Atrair e reter talentos dentro de uma empresa é um diferencial que pode mantê-la à frente no mercado, contribuindo para que haja desenvolvimento e aumento da produtividade. As consequências vêm em cadeia: maior rentabilidade, incentivo à inovação, melhorias nos processos e satisfação dos profissionais que trabalham na organização.

Uma forma de obter todas essas vantagens é oferecer aos seus colaboradores cada vez mais benefícios que garantam a ele mais bem-estar e qualidade de vida. Isso tira de sua cabeça algumas das principais preocupações e faz com que eles consigam manter o foco no ambiente de trabalho. Além dos já consagrados vale alimentação e vale combustível, por exemplo, um diferencial pode estar no oferecimento de um plano odontológico empresarial.

Você já havia pensado nisso? Saiba que há muitos benefícios nessa escolha, inclusive para o empregador! Neste artigo, vamos falar em detalhes sobre esse tipo de convênio para ajudá-lo a tomar uma decisão! Continue a leitura!

Um mercado em pleno crescimento

Levantamento da Agência Nacional de Saúde (ANS) aponta que o mercado de plano odontológico empresarial vem crescendo a cada ano. Atualmente, cerca de 22 milhões de pessoas contam com esse tipo de convênio no Brasil. Ainda não chega à metade dos beneficiários de planos de saúde (48 milhões), mas a linha de crescimento é promissora.

Ainda segundo a instituição, a contratação de planos odontológicos individuais cresceu 500% em oito anos. Isso significa que a preocupação das pessoas com a saúde bucal vem aumentando e que esse pode, sim, ser um diferencial na hora de escolher por um emprego.

Benefícios do plano odontológico empresarial

Tanto para empregados quanto para as empresas, oferecer um convênio dentário pode ter uma série de vantagens, que vão desde o aumento da qualidade de vida e bem-estar até os benefícios financeiros, como a dedução de impostos. Veja, com mais detalhes, quais são esses diferenciais.

Investimento de baixo custo

O custo para a empresa da contratação de um plano odontológico empresarial costuma estar entre os mais baixos, principalmente se comparado ao convênio médico, por exemplo, que chega a impactar o total da folha de pagamento em até 15%. Os planos dentários são tão mais acessíveis que muitas organizações acabam assumindo o seu custo integralmente.

Crescimento da satisfação e da produtividade

Ao sentir que tem a sua saúde cuidada pela empresa, o funcionário percebe que há uma preocupação com sua qualidade de vida. Isso faz com que ele tenha mais prazer em trabalhar e consiga focar no seu desempenho profissional.

Além disso, oferecer benefícios como o convênio dentário, por exemplo, é um estímulo para que o trabalhador melhore seus hábitos pessoais de higiene e saúde. Tudo isso contribui para que haja mais satisfação por parte do colaborador, com o consequente aumento da sua produtividade.

Preocupação da empresa com os familiares

Como as consultas e tratamentos dentários costumam ser muito caros, oferecer o plano odontológico empresarial para toda a família do colaborador faz com que ele coloque esse tipo de benefício na balança na hora de optar por uma empresa. Certamente, esse é um diferencial que contribui para a retenção dos seus funcionários, que conseguem, com isso, fazer um melhor planejamento financeiro familiar.

Vantagem frente aos concorrentes

O plano odontológico ainda não está no topo dos benefícios exigidos pelos profissionais, figurando atrás do convênio médico, do vale refeição, vale combustível e até do vale cultura, em alguns casos. Mas apesar de não ser prioritário, ele é vantajoso para o colaborador, o que coloca sua empresa à frente na comparação com outras que não ofereçam esse benefício.

Dedução do Imposto de Renda para a empresa

A empresa pode deduzir do seu Imposto de Renda de Pessoa Jurídica todas as despesas decorrentes do pagamento de plano odontológico empresarial a seus funcionários. Esse benefício é tão válido quanto aqueles oferecidos pelo vale-refeição, pelo auxílio farmácia ou plano de saúde, entre outros que também têm abatimento do tributo.

Aumento da renda indireta do funcionário

Como os custos de uma consulta ou de um tratamento odontológico ainda são considerados altos, dificilmente eles cabem no orçamento de um trabalhador, mesmo se ele receber aumento de salário. Por isso, de uma forma indireta, oferecer um convênio dentário corporativo é uma forma indireta de dar um acréscimo na renda do trabalhador.

Com o plano, ele provavelmente terá a possibilidade de fazer tratamentos de qualidade que não seriam planejados, caso ele não tivesse esse benefício.

Retorno do investimento

Investir em um plano odontológico empresarial pode ajudar a sua empresa a aumentar a sua rentabilidade. Isso porque, de acordo com estudos feitos pela Universidade de Brasília, a relação custo-benefício de programas de prevenção a doenças e promoção da saúde dos trabalhadores dão retorno de cerca de 20% sobre o capital investido.

Como escolher um bom plano odontológico empresarial

Para que a sua empresa ofereça ao colaborador o melhor convênio dentário, é preciso observar algumas características da operadora que oferece o serviço. Entre elas, deve haver garantia de credibilidade e bom atendimento da empresa. Além disso, é preciso verificar sua rede credenciada, as especialidades previstas na cobertura, se as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar são atendidas, entre outros fatores, tais como:

  • registro na agência reguladora;

  • cobertura de procedimentos;

  • serviços especiais;

  • cobertura geográfica;

  • carência;

  • credibilidade e experiência.

O que temos percebido é que cada vez mais as pessoas se preocupam com sua saúde e bem-estar. Além disso, a expectativa de vida do brasileiro vem crescendo a cada ano, o que torna ainda maior a necessidade de cuidados especiais com a sua qualidade. Com isso, há uma procura maior por uma alimentação mais saudável, prática de exercícios e prevenção a doenças — incluindo melhores hábitos de saúde bucal.

Oferecer aos seus colaboradores um plano odontológico empresarial contribui para que eles incluam em suas rotinas os cuidados com a boca, semelhantes aos que já têm com a sua saúde em geral. A contratação desse tipo de serviço auxilia na economia e garante que seus funcionários tenham dentes e gengivas mais saudáveis.

Quer mais dicas sobre como atrair e manter os melhores profissionais em sua empresa? Siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Linkedin, sempre com assuntos atuais para você!