Investir em tecnologia, gestão e bons produtos são aspectos fundamentais para quem deseja se sobressair. Contudo, o mercado cada vez mais competitivo impulsionou os empreendedores a valorizarem outras questões em seu cotidiano, como é o caso da parceria entre empresas e do bom relacionamento com seus fornecedores.

Até pouco tempo era comum que os gestores fizessem inúmeras cotações entre fornecedores concorrentes, apenas para encontrar os preços mais baixos. Essa prática criava instabilidade e um clima hostil entre as empresas.

No entanto, é cada dia mais comum que as empresas criem vínculos de confiança com seus prestadores de serviço. Essa transformação é relativamente recente, e com essa maior fidelização vemos ambos os lados da cadeia se beneficiando com a solidez nas relações comerciais.

Um importante fator que ajudou na mudança de postura de ambas as partes foi entender que todos saem ganhando quando cria-se um clima de confiança.

Para o fornecedor, essa é uma forma de melhorar sua imagem no mercado. Já para seus parceiros, essa relação permite realizar entregas com excelência para seus clientes.

A seguir, falaremos sobre a importância de criar um bom relacionamento entre cliente e fornecedores. Além disso, confira quais os principais benefícios que uma boa parceria entre empresas pode proporcionar no dia a dia do seu negócio.

Qual a importância de manter uma boa parceria entre empresas?

Para que uma empresa conquiste o sucesso esperado, não basta apenas ser campeã de vendas e de presença no mercado. É também essencial realizar uma boa entrega para seus clientes, que envolve desde a qualidade do produto, passando pela gestão empresarial ou do serviço oferecido até um bom atendimento e preços competitivos.

Diante disso, cultivar uma parceria consistente com seus fornecedores pode ser determinante para que o seu negócio atinja os resultados esperados. Os prestadores de serviço são diretamente responsáveis pelo funcionamento de uma empresa, pois sem eles não temos os insumos necessários para o abastecimento, por exemplo.

As vantagens para quem cultiva uma parceria saudável com seus fornecedores podem ser colhidas em curto, médio e longo prazo. De imediato, é possível garantir melhores prazos e até negociar preços atraentes.

Já para quem pensa no futuro, criar um relacionamento estável e de confiança com os fornecedores permite pensar em inovações conjuntas, desenvolver linhas de produtos personalizados, investir ainda mais na qualidade da entrega, entre outros fatores. Resumidamente, é possível crescer lado a lado com esses parceiros.

Conheça 5 importantes benefícios de um bom relacionamento

Conforme descrevemos acima, quando valorizamos o bom relacionamento entre cliente e fornecedores, podemos aprimorar diversos setores do atendimento de uma empresa, inclusive melhorar a entrega de produtos de uma marca.

Para ajudá-lo a visualizar as vantagens que uma boa relação com seus parceiros pode trazer para a sua empresa, listamos a seguir 5 importantes benefícios. Confira!

1. Tornar-se mais competitivo

Todos sabem que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo. E é pensando nisso que todos os recursos disponíveis para melhorar a entrega das empresas se tornam importantes aliados para atuar nesse cenário e se destacar ainda mais diante dos concorrentes.

Não basta apenas ter bons preços ou um pós-venda vencedor. Para que sua empresa saia na frente, é primordial valorizar uma entrega excelente e um ótimo produto, bem como valores competitivos, agilidade e um atendimento exemplar.

Nesse aspecto, ter ao seu lado prestadores que viabilizem boas soluções, desde os fornecedores até os prestadores de serviço, vai ajudar a seu empreendimento a conquistar o destaque esperado no mercado.

2. Melhoria em sua carteira de clientes

Outro benefício de uma relação consistente entre empresas e fornecedores é a carteira de clientes; parceiros mais sólidos estão mais suscetíveis a indicar serviços de quem já têm confiança.

