btn
profissional de RH analisando 6 desenhos que representam diferentes tipos de perfil comportamental
profissional de RH analisando 6 desenhos que representam diferentes tipos de perfil comportamental
fade

Perfil comportamental: o que é e por que é importante analisá-lo?

Independentemente do tamanho e do segmento, todas as empresas são formadas por pessoas. Cada uma delas possui um perfil comportamental, que molda as características da equipe que faz parte da companhia.

Descobrir quais são esses perfis comportamentais é fundamental para entender como eles podem contribuir para o desenvolvimento empresarial. Pensando nisso, preparamos este artigo com mais detalhes sobre o assunto. Vem com a gente e confira!

O que significa perfil comportamental?

O termo “perfil comportamental” refere-se a um conjunto de particularidades que definem um indivíduo. Basicamente, trata-se do jeito que cada pessoa reage aos acontecimentos do dia a dia.

No ambiente corporativo, o perfil comportamental está associado à maneira como o colaborador conduz o trabalho, o relacionamento com a empresa e os outros funcionários — seja diante de conflitos ou situações cotidianas.

No geral, existem diferentes tipos de perfil comportamental, que englobam as principais características dos trabalhadores. Ao analisar esses perfis, o setor de RH pode entender quais são as competências, os potenciais, as fraquezas e os pontos de atenção de cada funcionário.

Quais são os tipos de perfis comportamentais?

Como identificar e classificar um perfil comportamental? Na verdade, atualmente, existem quatro perfis comportamentais comumente descritos na literatura de Recursos Humanos.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Comunicador

O perfil comunicador engloba indivíduos que apresentam bons índices de criatividade e persuasão, dialogando de forma a motivar os colegas. Normalmente, este tipo é o que mais apresenta influência e empatia diante do grupo, contribuindo para unir a equipe e manter o clima mais leve no local de trabalho.

As pessoas desse perfil também costumam gostar de novos projetos, relacionam-se bem e têm facilidade na hora de transitar entre departamentos. Entretanto, podem apresentar falhas na hora de seguir processos, acatar normas e concordar com feedbacks de superiores.

Executor

O perfil executor é representado por aqueles que amam vencer desafios, adoram competir e não deixam de transmitir o senso de competência quando o assunto é trabalho. Por esses e outros traços, é comum que as pessoas dominem as atividades de forma natural.

Este perfil comportamental é bastante presente em pessoas mais decididas e que dificilmente desistem ou deixam a desejar na hora de resolver problemas. Porém, as características exageradas e não observadas de perto por um gestor podem trazer prejuízos para empresa e até desunir equipes.

Analista

Os profissionais com perfil analista são mais observadores, disciplinados e metódicos. Normalmente, são aqueles que creem que o passo a passo traz segurança e bons resultados, buscando sempre entregar tudo com o máximo de excelência.

Justamente por isso, esses indivíduos tendem a sofrem mais com a pressão e o estresse nos ambientes de trabalho — principalmente em situações em que a produtividade fala mais alto que a qualidade.

Planejador

Por último, temos o perfil planejador. Trata-se de indivíduos menos comunicativos, mas confiáveis e calmos. O trabalho é caracterizado pela tranquilidade, pela fidelidade à proposta e pela qualidade, seguindo precisamente a estratégia e o planejamento.

Em alguns casos, o apego aos planos pode dificultar na hora do improviso, o que tende a diminuir o rendimento. A criatividade também é um pouco limitada, já que apresenta dificuldade para inovar e sair da caixinha.

figura semelhante a um rosto humano como engrenagens coloridas na cabeça representando um perfil comportamental

Por que analisar os tipos de perfis comportamentais?

Fazer uma avaliação comportamental é fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização. Afinal, ao identificar as particularidades dos profissionais, é possível mesclar os diferentes tipos de perfis e garantir uma equipe coesa, com habilidades que atendam a todas as necessidades da empresa.

Além disso, ao realizar um mapeamento comportamental, fica mais fácil traçar planejamentos, elaborar propostas e apresentar melhorias para a companhia, entendendo onde estão as fraquezas e as forças de cada equipe. Ainda entre as vantagens estão a diminuição na rotatividade de colaboradores e a formação de equipes mais eficientes.

Como identificar essas características na equipe?

Para fazer uma análise de perfil comportamental, os gestores de RH podem utilizar diferentes metodologias. Entre elas, a aplicação de testes de comportamento é bastante frequente e pode ser feita de diferentes formas (digital ou manualmente), sendo uma autoavaliação do próprio colaborador.

Outra opção popular é o teste DISC. Basicamente, trata-se de um questionário com perguntas diretas, que contêm diferentes alternativas. Nele, é possível avaliar a dominância (reação diante de dificuldades), a influência (capacidade de influenciar), a estabilidade (capacidade de resiliência) e a conformidade (propensão a acatar regras) de cada colaborador.

Vale lembrar que a avaliação comportamental deve ser feita com frequência nas organizações, tendo em vista que um mesmo profissional pode apresentar diferentes perfis ao longo da carreira. Ao optar pela análise, é possível fazer a melhor leitura dos indivíduos e saber como tirar proveito, sob o ponto de vista da empresa, do melhor de cada um dos funcionários.

Blog da VR: tudo o que você precisa para sua empresa!

Gostou do conteúdo e já sabe como identificar um perfil comportamental? Então, aproveite o tempo livre e continue navegando pelo blog da VR Benefícios! Aqui, você encontra inúmeras dicas práticas sobre contratação, atração e engajamento para sua empresa.

Se quiser, você também pode conferir todos os benefícios para funcionários disponíveis no nosso site. Entre os produtos, você encontra os famosos VR Refeição e VR Alimentação, além de opções diferenciadas, ideais para sua companhia. Aproveite!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!