensáveis de comunicação entre empresa e funcionário. Isso porque, além das funcionalidades que atendem aos gestores do setor, eles oferecem também a possibilidade do colaborador resolver demandas — como enviar atestados e atualizar seus dados cadastrais de maneira prática.

As empresas, por sua vez, podem utilizar os painéis de RH para enviar comunicados importantes aos colaboradores (e, em muitas dessas ferramentas há a funcionalidade de resposta), divulgar campanhas e eventos, entre outras ações.

No entanto, a funcionalidade desses painéis que mais desperta o interesse dos gestores de RH é certamente o fato de que eles podem ser acessados não somente pelo computador, mas por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

2. Trello

Bastante conhecido por sua eficiência, o Trello é uma ferramenta versátil de gerenciamento de projetos, podendo ser ajustada de acordo com as necessidades de cada usuário. Justamente por isso, pode ser usado tanto por um só gestor como por equipes.

De modo geral, é possível criar painéis e, em cada um deles, o usuário adiciona boards com as categorias que quiser. Nesses boards, podem ser incluídas as tarefas de cada projeto a ser executado, bem como designar atividades a algum usuário específico e colocar prazos.  

Dessa forma, a condução dos projetos do setor se torna fluida e clara, uma vez que a ferramenta é fácil de ser utilizada e bastante intuitiva.

3. Folha de pagamento online

O setor de Recursos Humanos já deixou no passado aquela sua imagem relacionada apenas à parte burocrática de seus processos.

Torna-se cada vez mais disseminada a visão de que o RH é uma área estratégica e, portanto, precisa ser tratada como tal. Nesse sentido, uma das tendências mais fortes da área é o uso da tecnologia.

A folha de pagamento online, por exemplo, permite que o colaborador possa consultar suas horas trabalhadas, férias, décimo terceiro e ainda ver seus holorites, tudo isso de forma prática e com apenas um clique.

A tecnologia garante mais liberdade ao setor de RH, uma vez que ele não precisará ser acionado sempre que houver a necessidade de imprimir folhas de pagamento nem precisará fazer cálculos e mais cálculos. Além disso, a ferramenta facilita o acesso e a recuperação desses documentos, uma funcionalidade certamente interessante.

Registrando os dados básicos de cada funcionário (salário, descontos, férias, adiantamentos) na plataforma, ela gera automaticamente o valor a ser depositado para os colaboradores, evitando erros — já que o processo de cálculo é todo feito pelo computador — e garantido aos gestores de RH tempo para se dedicar a outras tarefas da gestão de pessoas, como a seleção e o recrutamento de talentos.

4. Runrun.it

O Runrun.it é um aplicativo de gestão de projetos que possibilita mensurar o desempenho de cada colaborador envolvido em determinada tarefa. Isso porque seu sistema de medição de performance (denominado de RR-Ratings) leva em consideração fatores como:

  • a quantidade de tarefas entregues pelo colaborador;

  • a pontualidade dessas entregas;

  • o esforço feito para a entrega das atividades;

  • o número de revisões necessárias, entre outros aspectos.

Além disso, outra funcionalidade interessante do Runrun.it é a possibilidade de premiar os colaboradores da ferramenta com medalhas virtuais, de acordo com as notas que eles conquistam. Esse toque lúdico de gamificação faz da plataforma uma maneira eficaz de engajar os funcionários.

5. Reachr

O Reachr surgiu como uma alternativa prática, tanto para quem busca por oportunidades quanto para os recrutadores e gestores de RH, deixando um pouco de lado a dinâmica dos sites de anúncios de vagas.

A premissa da ferramenta se assemelha bastante à do aplicativo de relacionamentos Tinder, em que os perfis das pessoas são mostrados na tela principal do usuário e ele pode escolher dar like ou dislike.

Caso a outra pessoa também tenha curtido o seu perfil, acontece um match (combinação) e um chat é aberto pelo aplicativo para que ambos possam conversar.

O mesmo acontece no Reachr, contudo, em um contexto totalmente diferente. Candidatos e empresas criam seus perfis para divulgar vagas. Caso haja uma combinação entre os dois, um chat é aberto para que o recrutador possa conhecer melhor o profissional e, quem sabe, trilhar um caminho rumo à contratação.

6. Ponto eletrônico online

A legislação brasileira determina que todas as empresas com mais de 10 funcionários precisam ter registro de ponto, que pode ser feito tanto manualmente, no papel, como de forma eletrônica.

Para as organizações que contam com mais colaboradores, contabilizar o banco de horas de forma manual todos os meses é certamente uma tarefa que demanda tempo e esforços, logo, o ponto eletrônico online configura uma alternativa mais atraente.

Quando integrado com algum software, o ponto online é capaz de fornecer aos gestores de RH informações muito úteis e de maneira mais rápida. Trata-se de uma opção também vantajosa para os funcionários, que podem visualizar seu banco de horas, consultar atrasos e confirmar horas extras, tudo isso com bastante segurança.

7. Gestão de benefícios online

Nos dias de hoje, as empresas estão cada vez mais atentas quanto ao bem-estar de seus colaboradores. Isso porque, ao contrário do que muitos imaginam, o recurso mais precioso de uma organização não é apenas o seu produto ou serviço, mas sim o seu capital humano.

É fato que funcionários motivados e felizes produzem mais. Nesse sentido, é comum que as companhias invistam em oferecer benefícios atraentes, como vale-refeição, vale-alimentação, vale-combustível, vale-cultura, entre outros.

Sabemos que, muitas vezes fazer a gestão de tudo isso é algo que exige uma série de processos para os gestores de RH. Contudo, a boa notícia aqui é que algumas prestadoras de serviços — como a VR Benefícios — oferecem a gestão 100% online de benefícios, garantindo mais autonomia à empresa e faciltando o trabalho do setor de Recursos Humanos.

Quem atua com Recursos Humanos precisa estar sempre atualizado. Felizmente, como você pode perceber no artigo de hoje, existem muitas novidades e ferramentas para RH que facilitam o trabalho desse setor, trazendo inovação, inteligência e produtividade para dentro das empresas e otimizando os processos de gestão de pessoas.

Agora que você já conhece as 7 melhores ferramentas para otimizar sua gestão de RH, que tal continuar se aprofundando com outros artigos relevantes para o seu negócio? Para isso, não deixe de ler nosso post com 5 metodologias de gestão que você precisa conhecer!