Vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde etc. Uma empresa pode conceder diversos tipos de vantagens aos seus colaboradores. Apesar da sua importância, esse processo pode ser complexo — mas pode ser terceirizado. Porém, como é o funcionamento de uma empresa de benefícios?

Como o próprio nome pode indicar, uma empresa de benefícios se dedica a identificar as necessidades dos colaboradores de uma organização e desenvolver um trabalho para que elas possam ser supridas. Assim, é possível conceder vantagens que demonstrem que a companhia se importa com os seus funcionários.

Esse trabalho de identificação das necessidades e de criação de um pacote de benefícios podem ser desenvolvidos pelo RH de uma empresa, mas envolvem grande esforço técnico para instituir e gerir um modelo próprio. Mas o mercado já conta com empresas especializadas nesse tipo de serviço, tornando a concessão dessas vantagens simples e eficiente.

Agora que você já sabe o que é esse tipo de negócio, que tal descobrir como é o funcionamento de empresas de benefícios? É só ler os próximos parágrafos!

Atenção à necessidade dos colaboradores

De uma maneira geral, o sistema de benefícios busca retribuir aos profissionais de uma empresa os seus esforços para alcançar os objetivos e as metas colocadas pela empresa. Dessa forma, funciona como um complemento ao salário e um instrumento de valorização e retenção dos colaboradores.

Assim, os benefícios buscam trazer duas vantagens para os trabalhadores:

  • econômica: vale-refeição, vale-alimentação, vale-cultura, dentre outros, contribuem para que os funcionários de uma empresa tenham maior poder de compra e acesso a mais produtos e serviços. Isso ajuda a motivar essas pessoas;
  • social: assim como os benefícios de alimentação e entretenimento, plano de saúde, plano odontológico, auxílio creche e outros, também contribuem para o bem-estar do colaborador e promovem ganhos para a rotina dele.

No entanto, a concessão desses benefícios está atrelada a uma análise das necessidades dos colaboradores de uma empresa. Afinal, cada equipe de trabalho pode priorizar determinadas vantagens em detrimento de outras. Assim, para que se possa alcançar os melhores resultados, é preciso identificar essas necessidades.

Por exemplo, uma empresa que conta com muitos trabalhadores com filhos pequenos tende a ter melhores resultados ao oferecer benefícios como plano de saúde e auxílio creche, pois suprirá uma demanda comum de seus colaboradores. Mas, se os funcionários são jovens e solteiros, o vale-cultura pode ser uma escolha interessante.

Contudo, a identificação dessas necessidades exige um trabalho detalhado de análise do perfil dos colabores e a criação de um sistema que possa atender os desejos e, ao mesmo tempo, se encaixar no orçamento empresarial. Além disso, é preciso gerir esse sistema. Um trabalho a ser executado pelas empresas de benefícios.

Ainda está em dúvida se vale a pena ou não contar com uma empresa de benefícios? Então, confira o porquê de contar com esse tipo de serviço.

Vantagens dos benefícios

A concessão de benefícios aos colaboradores traz diversas vantagens para uma empresa. Além de motivarem e contribuírem para o bem-estar dos funcionários, os benefícios também contribuem para o desenvolvimento do negócio, já que a equipe de trabalhadores tende a gerar melhores resultados na rotina corporativa.

A seguir, vamos explicar algumas das principais vantagens de conceder benefícios aos seus colaboradores. Confira!

Maior satisfação

Quando as pessoas conseguem consultar médicos e cuidar da saúde, ter acesso a uma alimentação regular e de qualidade, participar de atividades culturais e de lazer e conseguem um transporte de qualidade para ir e vir do trabalho, tendem a ter uma condição de vida melhor.

Essa melhora em suas rotinas gera mais satisfação e dá mais disposição para que elas encarem as suas atividades no dia a dia. Essa satisfação acaba por gerar resultados para a empresa em que trabalham, pois os colaboradores atuam com mais disposição e com mais respeito pela instituição.

Aumento da motivação

Motivação é aquilo que nos faz levantar da cama todos os dias e cumprir as nossas funções com afinco. Os efeitos motivadores são variados: cursar o ensino superior, ter uma boa aposentadoria, fazer viagens, comprar uma casa ou um carro etc. Todos eles estão ligados ao bem-estar das pessoas.

A concessão de benefícios aos colaboradores, além de ajudar na autoestima e saúde deles, também permite o aumento do poder de compra, o que contribui para o seu desenvolvimento pessoal. Tudo isso ajuda o funcionário a se sentir motivado e a executar as suas funções com disposição e vontade.

Melhoria no desempenho

O que acontece quando se tem funcionários motivados? A resposta é bastante simples: melhoria do desempenho! Qualquer empresário que observa seus colaboradores percebe que quanto maior for a satisfação deles melhor será o desempenho — o que, consequentemente, trará resultados positivos para a empresa.

Claro que um bom salário já tem um efeito motivador, mas pode ser obtido em diversas empresas. Os benefícios, por outro lado, são vantagens frente a um mercado competitivo e atento aos talentos. Concedê-los é uma forma de atrair essas pessoas e demonstrar que a empresa se importa e quer ela ali.

Retenção de talentos

Você pode até argumentar que existem muitas pessoas querendo trabalhar. No entanto, nem todas conseguirão atender você com grande excelência, se encaixar nos seus padrões ou gerar os resultados que deseja. A qualidade da mão de obra é importante para os negócios e é difícil encontrar trabalhadores qualificados.

Além disso, treinar cada novo funcionário é um gasto e tanto para as instituições. Dessa forma, reter talentos deve ser uma política constante nas empresas que querem manter o seu nível de excelência. Os benefícios são excelentes mecanismos para atrair e, principalmente, reter aqueles colaboradores que se destacam em suas funções.

Depois de ler este artigo, você já entende melhor qual a importância da concessão dos benefícios para colaboradores e como isso pode ajudar o seu negócio. E mais: não é preciso dedicar esforços para preparar a empresa para conceder essas vantagens, pois existem empresas de benefícios que podem assumir essa demanda por você.

Então, agora que já sabe como é o funcionamento de empresas de benefícios, que tal entrar em contato com a VR Benefícios e descobrir como podemos ajudar você ainda mais?!