Da mesma forma que nós costumamos a sugerir empresas em que confiamos para clientes e outros parceiros, o mesmo acontece quando um fornecedor precisa dar boas indicações. Sendo assim, você tem mais do que um bom motivo para cultivar um vínculo profissional de qualidade com seus prestadores de serviço.

3. Preços mais atraentes

É bastante comum no comércio que uma empresa ofereça preços mais interessantes para clientes já fidelizados. Além de ser uma ferramenta recorrente, é uma ótima forma de reter novas vendas.

O mesmo acontece quando somos fiéis a determinado prestador de serviço. Essa frequência pode resultar, entre outros fatores, em preços mais atraentes para os compradores.

Quando pensamos em mercado e competitividade, esse benefício pode ser essencial para ajudar sua empresa a se posicionarem de forma mais agressiva diante de seus concorrentes. Portanto, antes de pensar em trocar os fornecedores do seu negócio, reveja a relação entre vocês e mire nos benefícios que a fidelização pode trazer.

4. Processos mais ágeis

Enfim, quando você desenvolve uma relação sólida com seus fornecedores, pode-se adequar os processos e o modo de trabalho para a realidade da sua empresa. Tornando-os mais ágeis, você garante uma dinâmica mais condizente com as necessidades do seu negócio, trazendo vantagens competitivas.

Organizar as cadeias de produção e venda, os prazos internos e externos e até mesmo a entrega para seus clientes. Esses são alguns dos benefícios que a fidelização de um fornecedor pode proporcionar.

No entanto, vale ressaltar que para atingir esse resultado é preciso desenvolver uma relação de confiança e estabilidade com seus prestadores de serviços. Sobretudo, entender que essa é uma via de mão dupla, onde ambas as partes crescerão com essa construção.

5. Qualidade no atendimento

De modo geral, quando temos um prestador de serviços preocupado com nossas necessidades e disposto a oferecer um bom atendimento, criamos mais oportunidades de crescimento e de melhorar constantemente nas entregas do dia a dia. Por esse motivo, é preciso sempre prestar atenção na qualidade do atendimento recebido. Quando sua empresa necessita de suporte, ela recebe o auxílio necessário com rapidez? Seus fornecedores apresentam soluções para seus problemas de forma rápida e satisfatória?

Pontos como esses ajudarão você a avaliar as interações com seus parceiros e, eventualmente, buscar empresas mais focadas em desenvolver relações mútuas de crescimento. Esse é o caso da VR Benefícios que, sempre preocupada em oferecer aos seus parceiros as melhores soluções com agilidade na entrega, é reconhecida como a melhor empresa da categoria de benefícios no ranking do site Reclame Aqui.

Por que é importante escolher bons parceiros comerciais?

Assim como na vida pessoal, a máxima de que o homem não é uma ilha também vale para o mercado de trabalho. Se aplicarmos esse ditado nas relações entre empresas, veremos que ele faz ainda mais sentido!

Enxergar os fornecedores e outros parceiros comerciais como parte do crescimento de uma empresa é essencial para ajudar a consolidar e promover a marca do seu negócio, pois com relações sólidas será possível assegurar a seus clientes pontos importantes, como qualidade de produto e uma entrega sempre impecável.

Além disso, conforme escolhemos e fidelizamos bons parceiros empresariais, temos nessas relações o amparo do crescimento mútuo. Então, se o seu empreendimento cresce, consequentemente seus parceiros se profissionalizarão junto com você.

Mais do que apenas escolher o melhor preço ou a entrega mais rápida, busque fornecedores e parceiros que compartilhem da mesma visão de negócio e crescimento. Isso certamente ajudará sua empresa a obter melhores resultados em curto e longo prazo.

A parceria entre empresas, além de ser importantíssima para a sobrevivência de qualquer negócio, pode ajudar seu negócio a crescer e se tornar mais competitivo. Portanto, lembre-se sempre de valorizar os melhores fornecedores e cultivar um relacionamento cordial e construtivo para conquistar os resultados esperados!

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