Saber como fazer promoções, assim como manter um atendimento de primeira e um menu de qualidade, é fundamental para aumentar as vendas do seu restaurante. Trata-se de uma estratégia interessante que, quando bem planejada e elaborada, pode não só trazer mais pessoas para o seu estabelecimento, como também fidelizar clientes. Interessante, não é mesmo?

Neste post, ensinaremos a você como fazer promoções, criando ações que de fato funcionem, e potencializar o orçamento do seu restaurante. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura do artigo e confira as ideias que reunimos!

Qual é a importância de criar promoções em seu restaurante?

Não é segredo algum que o mercado da gastronomia apresenta um alto índice de competitividade. Em meio a esse cenário, um bom atendimento e a qualidade das refeições servidas já não são os únicos diferenciais que atraem clientes. É preciso que os restaurantes saibam se reinventar por meio de ações que valorizem a sua imagem e, é claro, prestigiem os clientes. Entre essas ações, estão as promoções.

Desenvolvida com o objetivo de atrair, conquistar e fidelizar o consumidor, a promoção é um conceito de marketing que busca satisfazer os desejos e as demandas do público (muitas vezes, até mesmo superando as suas expectativas). Com promoções, o restaurante consegue manter sempre um bom fluxo de clientes e de vendas mesmo nos períodos de menor demanda.

Como fazer promoções em restaurante?

Comece com um bom planejamento

Antes de divulgar a sua promoção para o público, é fundamental elaborar um plano adequado. Para isso, levante pontos como:

  • o início e o término da ação — uma dica interessante é fazer promoções especiais para datas comemorativas, incentivando os clientes a optarem pelo seu restaurante para celebrar a ocasião, como dia das mães, dos pais, dos namorados etc;

  • o que os clientes devem fazer para participar — se a ação envolver as redes sociais, é possível determinar que o participante compartilhe fotos, hashtags ou check-ins em seu restaurante. Pense que essa divulgação também valerá a pena para você;

  • quais serão os prêmios — pode ser um almoço ou jantar completo grátis (com os pratos predefinidos), descontos na hora do almoço, entre outras ideias.

Identifique o seu público e saiba como agradá-lo

Embora as promoções sejam estratégias excelentes para atrair, motivar e fidelizar clientes, é preciso que elas também sejam atraentes para essas pessoas, não é mesmo? Para ter a certeza de que os clientes vão querer participar da ação, é preciso identificar bem o seu público-alvo e, assim, entender quais prêmios serão mais interessantes para eles.

Se você perceber que muitos clientes fazem pedidos via delivery, uma boa ideia de promoção é não cobrar a taxa de entrega — limitando a área de cobertura para evitar que sejam feitos pedidos em cidades vizinhas e calculando a partir de um valor que compense o custo do motoboy.

Mesmo que esse seja apenas um exemplo entre os vários outros tipos de promoções, trata-se de uma ação com alta efetividade. Isso porque ela aumenta bastante o valor médio dos pedidos, já que a maioria dos clientes vai adicionar também bebidas, sobremesas ou até mesmo convidar outras pessoas para pedir junto.

Caso identifique que os clientes de fato têm o costume de usar a internet para solicitar pedidos, uma promoção semelhante pode ser feita se o seu restaurante tiver um aplicativo próprio para receber pedidos. Além da entrega grátis, você pode alterar os preços e criar avisos no layout para que todos os usuários saibam das novidades e ofertas.

Para aqueles estabelecimentos que recebem um grande fluxo de clientes em determinada hora, como durante o almoço, uma excelente maneira de atrair e reter clientes é fazer promoções do tipo “oferta do dia”, na qual a cada dia da semana o restaurante oferece descontos nesse horário em itens preestabelecidos, como uma bebida, um prato específico, etc.

Aposte também em promoções duradouras

Além de saber como fazer promoção sazonal, é igualmente interessante apostar em ações de longo prazo, como os cupons de desconto e os programas de fidelidade. Os primeiros surgiram há algum tempo, mas continuam fazendo muito sucesso. Eles são boas alternativas para atrair mais clientes — inclusive aqueles que sempre quiseram ir ao seu restaurante e precisavam apenas de um “empurrãozinho”.

Contudo, assim como atrair novos clientes, saber também retê-los é essencial para o bom funcionamento do negócio. Dessa forma, para que os cupons de desconto possam fidelizar esse novo público, continue sempre caprichando no serviço prestado e, é claro, na qualidade dos pratos.

Também existem os programas de fidelidade, que funcionam da seguinte forma: o cliente acumula pontuações a cada compra feita no seu restaurante (isso pode ser feito por meio de carimbos em um cartão impresso, por exemplo) e, ao completar um determinado número de pontos, ele ganha uma refeição no local ou outro benefício já determinado por você.

Mesmo sabendo como fazer promoção, é preciso ter em mente que as formas de pagamento influenciam (e muito) na decisão dos clientes em consumir ou não em seu restaurante. Sendo assim, para aumentar ainda mais as suas vendas, é recomendado adotar estratégias como passar a aceitar pagamentos em vale-refeição.

Com cada vez mais empresas oferecem esse benefício aos seus colaboradores. Nesse contexto, não aceitá-lo em seu restaurante é certamente ficar a um passo atrás da concorrência e perder vendas — e você não quer comprometer o seu orçamento por não permitir essa opção prática de pagamento aos seus clientes, certo?

Para facilitar ainda mais, são várias as maquininhas que aceitam pagamentos feitos por meio desse benefício. Lembre-se de que, atualmente, todos os estabelecimentos que quiserem garantir um bom faturamento devem estar preparados para aceitar diferentes formas de pagamento, incluindo crédito, débito e vale-refeição.

Pronto! Agora você já sabe como fazer promoção em seu restaurante e entende a importância dessas estratégias para atrair e fidelizar clientes, aumentando, consequentemente, as suas vendas. Para conseguir resultados positivos com as ações promocionais e surpreender o seu público, não se esqueça de considerar todas as dicas reunidas neste artigo.

E, por falar em atrair clientes, temos outro artigo em nosso blog que pode ajudá-lo nessa missão! Acesse o link e confira 7 dicas infalíveis!