Você sabe como fazer a gestão do tempo trabalhando de casa? Muitas pessoas sentem dificuldade de cumprir com prazos e manter a produtividade, mesmo diante da flexibilidade que o formato oferece.

Para conseguir manter a concentração e o foco, o mais recomendado é estabelecer horários de trabalho e separar um local tranquilo para a produção. Assim, será possível manter as tarefas em dia, sem que você se sinta sobrecarregado.

Para ficar por dentro do assunto, reunimos neste conteúdo dicas valiosas para administrar da melhor forma possível o tempo enquanto você trabalha em casa. Acompanhe!

Organize um espaço tranquilo para trabalhar

Outra dica que pode fazer toda a diferença é investir em um espaço silencioso e tranquilo, que ofereça conforto e todas as condições necessárias para as suas atividades. Isso pode auxiliá-lo bastante, impactando diretamente o desempenho no trabalho.

Lembre-se de que você vai passar longas horas no seu escritório, então, evite improvisar no ambiente. Escolha uma boa cadeira confortável e uma mesa que acomode todos os objetos que você pode precisar, como impressora, bloco de anotações, computador, telefone, entre outros itens.

Mantenha uma rotina

É fundamental estabelecer e manter uma rotina para que você não se perca diante dos compromissos de casa e do escritório. Mesmo que o trabalho remoto ofereça liberdade e independência, caso você não consiga fazer uma boa gestão do tempo, é bem provável que o seu rendimento seja prejudicado.

Portanto, é preciso levar em consideração tanto os horários em que você produz mais e melhor quanto seus outros compromissos externos. Contando com um planejamento eficiente da rotina, você evita o acúmulo de horas extras e consegue ser mais produtivo e focado nas demandas.

Invista nas manhãs

Muitas pessoas conseguem produzir melhor e com mais agilidade pela manhã. Se esse é o seu caso, procure levantar da cama cedo e logo se preparar para a dedicação ao trabalho. O ideal é que você faça um planejamento na noite anterior, listando todas as atividades e o tempo necessário para cumprir com tudo antes da hora do almoço.

Trabalhar de casa, em uma espécie de “escritório pessoal”, é uma oportunidade e uma vantagem competitiva que muita gente deseja. Mas, mesmo com a flexibilidade e a liberdade que esse tipo de formato oferece, quando não se dá a atenção apropriada para as demandas, facilmente você pode se sentir sobrecarregado. Portanto, aproveite que você pode definir os seus horários e trabalhe nos momentos que pensar que consegue ser mais eficiente e, também, mais prazeroso.

Tenha uma agenda diária bem definida

Quem desenvolve seus afazeres profissionais em casa sabe que é bastante comum acabar dedicando mais horas além das adequadas para o trabalho. Para contornar a situação e ter um melhor gerenciamento nesses momentos, tenha uma agenda e busque sempre listar todos os compromissos diários, inclusive os da casa.

É recomendado estipular pequenas pausas para o descanso e a alimentação e, também, para que você possa se distrair com algo que não tenha relação com a produção. Além de diminuir a ansiedade e o estresse, você terá mais chances de ter um melhor desempenho e recarregar as energias, sem aquele sentimento de que deixou de fazer algo importante ao longo do dia.

Utilize aplicativos de gestão de tempo

Atualmente, existem diversas ferramentas de gestão de tempo voltadas para quem trabalha em casa. Os aplicativos ajudam a manter a concentração e elevar a produtividade, além de impulsionar a disciplina para atender às demandas profissionais dentro do prazo.

Um exemplo é o Trello, ferramenta de gerenciamento de projetos que pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada usuário. Ele permite a criação de painéis interativos em que a pessoa adiciona as tarefas diárias e o tempo definido para cumprir cada atividade.

Mas tenha em mente que os aplicativos sozinhos não dão resultados: também é muito importante realizar mudanças de hábitos e de comportamento para que a rotina no escritório dê certo.

Uma dica, nesse sentido, é utilizar a técnica Pomodoro, que consiste na divisão dos fluxos de trabalho. Ela contribui significativamente para melhorar a agilidade do cérebro e, também, o foco na execução dos compromissos. A metodologia se baseia em definir o tempo necessário para cada tarefa, fazendo com que o profissional consiga se dedicar a ela sem pausas ou distrações.

Converse sobre sua rotina com todos da casa

Explicar aos outros moradores a importância de respeitar a sua rotina é fundamental para manter a sua produtividade em alta. Portanto, busque o diálogo sempre que possível, evitando, com isso, que as pessoas ao seu redor possam distrai-lo. Deixe bem claro que, apesar de estar em casa, você está ocupado, da mesma forma como se estivesse em um ambiente formal.

Muitas vezes, pode ser difícil falar não. Mas saiba que interrupções constantes são as verdadeiras inimigas do trabalho remoto. Você pode, por exemplo, fixar a agenda com os seus horários em um local comum da casa. Assim, os outros moradores vão entender quando não devem chamar você para tarefas que não dizem respeito ao trabalho.

Evite as redes sociais

Pode não parecer, mas as redes sociais e os celulares consomem boa parte do tempo que poderia estar sendo investido em produtividade. Portanto, quando se sentar para realizar os afazeres de trabalho, crie o hábito de manter o celular no silencioso ou no modo avião, impedindo interrupções.

Caso você precise resolver algo ou falar com alguém, vá direto ao ponto e considere desligar as notificações, por mais urgentes que pareçam. Dependendo da sua função, você terá a chance de cumprir melhor as exigências, por exemplo, entregando as tarefas antes do prazo.

Fazer a gestão do tempo trabalhando de casa pode representar um verdadeiro desafio para muitas pessoas. No entanto, seguindo as nossas dicas, você certamente conseguirá fazer com que a sua rotina se torne cada vez mais produtiva.

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