O estabelecimento que opta por aceitar o VR como forma de pagamento só tem a ganhar. Isso porque, oferecendo uma comida saborosa, um serviço eficiente e opções práticas de pagamento, você tem a certeza de que captará mais fregueses e, melhor ainda, terá maiores chances de fidelizá-los, visto que cada vez mais empresas vêm oferecendo aos colaboradores benefícios como esse.

Mas o que é preciso fazer para aceitar VR em meu negócio? Devo necessariamente contar com uma máquina de cartão alimentação e refeição? Quais são as vantagens que essa possibilidade traz ao estabelecimento?

Para responder a essas e outras perguntas, criamos este post completo. Abaixo, entenda mais sobre o assunto e confira o passo a passo para começar a aceitar VR. Vamos lá?

Quais são as vantagens em aceitar VR?

Antes de prosseguir com o passo a passo sobre o que é preciso fazer para aceitar VR em seu estabelecimento, reunimos abaixo algumas das principais vantagens em optar por oferecer ao cliente essa modalidade de pagamento. Confira!

Mais vendas para o seu negócio

Quanto mais opções de pagamento eu aceitar em meu estabelecimento, mais clientes vou atender, certo? Se você concorda com esse pensamento, saiba que está tomando o rumo certo para o sucesso do seu negócio.

As empresas, nos dias de hoje, já se atentaram às vantagens em oferecer benefícios que promovam a saúde e o bem-estar do colaborador — entre eles, o vale-refeição (VR). Com ele, os colaboradores podem realizar suas refeições diárias em estabelecimentos variados como restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros. Tudo isso com muita praticidade, afinal, o valor é entregue a ele em forma de cartão magnético.

Além disso, já existem estudos que apontam o impacto do uso do vale-refeição nos negócios do ramo alimentício em todo o país. Dos 914 entrevistados (entre, eles, donos de restaurantes, lanchonetes, padarias, bares, cafeterias, pizzarias, pastelarias, lojas de conveniência etc.), 91% declarou que aceitar VR é uma prática que aumenta o faturamento do negócio.

Tendo em mente essas informações, ficou fácil traçar uma relação entre VR e lucro, não concorda? Dando a possibilidade para que cada vez mais pessoas frequentem o seu restaurante — afinal, quem recebe VR quer usá-lo e não pagar as refeições do próprio bolso, certo? —, é possível garantir um maior fluxo de dinheiro no caixa todos os meses. Ou seja, ambas as partes saem em vantagem!​

Fidelização de clientes

Saber como fidelizar clientes é uma preocupação comum a todos os tipos de empreendimento, o que não poderia ser diferente para negócios do ramo alimentício. Sabe-se que a chave para trazer as pessoas de volta ao seu estabelecimento é necessário oferecer uma comida saborosa e diferenciada e um atendimento de primeira. Mas será que esses fatores são suficientes?

É preciso lembrar também de um aspecto muito importante que já mencionamos anteriormente: as opções de pagamento. Muitos dos trabalhadores que recebem o vale-refeição costumam ter uma lista com os principais estabelecimentos que aceitam o benefício, e são justamente esses lugares que ele frequenta para realizar as suas refeições diárias durante o expediente.

Imagine que o seu restaurante tem uma comida de qualidade, se preocupa com o atendimento ao cliente e não aceita VR, mas o estabelecimento do outro lado da rua, além de contar com as mesmas vantagens, ainda oferece ao consumidor a possibilidade de pagar com VR.

Entre ir ao seu restaurante no horário de almoço do serviço e pagar com o próprio bolso ou simplesmente comer na concorrência e usar o benefício, qual opção você acha que ele escolheria? A resposta é fácil, não? Sendo assim, se o seu estabelecimento já conquistou o público por sua comida e atendimento, aproveite também para torná-lo mais atraente aceitando VR.

Esse é também um ponto muito relevante quanto à fidelização de clientes. Isso porque, além de conquistar cada vez mais clientes novos, você acabará fidelizando aqueles que já gostam do seu negócio, mantendo-os sempre perto de você e oferecendo a eles a possibilidade de pagar pelas refeições com conforto e muita praticidade.

O que fazer para aceitar VR em meu estabelecimento?

Se você já se convenceu das vantagens em aceitar VR, chegou a hora de entender o que deve ser feito para passar a oferecer essa possibilidade de pagamento em seu estabelecimento. Muitas pessoas ainda têm dúvida quanto a isso, portanto, vamos explicar o passo a passo a seguir.

Primeiramente, para validar pagamentos com esse tipo de benefício, ao contrário do que muitos pensam, não há necessidade de se inscrever em nenhum tipo de programa de benefícios especial oferecido pelo governo ou outros.

Pelo contrário: qualquer estabelecimento que queira se beneficiar com as vantagens de aceitar VR pode entrar em contato com uma prestadora desse tipo de serviço como a VR: cartões de benefícios. Isso porque a empresa:

  • oferece contratação rápida, implantação assistida por 60 dias e gestão 100% online, garantindo, assim, autonomia para o seu estabelecimento;

  • tem presença nacional: já são mais de 300 mil estabelecimentos credenciados;

  • permite que o controle do benefício seja feito 100% online: vendas detalhadas e reembolso na data desejada.

  • conta com as melhores condições comerciais, com as menores tarifas do mercado

  • para os estabelecimentos, o reembolso é feito em 24h, ou seja, você solicita a antecipação do seu reembolso e o recebe no dia seguinte.​

Entrando em contato com a prestadora de serviços, firma-se um contrato particular entre o estabelecimento e a empresa, no qual as regras são definidas mediante a um acordo feito entre ambas as partes — de modo a trazer, então, as melhores condições para o seu negócio.

É preciso ter uma máquina de cartão alimentação e refeição?

Por fim, essa era uma das respostas pela qual você estava esperando, não é mesmo? Afinal, será que é preciso contar com uma máquina especial para aceitar esse tipo de benefício em seu restaurante? Bom, a boa notícia é que não é preciso contar com uma máquina específica para esse tipo de pagamento, basta utilizar aquela que você já possui no estabelecimento.

Entre as máquinas de cartão que você pode utilizar, estão:

  • Cielo;

  • Elavon;

  • Rede;

  • GetNet;

  • Stone;

  • PagSeguro;

  • Moderninha.

Como você pode perceber, aceitar VR em seu estabelecimento é uma opção que só traz vantagens e, para isso, não é preciso contar com uma máquina de cartão alimentação e refeição especial. Sendo assim, considere as informações do artigo, una praticidade e comodidade e ofereça essa opção para os seus clientes!

E então, gostou do conteúdo de hoje? Que tal fazer um teste e ter uma pequena experiência de como funciona a área logada dos estabelecimentos que aceitam VR? Acesse agora mesmo e confira!