Não importa o porte da empresa, o capital humano tem ganhado cada vez mais destaque quando se quer melhorar a produtividade organizacional. O que antes era negligenciado, atualmente é visto como um recurso estratégico dentro das empresas: as pessoas.

É possível observar uma evolução no que tange ao papel dos funcionários em uma empresa. Por muitos anos, os trabalhadores foram vistos apenas como uma mão de obra que poderia ser facilmente substituída.

Entretanto, alguns estudiosos do comportamento humano, como Elton Mayo, descobriram que os comportamentos individuais e do grupo influenciavam a produtividade. Com essa descoberta, motivar a equipe passou a ser uma das práticas mais importantes para os líderes de uma organização.

Assim, o funcionário passou a ser visto como um parceiro para o sucesso de um negócio, um ativo raro e que deve ser retido nas organizações. Por isso, muitas empresas já contam com departamentos específicos, voltados para a gestão estratégica de pessoas.

Como você já percebeu, é necessário motivar a equipe para alcançar o sucesso do seu negócio. Isso é possível mesmo em meio a uma rotina agitada. Vamos explicar como em algumas dicas.

Entenda os tipos de funcionários

O primeiro passo é entender que uma equipe é formada por pessoas diferentes com motivações distintas. De modo geral, existem três tipos de funcionários:

  • aqueles que trabalham para pagar as contas — é uma questão de sobrevivência;
  • aqueles que pretendem crescer na carreira, buscam o sucesso individual;
  • aqueles que trabalham em prol de uma missão, por acreditar que seu trabalho contribui para a sociedade de alguma forma.

É possível estabelecer mecanismos e pequenas ações buscando a motivação desses diferentes tipos de pessoas. Para isso, é preciso conhecer o que motiva cada tipo de funcionário, quais são os seus objetivos, para então desenvolver as estratégias voltadas a ter uma equipe motivada.

Um exemplo disso é entender que não adianta fornecer uma cesta básica ao funcionário que tem o objetivo de crescer na carreira. A esse, um benefício que propicie almoçar em bons restaurantes próximos ao trabalho juntamente aos seus gestores seria uma ótima estratégia. Vamos explicar agora algumas ações para motivar a equipe.

Demonstre reconhecimento pelo trabalho de cada integrante da equipe

O colaborador precisa sentir que o seu trabalho é importante para o resultado final da empresa e que ele não é substituível facilmente. Para isso, é necessário promover ações de alinhamento dos objetivos e definição do papel individual de cada pessoa para o alcance desse objetivo. Isso pode ser feito por meio de treinamentos corporativos.

Não há nada mais desmotivador que perceber que seu trabalho não é reconhecido. Para que isso não aconteça, é fundamental demonstrar ao trabalhador que seu trabalho está sendo visto e é essencial para a equipe.

Se seu relacionamento com a equipe é próximo, você deve utilizar isso ao seu favor e aproveitar a proximidade para valorizar o trabalho dela. Além disso, essa proximidade pode ajudar a promover uma cultura participativa dentro da organização.

Promova uma cultura participativa

Seus funcionários costumam influenciar nas decisões da empresa? Acredite, isso pode ser visto como algo positivo. As pessoas têm necessidade de se sentir parte da organização em que trabalham.

Por isso, se você quer manter uma equipe motivada, é fundamental que estimule uma cultura participativa, para que o funcionário se sinta integrado e empoderado em relação às decisões da empresa.

Além disso, uma dica importante é não subestimar o que vem dos trabalhadores. Ao ouví-los, você entenderá o quanto eles têm a dizer sobre melhorias em processos da empresa, sobre o que os motiva, quais tipos de benefícios os deixariam mais satisfeitos, entre outros aspectos.

É importante destacar que não adianta somente estimular a cultura participativa. As ideias e iniciativas dos funcionários devem ser valorizadas para que essa participação tenha continuidade.

Valorize ideias e iniciativas

Empresas que proporcionam espaços para sugestões dos funcionários saem na frente. Isso porque são eles quem mais entendem e conhecem os processos. Eles sabem exatamente o que deve ser mudado e melhorado.

Por isso, é interessante promover canais de comunicação, nos quais os funcionários podem se expressar, propor melhorias e, dessa forma, se sentirem donos do negócio.

Mas você não deve esquecer que essas ideias devem ser valorizadas. Isso pode ser feito por meio de concursos, concessão de folgas, estabelecimento de benefícios variáveis, como o vale-cultura, vale-academia, entre outros.

Celebre as vitórias da equipe

De que adianta trabalhar duro para alcançar um objetivo, se ele não for comemorado? Por mais simples que seja a celebração, as vitórias precisam ser festejadas. Seja com uma festinha, ou um café da tarde que reúna toda a equipe. Nesse momento, é preciso deixar claro que todo o esforço valeu a pena.

Assim, você demonstrará que está atento ao trabalho dos funcionários, além de despertar a admiração da equipe em relação à sua imagem de líder.

Invista no portfólio de benefícios

Está mais que comprovada a importância dos benefícios para a motivação das pessoas. O portfólio de benefícios oferecido por uma empresa é uma forma de atração e retenção de talentos.

Os funcionários estão cada vez mais optando por empresas que investem em benefícios. Esse aspecto tem chamado mais a atenção que o próprio salário. Utilizando os benefícios certos, fica mais fácil alcançar a meta de crescimento esperada pela empresa.

Se você já conta com uma empresa de benefícios, mas sente que ela não está ajudando a motivar a equipe, é hora de pensar em trocar por outro fornecedor que preze pela qualidade no atendimento ao cliente.

E um que ainda conte com uma vasta rede de estabelecimentos credenciados, oferecendo agilidade na entrega dos pedidos. Isso tudo com as menores tarifas do mercado.

Como você já conheceu várias dicas sobre como motivar a equipe e ir cada vez mais longe, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a implantar essas ideias em sua empresa. Os resultados chegarão rápido.

Agora que você já sabe como motivar a equipe, já pode entrar em contato com a gente. Basta acessar a nossa página VR Benefícios e conhecer as opções de planos de benefícios que oferecemos!