Saber como delegar tarefas é algo muito importante no dia a dia de um líder, uma vez que essa prática facilita processos e decisões por parte dos gestores. Além disso, ao distribuir funções é possível que as lideranças estejam mais focadas em pontos como o planejamento estratégico da empresa.

Outro aspecto significativo de delegar tarefas é que essa prática ajuda a explorar todo o potencial individual e coletivo de uma equipe. Isso impacta no rendimento profissional de cada colaborador e também é uma ótima forma de melhorar a produtividade na empresa.

Neste artigo, explicaremos a importância de delegar tarefas e como isso pode melhorar a gestão da sua empresa. Conheça ainda algumas dicas infalíveis para colocar essa técnica em prática. Não perca!

A importância de delegar tarefas

É muito comum encontrarmos pessoas que enxergam a figura do líder como a pessoa que acumula mais funções que os demais. De fato, a liderança da empresa ou de um departamento possui mais responsabilidades em seu cotidiano e uma delas é saber distribuir tarefas entre os membros da equipe.

Delegar responsabilidades a outros membros é fundamental para que um gestor possa exercer integralmente suas funções dentro de uma empresa, como pensar em estratégias, desenvolver o potencial dos colaboradores e manter a produtividade do time.

Contudo, é muito comum encontrarmos gestores que não estão cientes sobre a importância de delegar e acabam acumulando muitas tarefas em seu cotidiano.

Além de impedir que a liderança se desenvolva da forma correta, esse tipo de prática fará com que os funcionários fiquem acomodados e se sintam desmotivados dentro da empresa, sem uma perspectiva de crescimento profissional.

Portanto, antes de começar a distribuir funções para sua equipe, é essencial entender a importância de encarrega-las aos colaboradores. Outro ponto fundamental é perder o receio de que a tarefa não será bem executada pelo funcionário. Caso isso aconteça, é função do gestor direcioná-lo para a melhora daquele desempenho.

Como essa prática pode melhorar a gestão

Conseguir delegar tarefas pode melhorar muitos aspectos dentro do dia a dia de uma empresa e, sobretudo, na vida dos gestores. Isso porque compartilhar responsabilidades permitirá ao líder diminuir a sobrecarga de trabalho.

Assim, é possível utilizar melhor o tempo para pensar em questões como implantação de novas estratégias e ações que ajudem a empresa a se destacar. Além disso, distribuir tarefas permite traçar um perfil detalhado de cada membro e, a partir disso, explorar o potencial individual e coletivo da equipe, melhorando seu rendimento.

Esse tipo de iniciativa é indispensável no mercado atual (cada dia mais acirrado), já que essa prática possibilita manter a produtividade em alta e tornar a empresa competitiva frente aos concorrentes.

5 dicas de como delegar tarefas

Pode parecer algo simples, mas delegar funções nem sempre é fácil. Essa responsabilidade pode se tornar ainda mais complicada para pessoas que se tornaram líderes há pouco tempo e acabam centralizando muitas demandas em seu cotidiano.

Além de prejudicar a rotina, esse comportamento certamente fará com que a produtividade do gestor diminua e, em consequência, a equipe passará a ter um rendimento menor também.

Para ajudar você nesse processo, separamos algumas dicas infalíveis. Confira!

1. Conheça bem sua equipe

Algo muito importante a ser considerado no momento de distribuição das tarefas é conhecer o perfil de cada colaborador. Para que esse processo seja bem-sucedido e alcance os resultados desejados, é preciso entender os traços particulares de cada membro da equipe.

Esse processo é altamente enriquecedor, pois nele você descobrirá quem são os funcionários mais criativos, quais lidam melhor com números e planilhas, além de saber como as pessoas lidam com as funções. Com base nisso, será possível saber quem está capacitado para eventuais demandas que surgirem.

2. Ensine sobre a importância daquela tarefa

Mais do que apenas repassar funções aos seus colaboradores, você precisará conscientizá-los sobre a importância delas para a empresa e também para o desenvolvimento pessoal de cada um.

Quando os funcionários entendem que uma ação impacta positivamente algo maior, eles se sentem importantes e motivados para fazer o seu melhor. Como consequência, o líder poderá ter mais tranquilidade ao confiar uma função aos membros da sua equipe.

3. Acompanhe o desenvolvimento do time

Outro ponto importante é entender que o trabalho do gestor não termina no momento em que ele delega a tarefa. Depois disso, há uma etapa fundamental: o acompanhamento dos funcionários diante daquela nova função.

Defina prazos e acompanhe se o time está cumprindo o combinado, analisando tudo o que está sendo feito, o que ainda está em aberto, se o que já foi executado está de acordo com as necessidades da tarefa e outras questões.

Lembre-se: não é porque uma responsabilidade foi repassada que você não precisará exigir que ela seja bem executada pela equipe.

4. Dê feedbacks sobre o desempenho

No mundo empresarial, dar feedbacks para os colaboradores é fundamental para que eles saibam se o trabalho deles está ou não de acordo com as expectativas da empresa. Afinal, como é possível saber se a execução de uma função atende às necessidades esperadas se ninguém expõe uma visão clara sobre o que foi entregue?

Mantenha o diálogo com os funcionários em todas as etapas (desde o momento de repassar a demanda, explicando o que e como ela deve ser feita), acompanhe o desenvolvimento do processo, corrigindo possíveis erros de percurso, e sempre analise a tarefa finalizada, como a pessoa se comportou, o que pode ser melhorado etc.

Esse tipo de feedback ajudará a equipe a trabalhar de acordo com o que o gestor e a empresa esperam, além de evitar que uma tarefa seja entregue com erros.

5. Entenda a diferença entre delegar e ordenar

Você sabia que existe uma grande diferença entre delegar tarefas e dar ordens? Pois esse é um dos grandes desafios dos gestores: não deixar que o autoritarismo tome conta desses processos.

Não se trata apenas de mandar os funcionários fazerem algo. É preciso dividir as responsabilidades do dia a dia e deixar isso muito claro para os colaboradores. Ofereça ajuda, explique o que, como e quando cada coisa deve ser feita. Essa flexibilidade vai melhorar a produtividade da equipe e trará resultados ainda mais satisfatórios.

Para que um líder consiga exercer todo seu potencial estratégico, é fundamental saber como delegar tarefas entre os colaboradores. Além de aumentar pontos como produtividade e competitividade da empresa, é possível reduzir a sobrecarga de trabalho e motivar toda a equipe.

E então, gostou das nossas dicas? Acesse o nosso artigo e saiba mais sobre a importância da gestão de pessoas e como isso melhora o dia a dia da sua empresa!